quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Como germinar e plantar sementes de Jacarandá-mimoso

Olá.

Estamos na primavera. E junto com a florada do ipê ocorre a florada de diversas outras espécies lindas. Uma delas é o Jacarandá-mimoso, o qual vou ensoná-los a plantar hoje. O Jacarandá é uma árvore decídua (perde as folhas no outono/inverno). Se adapta muito bem ao clima brasileiro. Desta forma, não é preciso estratificar a sementes.
O método de plantio é semelhante ao do ipê:

Procure perto de uma árvore adulta uma dessas vagens:














Ela é bem dura, você pode ter certo trabalho pra conseguir abrir. Mas depois que conseguir abrir vai poder ver as sementes lá dentro.














Pegue um pote vazio e forre com papel toalha umedecido














Depois coloque as sementes no potinho e cubra com mais uma folha de papel toalha umedecida.


























Deixe as sementes no papel umedecido por uns 2 dias. Isso ajuda a quebrar a dormência das sementes. Depois plante elas em erra vegetal. Cubra com uma camada de cerca de 1 cm de terra.















Depois de poucos dias você pode observar os primeiros brotinhos saindo da terra (o meu demorou cerca de uma semana).

























Neste momento deixe o brotinho na sombra e não deixe a terra ressecar. Sempre que ver a superfície seca regue um pouquinho a planta. Mas sem encharcar. Dentro de poucos dias você pode ver as primeiras folhinhas brotarem.



















Neste momento você pode colocar sua planta para tomar sol direto. Espere ela ter cerca de 30 cm de altura para planta-la no chão.
Cultivar Jacarandá é super simples e não tem segredo.
Fique atendo nas ruas da sua cidade, provavelmente você vai achar uma dessas árvores.

=D

23 comentários:

  1. Olá, muito obrigada pelas dicas!
    Algumas semanas atrás colhi sementes de jacarandá, plantei algumas pela cidade mas ainda me sobraram muitas! Saquei elas das vagens e coloquei num saquinho para futuros plantios, mas por quanto tempo posso armazená-las sem que percam o poder de germinação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,

      Acho que 4 meses é um tempo bom para guardar. A partir disso elas começam a ficar estéreis

      Excluir
  2. Conheço o branco e o rosa, existe branco? Como arrumar sementes?
    wilson doring

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson,
      Não sei se exite o branco =/
      Eu arrumei essas sementes em uma planta adulta. Procurei um pé que estava com flor, olhei em volta e peguei as sementes no chão.

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas! Vou começar a plantar as sementes que colhi! 👍

      Excluir
    3. Geralmente as pessoas confundem o ipê com o jacarandá.

      Excluir
  3. Cara, seu blog é demais!
    Deixo uma sugestão de que você guarde pelo menos uma mudinha das coisas que plante aqui para nos contar como ela cresce e atualizar as postagens com fotos ao longo dos anos!
    Valew e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Tenho três mudinhas de jacarandá mimoso, cresce bem devagar em relação ao ipê, mas são bem miudinhas quando nasce, são como o nome diz, bem mimosos mesmo, vale a pena cultivar.

    ResponderExcluir
  5. oi gente, plantei 9 sementes de jacaranda e completou agora 2 semanas, brotou 2 ate agora ja tem umas folhinhas, e plantei tambem ipes e flamboyant, os flamboyant brotou 3 com 4 dias , mais parou o crescimento, toh achando que nao vai pra frente, começou muito bem , mais agora parou, sabem me dizer se é assim mesmmo ou ta faltando alguma coisa?

    ResponderExcluir
  6. Moro em Goiânia aqui e comum o plantio nos canteiros das avenidas, no mês de setembro colhi varias sementes, plantei todas direto na terra, resultado: Estou com 268 mudinhas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson teria como você me ceder algumas sementes?

      Excluir
  7. Por favor, alguém pode ceder algumas sementes, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem no meio da avenida Vergueiro SP capital sentido Uninove servidor público ...lateral do hospital servidor 23 de maio...ok

      Excluir
  8. moro aqui no rio de janeiro, em 22 de abril de 2015, plantei uma muda na praça pardinho, localizada na avenida jambeiro, 933 vila valqueire, com quase 3 metros de altura e no 2/05/2017 fora arrancada por funcionários de uma agencia de veículos chamada DAN, por simplesmente colocar um monte de veículos para venda em local e estacionamento proibido, estou muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, triste mesmo, mas sendo espécie nativa acho que o corte é proibido. De qq forma as pessoas acabam fazendo o que querem, porque esse governo de bosta não dá a devida atenção à causa ambiental.

      Excluir
    2. Tb moro no valqueire... sabe onde consigo sementes??

      Excluir
  9. Obrigado!eu simplesmente vi uma árvore alta p caramba na rua verguVerg perto do hospital servidor e Beneficencia portuguesa achei a árvore bonita mas n sabia o q era pela semente matei a charada e jacarandá e alta essa arvore catei do chao e plantei ontem... Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Muito maneiro. Plantei não acreditei quando vi a primeira mudinha. Hoje tenho 7 mudinhas. Mas não sei aonde vou plantar.

    ResponderExcluir
  11. Muitíssimo interessante as suas dicas, estou começando agora as germinações de várias espécies.
    Mas vai dar tudo certo, obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa troca de informações! Já fiz mudas e plantei de muitas espécies diferentes, agora estou com cerca de 80 mudas de palmeira imperial com quase um palmo de altura. A próxima leva é de jacarandá mimoso, já coletei as sementes. Boa sorte a todos e vamos encher este mundo de árvores!

    ResponderExcluir
  13. Ótima dica. Estava perdidinho da Silva. Coletei umas sementes do Jacarandá Mimoso é não sabia como efetuar o plantio. Através dessas informações tão simples e objetivas já comecei a plantar. Obrigado

    ResponderExcluir