segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Passo a passo - Como fazer uma composteira doméstica com baldes

Visite nossa página no facebook

Há alguns dias precisei adubar minhas plantas. Então pensei em comprar adubo, mas sou péssimo nisso. Os adubos que encontrei em casas de jardinagem são baseados em um teor de Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK). Mas cada tipo de adubo tem uma especificação diferente e eu nunca sei qual o ideal pra comprar.

Então comecei a pesquisar sobre como fazer adubo em casa. Até que chequei na reciclagem do lixo orgânico caseiro pelo método da compostagem. A partir daí decidi fazer minha própria composteira.
Eu vi umas pra vender pela internet. Mas estavam muito caras. Essa que eu fiz não gastei nada =D

Primeiro você precisa de três baldes de 20 litros com tampa.

























Com uma furadeira e uma broquinha fininha, faça alguns furos na lateral do balde. OS furos devem ser pequenos pra evitar entrada de mosquitos consequentemente proliferação de larvas indesejadas.





























No fundo do balde você uma uma broquinha mais grossa e faz uns furos mais largos, para passagem de chorume e das minhocas... sim.. você usará minhocas na sua composteira. Falarei delas jajá. Se não me engano eu usei broca de 1,5 mm nas laterais e de 5,0 mm no fundo.
















Depois você tampa um balde a coloca um sobre o outro. E risca a medida do fundo do balde de cima. Mais ou menos assim:

























Depois você pega uma faquinha e recorta um círculo menor do que este que você marcou. Essa diferença vai servir para apoiar o balde de cima. Você deve fazer isso em duas tampas.

















Não esqueça de apenas furar uma tampa também... Esta vai fica na parte de cima.















Sua composteira basicamente vai consistir em 3 baldes: O de baixo, sem furos, para coletar chorume. O do meio e o decima devem ser furados nas laterais e no fundo. Entre um balde e outro você deve colocar uma tampa recortada para dar passagem de um compartimento a outro:

























Beleza.... Sua composteira está montada. Agora vamos abastece-la. Primeiro pegue um pouco de húmus com minhocas (a minhoca indicada para o processo de compostagem é a Minhoca Californiana ou minhoca vermelha). Coloque no fundo do balde uma camada de 5 cm:

























Depois você coloca a matéria orgânica a ser decomposta. Coloque restos de vegetais crus bem picadinhos e cascas de ovos. Evite coisas ácidas como cascas de limão e cebola. Para toda parte de matéria orgânica fresca você coloca a mesma parte de matéria orgânica seca e morta.















Misture um pouquinho de serragem grossa pra deixar bem arejado.
















Depois cubra tudo com mais serragem grossa. Pode usar grama e folhas secas também.. vale também misturar borra de café no material.
A seguir tampe o balde com a tampa furadinha e coloque na parte de cima. Assim que ele encher troque com o balde vazio que está no meio.. enquanto as minhocas estão decompondo tudo o que foi colocado no balde do meio você vai enchendo o balde de cima novamente.
Dentro de poucas semanas seu balde do meio estará com o húmus totalmente produzido.

É bom revolver a matéria em decomposição com uma pazinha a cada três dias. Isso ajuda a dar uma arejada melhor, as minhocas agradecem

Logo logo vou tirar mais fotos e atualizo a postagem =D

Visite nossa página no facebook

3 comentários:

  1. Gostei da ideia...
    Quem cultiva, principalmente bonsai, precisa ter pelo menos três tipos de adubos e um bom enraizador no armário.
    NPK, o adubo químico... É melhor que seja sólido para ser consumido lentamente pela planta. Faça um buraco com o dedo na terra o mais longe possível da planta. Coloque a metade da quantia recomendada na embalagem. Varia conforme a idade da planta, o tipo, florífera ou frutífera.
    Farinha de Osso... Sempre a metade recomendada, eu pulverizo um pouco sobre toda o solo. Nos dias seguintes revolvo a superfície.
    Farinha de Mamona ou De Algodão, mesmo jeito de proceder que a de osso.

    Utilize um tipo de adubo por mês no máximo...
    No máximo por dois meses consecutivos...
    De preferência na primavera, começo do verão e antes do inverno...

    Nunca...
    Adube uma planta doente...
    Durante a florada...
    Misture adubos...

    Consegui salvar algumas plantas doentes usando enraizador, mas é por conta e risco.

    Curiosidade... Bombril é interessante para adicionar outros minérios no solo.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,
      Muito obrigado pelas dicas. Tá anotado!
      Você acabou de salvar meus bonsai
      =D

      Excluir