segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como germinar e plantar sementes de Ipê-Amarelo


De todos os tipos de planta que eu tenho experiência essa é sem dúvidas a que mais me cativou. Não tem muita explicação, o Ipê-amarelo simplesmente é perfeito em todos os aspectos. Da mesma forma não consigo explicar a alegria de ver a florada dessas árvores no final do inverno.

Quem me conhece sabe que todos os anos sempre faço a colheita dessa sementes e saio plantando praças a fora pela cidade. Mas hoje vou compartilhar minha experiência no modo de como fazer essas sementes germinarem e brotarem com maior facilidade.

Aqui não é necessário escolher as sementes. Apenas espere as vagens começarem a secar e abrir. As sementes vão começar a se espalhar com o vento e esta é a hora de fazer sua colheita. Se você pega aquelas vagens que ainda estão fechadas e abri-las, vai perceber que as sementes ainda estão verdes e úmidas.

Estas ainda estão em estágio de maturação e não estão próprias para o plantio. No máximo, o que você vai conseguir é estragar uma vagem sadia.  O Ipê tem uma taxa de germinação muito boa, acho que é na média de 80%. Depois de colhidas você tem em média 180 dias para plantar, uma vez que as reservas nutricionais dessa semente se esgotam muito rápido.




Primeiro aconselho a deixar as sementes submersas em água por no máximo 48 horas. Esse processo ajuda muito a quebrar a dormência delas. Só que essas sementes são aladas e muito leves. Elas tem uma película semi-impermeável cobrindo sua superfície, então fica difícil afundar e encharcar elas com água. Portanto aconselho a embrulha-las em papel toalha e depois afundar no pote com água, assim o processo de quebra de dormência terá mais sucesso. Eu sempre prefiro colocar as sementes entre duas camadas de papel toalha e encharcar bem com água como nas fotos abaixo. Quando não tem papel toalha em casa eu costumo usar aqueles filtros de papel 103. Eles absorvem água da mesma forma e são mais difíceis de rasgar.




Depois de feito isso você pode planta-las diretamente na terra. Eu estou meio que sem vasos para plantar então utilizei uma bacia cheia de furinhos para preparar as mudas. Dá pra colocar varias sementes nela e ganhar espaço.




Eu sempre usei terra vegetal com esse tipo de semente e elas germinam com facilidade. cubra elas com cerca de 2 cm de terra e molhe com frequência, o importante é não deixar a muda exposta à seca por muito tempo. Depois que sua sementes começarem a brotar terão essa aparência:




















Aconselho a separa-las. Antes de coloca-las no seu local definitivo eu costumo deixar elas crescerem um pouco em caixinhas de suco. Ficam assim:



Eu prefiro usar essas embalagens descartáveis pois fica mais fácil de tirar a muda depois. No começo eu usava garrafas pet. Mas quando a raiz engrossa dá um trabalhão pra tirar dali.

Quando elas tiverem cerca de 20 cm de altura já pode plantar no solo. É bom lembrar que o ipê-amarelo começa a dar flores quando atinge cerca de 2m de altura. A partir daí é possível contemplar suas floradas anuais.

Espero que isso ajude vocês

Obrigado...

86 comentários:

  1. geralmente quando vc planta em praças vc precisa de algum tipo de altorização pra isso.. é porque quero plantar minhas mudas pelo bairro e não sei se posso..?

    ResponderExcluir
  2. Olá você teria algumas mudas de Ipê .... eu comprei varias sementes, mas como elas eram de novembro de 2012 não germinaram. Caso possua algumas e queira doar...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Iúri,
    Eu tenho umas 10 mudas para doação. Em que região você está?

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite ゴウケン,
    desculpe a demora para responder, eu nem tinha visitado a parte dos comentário pensando que se obtivesse alguma resposta ela seria encaminha para o meu e-mail.
    Bom, eu moro em Sergipe, e aqui pode-se encontrar ipê-amareo, porém depois que comprei as semente descobrir que poderia procurar por aqui mesmo,mas infelizmente já tinha acabado o tempo de flora...

    Dai precisaria de mudas de ipê, já é muito difícil qualquer sementes germinarem a essa altura...
    ah... meu email: iuribtt@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola... parabens as dicas que você sempre posta em seu blog.. está sendo muito útil... a minha dúvida é se esse mesmo método também serve para sementes de ipês de outras cores.. pois estou interessado em comprar sementes de todas as cores no mercado livre.
    Sucesso para você!

    Grato
    Anderson Meira (andersoncco@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anderson,
      Eu só fiz este processo com as sementes de Ipê Amarelo mesmo. Mas como são árvores com caraterísticas muito parecidas acredito que o mesmo procedimento sirva para germinar as sementes de Ipês de outras cores.

      Obrigado,
      Abraço

      Excluir
  6. Quero plantar num sítio onde possuo gado. Acho que terei que proteger as plantas até que alcancem um certo tamanho, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza terá que proteger.
      Um cercadinho de 1,00 m² por 1,5 m de altura é o suficiente

      Excluir
  7. Boa tarde; se você ainda tiver algumas mudas para doação moro na zona leste de são paulo e gostaria de obter algumas, eu poderia buscar sem problemas

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica. Vou começar a cultivar minhas sementes do meu lindo ipê amarelo e em breve quero plantar e doar mudinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,

      Aproveite essa época do no pois as sementes estão fresquinhas.

      =D

      Excluir
  9. ola, adorei a dica , vou preparar minhas sementes,
    obrigada

    ResponderExcluir
  10. ola no lugar da terra vegetal posso usar humus de minhoca?, e obrigado pela dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano,
      Nunca usei, mas acredito que sirva.

      Abraço

      Excluir
  11. Gostei muito das dicas. Estou pensando em plantar ipê mas não tenho experiência com isso e gostaria de saber, quanto tempo dura esse processo, desde por as sementes na água até elas brotarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geferson,
      Em até três semanas você obtém os primeiros resultados. Ipês são simples de germinarem, principalmente nesta época do ano. Aproveite para colher as sementes pois ainda estamos na época da floração e produção de sementes. =D

      Abraço!!

      Excluir
    2. Geferson, as minhas sementes, por incrível que pareça, brotaram em três dias e não comprei terra adubada, pois eu moro em um sítio e as próprias folhas das árvores que caem adubaram a terra.

      Excluir
  12. Maravilha.....Colhi muitas sementes de Ipê Rosa, Amarelo e Branco. Vou plantar todas.Estou muito animada. Dicas valiosas....abraço :)

    ResponderExcluir
  13. Por favor , depois de colocar as sementes na terra em caixas de leite , quanto de agua e com que frequencia se molha com agua , pouca agua o muita agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fernando,

      Não precisa molhar muito. Só não deixe a terra secar por completo. Mantenha a superfície sempre úmida.

      Abraço

      Excluir
  14. Tenho inúmeras sementes de Ipe Branco para doação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia doar algumas para mim?
      Att;
      Raquel

      Excluir
  15. Aqui em Macapá temos muitos ipês, recolhi várias sementes em uma praça. Com suas dicas vou por-las para germinar. Valeu.

    ResponderExcluir
  16. Eu queria tanto uma muda de Ipê amarelo!!!!Eu amo essa planta.Se alguém aqui puder me vender uma, eu ficaria muito feliz.

    Selma Honorato

    ResponderExcluir
  17. Eu peguei uma vagem de um Ipê aqui perto de casa ela estava só com um pouco da pontinha aberta ,coloquei pra secar será que nasce?O Ipê que plantei aqui na minha calçada botou uma florzinha a algumas,mas ele não tem nem 1 metro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      Não te dizer se uma vagem que seca e abre fora da árvore produz sementes viáveis para plantio. Eu te aconselho a colher as sementes direto das vagens abertas das árvores.

      O meu ipê que plantei na calçada só deu flores a partir de 2 m de altura mesmo. Será que você não plantou aquele ipê amarelo cascudo?? Ele é mais baixinho, acredito que dê flores quando pequeno mesmo.

      Excluir
  18. Tenho duas mudas de Ipê amarelo com 1,5 metros de altura. Posso planta-las este mês ou existe uma melhor época? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ap92,

      Pode planta-las esse mês sem problemas.

      Abraço.

      Excluir
  19. Quanto tempo ele demora pra atingir uma média de 2 metros de altura?

    ResponderExcluir
  20. My World,

    Tudo vai depender das condições de solo e iluminação.
    O ipê que eu plantei em frente minha casa demorou cerca de um ano e meio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Amei suas informações. Vi tb, nos comentários qu,c tinha mudas de ipê amarelo para doação. Vc ainda tem? Poderia me conseguir uma? Eu moro em São Paulo, na região sul da capital.
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ƹӝʒ,
      Entre em contato comigo pelo email no meu perfil.

      Abraço

      Excluir
  22. Olá meu nome é Tony Villa Nova sou estudante de geografia e quero saber como conseguir mudas ou sementes de Ipê amarelo com vç. meu email é tonyastros@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony,
      Tenho algumas mudinhas no momento
      de onde vc é?

      Excluir
  23. Gostaria de parabenizá-la pelas dicas de como germinar o Ipê amarelo, pois como disse anteriormente, tenho verdadeira paixão por ele. Aqui perto de minha casa tem um Ipê e quando o vi todo florido e o chão parecendo um tapete amarelo, fiquei extasiada com tanta beleza. Apesar de não conhecer os donos do Ipê para pedir algumas sementes, eu sabia, através de suas dicas, que tinha que esperar as vagens abrirem e voarem para pegá-las e foi exatamente o que eu fiz. Todos os dias eu passava em frente a essa casa para ver se as vagens já estavam maduras, porém ainda estavam verdes... Até que elas abriram e recolhi algumas sementes que estavam na rua. Fiquei super feliz e novamente, segui suas dicas. Hoje completa três dias que as plantei, e elas já estão brotando com apenas três dias. Eu só quero um para plantar em meu jardim, as outras mudas não jogarei fora, darei pra alguém. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo =D
      Cuide bem do seu Ipê

      Abraço!

      Excluir
  24. Olá meu amigo! Gostei muito de suas dicas mas queria que me tirasse uma duvida.Fiz o procedimento coloquei água no papel de noite ,no outro dia quando à tarde que fui verificar estava totalmente seco ,coloquei água novamente para completar 48 Hs ,será que vai dar certo amigo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton,
      Vai dar certo sim. As sementes de Ipê tem boa germinação.

      Abraço! =D

      Excluir
  25. Olá, vc ainda tem mudas de Ipê amarelo pars doação? Parabéns pelo trabalho.
    a.lugatto@uol.com.br
    Sou de Guarulhos-SP

    ResponderExcluir
  26. Amigo,

    Nâo tenho mais mudas. Só vou replantar ano que vem

    =/

    ResponderExcluir
  27. Amigo tem como vc doar algumas sementes? sou do piaui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho no momento.
      Estamos fora de época =/

      Excluir
  28. Se disser que sim lhe passo meu email!

    ResponderExcluir
  29. Caro ゴウケン,

    Meu nome é Mauricio, falo do Rio de Janeiro.
    Esse ano eu e minha noiva vamos nos casar, o casamento será em julho.
    E eu acabei de ter a ideia de presentear os padrinhos com uma mudinha de planta. E como o Ipê é uma das nossas árvores favoritas eu acabei chegando até o seu blog.

    Saberia me dizer como devo proceder para em julho presentear os padrinhos com uma muda ou com as sementes? Quando é a época de produção das sementes, seria possível até julho conseguir as sementes ou uma mudinha de pequeno porte?

    Obrigado e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio,
      O ipê começa a florescer no final de agosto, e depois de mais alguns meses você começa a colher as sementes. Acho que a melhor opção é tentar achar sementes viáveis em casas de jardinagem ou em sites especializados.
      E assim que receber suas sementes já dar início ao plantio imediatamente. Assim suas mudinhas estarão num tamanho bom para presentear seus padrinhos quando chegar a data do seu casamento.

      Obrigado,
      Abraço

      Excluir
  30. Olá ゴウケン
    Gostaria de saber se existe alguma época específica para plantar o ipê amarelo, caso consiga algumas sementes poderia plantá-los imediatamente??
    Obrigado e muito bom o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William,

      Pode planta-lo imediatamente.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá adorei seu blog. Tenho um Ipê amarelo que ganhei do meu sobrinho, era uma mudinha com 15 cm. Hoje está com quase um metro e ainda plantado em um vaso. É possível que ele fique no vaso e tenha um desenvolvimento viável e que venha a dar flores? Gostaria de mandar uma imagem para você verificar se o desenvolvimento está adequado. Obrigada pelas dicas.

      Excluir
    3. Cris,
      Tem um email no meu perfil do Blogger, pode mandar as fotos pra ele

      Excluir
  31. Adorei suas dicas.
    Vc teria as sementes para vender. Eu moro em Guaçuí-ES.
    Meu e-mail é dricaalcoforado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá, gostaria de plantar ipê e pelo que li nos comentários anteriores, a melhor época para plantar é agosto e setembro, certo? Digamos que eu plante nessa época, este ano, em fevereiro do ano que vem, que tamanho a planta terá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Depende muito. Se vc colocar em um vaso grande e num lugar que toma sol o dia todo, seu Ipê se desenvolverá bem. Mas não consigo prever um tamanho pra ele.

      Excluir
  33. vc deixa as mudas nessas caixas de suco por qto tempo? até chegar a 20cm de altura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gillian,

      Com uns 15 cm eu já planto elas no chão. As raízes se desenvolvem muito rápido.

      Excluir
  34. Olá! Quero fazer as mudinhas com um grupo de crianças com as quais trabalho. Ganhei as sementes, porém não sei quando foram colhidas. Posso me arriscar a fazer agora em maio? Vão germinar igual? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anie,

      Não sei se vão germinar. Não posso garantir, pois ouvi dizer que essas sementes só tem validade por 180 dias.
      Mas vale a pena tentar =D

      Excluir
  35. Boa noite, me chamo João Paulo e meus compraram uma casa próxima ao mar, a mesma tem um bom espaço para o plantio de arvores grandes, e fiquei bastante interessado no ipê amarelo, realmente uma arvore esplendida. Gostaria de saber se é possível cultiva-la nesse tipo de ambiente, sabendo que iria trocar o solo por terra vegetal. Qual o tempo de maturação da planta? e claro, onde posso encontrar as sementes para cultiva-las.

    Parabéns pelo blog, deu pra criar curiosidade kk Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo,

      As raízes do Ipê crescem muito, não sei se ela ia se adaptar ao solo arenoso. Antes de plantar aconselho a deixar uma boa quantidade de terra de vegetal para o ipê. Sei lá, faz um buracão antes de plantar ela e preenche tudo com terra.

      Quanto as sementes, aproveite a época. Estamos perto da florada do ipê e você poderá colher as sementes na própria planta lá pra setembro. Eu colhi as minhas na USP, tem muito Ipê por lá.
      Não sei se agora você encontraria sementes viáveis ao plantio. Aconselho você a esperar a próxima florada mesmo.

      Obrigado, =D
      Abraço!

      Excluir
  36. olá,
    com quanto tempo as sementes estão prontas para colher?
    com quanto tempo ela produz sementes?
    tem uma ipe linda cheio de flores amarela em uma praça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gabi,
      Logo depois da florada ela começa a produzir sementes. Espere a vagem se abrir naturalmente e colha se sementes. Não tem erro.

      Abraço

      Excluir
  37. Olá, moro em Natal/RN e sou mais uma admiradora do ipê-amarelo. Li comentários anteriores e foram muito valiosos! Você teria sementes ou mudas disponíveis para venda? Caso sim, a partir de quando e qual o valor?

    Ana Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      No momento não tenho.
      Talvez tenha algumas lá pra setembro.

      Abraço

      Excluir
  38. olá! gostei muito das dicas que você deu. adimiro trablahos como este. também planto sementinhas e agora vou tentar as de ipê.

    abraços :]

    ResponderExcluir
  39. adorei suas dicas,pois minhas sementes nunca nascem,amo plantas,principalmente as que não tem aqui..em Belém do Pará,pois é muito quente,mas já tive a felicidade de ter uma cerejeira,uva e maçã,que cuido com muito carinho,agora vou tenta fazer nasce a ipê amarela ^^

    ResponderExcluir
  40. Olá meu Nome é Fagundes Rodrigues, adorei as dicas.... Mais hoje recebi do meu tio 3 vagens uma já estava aberta mais as sementes estavam dentro e retirei e agora a noite coloquei pra quebrar a dormencia... Será que essas sementes prestam ? Elas estavam bem pretas e bonitas.. Só algumas meia verdes .. Me ajude, pois quero plantar..

    ResponderExcluir
  41. Fagundes,
    Acho que germinam sim. quando a vagem se abre é por que estão maduras para a germinação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  42. Que bom !! Continuem com o Blog e se possível façam uma página no Facebook. Procurei vocês lá. Mas, Obrigado !! Mais aproveitando, Eu fiz uma sementeira, eu deixo elas no sol ou no local meio sombreado e com sol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fagundes,

      Não tenho página no Facebook. somente o Blog mesmo. Quanto a sementeira, pode deixar em meia sombra mesmo.

      Abraço

      Excluir
  43. Nasceu Uma plantinha, Eva Daninha - Achei que já fosse a muda, elas demoram um pouco pra nascer. Estou tão ansioso pra elas nascerem rsrsrs.. E preocupado se as pessoas irão querer as mudas.

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigado por compatilhar. Agora sei que não devo pegar a vagem diretamente da árvore. Mas será que posso pegar a vagem e deixar secar? Visite o nosso blog http://iliketoplant.blogspot.com.br e envie uma foto plantando uma árvore a cada motivo especial na sua vida, como ao nascer um filho, um neto; ao começar uma nova etapa da sua vida. Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. olá boa tarde! gostaria de plantar algumas sementes, mas não sei a época que as vagens brotam nas arvores. qual o mês que devo procurar por essas sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Comece a procurar no mês de outubro

      Excluir
  46. Gostaria de saber se tem como alguém poderia doar, sementes de ipês rosa e/ou roxo, Sou de Goiânia,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, se você passar seu endereço posso te eviar algumas

      Excluir
  47. Opa, obg;
    CEP 74766-050, Setor Grande Retiro, Quadra 12, Lote 33, S/N, Goiânia - Goiás,
    Marcos Vinicius M. dos Anjos

    ResponderExcluir
  48. peguei hoje varias sementes do Amarelo vou coloca-las ja para germinaçao... Goiania Goias

    ResponderExcluir
  49. Oi, gostaria de saber se tu podes me dá algumas sementes para planta aqui na minha cidade..caso tu tenhas, me manda um e-mail: simonyczs@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá no momento não tenho,pois trago de são Paulo pelos correios,mas assim que eu tiver mando pra vc

      Excluir
  50. Ola, vc quer sementes de ipê verde? colhi 2 vagens, separei as sementes e plantei algumas. Já germinaram, faz 3 semanas, 9 mudas. Ainda tenho algumas sementes. Se quiser, mande email para yaskon@gmail.com. Abraços.

    ResponderExcluir
  51. Ola, preciso de mudas de ipe amarelo pra trabalho no maximo 1 mes vc tem pra doar? obrigada

    ResponderExcluir
  52. Alguém tem ipê amarelo ou roxo pra doar?
    Também aceito jacaranda mimoso!
    contato com: francisko.rod@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir