segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como germinar e plantar sementes de Ipê-Amarelo

Página Oficial do Facebook


De todos os tipos de planta que eu tenho experiência essa é sem dúvidas a que mais me cativou. Não tem muita explicação, o Ipê-amarelo simplesmente é perfeito em todos os aspectos. Da mesma forma não consigo explicar a alegria de ver a florada dessas árvores no final do inverno.

Quem me conhece sabe que todos os anos sempre faço a colheita dessa sementes e saio plantando praças a fora pela cidade. Mas hoje vou compartilhar minha experiência no modo de como fazer essas sementes germinarem e brotarem com maior facilidade.

Aqui não é necessário escolher as sementes. Apenas espere as vagens começarem a secar e abrir. As sementes vão começar a se espalhar com o vento e esta é a hora de fazer sua colheita. Se você pega aquelas vagens que ainda estão fechadas e abri-las, vai perceber que as sementes ainda estão verdes e úmidas.

Estas ainda estão em estágio de maturação e não estão próprias para o plantio. No máximo, o que você vai conseguir é estragar uma vagem sadia.  O Ipê tem uma taxa de germinação muito boa, acho que é na média de 80%. Depois de colhidas você tem em média 180 dias para plantar, uma vez que as reservas nutricionais dessa semente se esgotam muito rápido.




Primeiro aconselho a deixar as sementes submersas em água por no máximo 48 horas. Esse processo ajuda muito a quebrar a dormência delas. Só que essas sementes são aladas e muito leves. Elas tem uma película semi-impermeável cobrindo sua superfície, então fica difícil afundar e encharcar elas com água. Portanto aconselho a embrulha-las em papel toalha e depois afundar no pote com água, assim o processo de quebra de dormência terá mais sucesso. Eu sempre prefiro colocar as sementes entre duas camadas de papel toalha e encharcar bem com água como nas fotos abaixo. Quando não tem papel toalha em casa eu costumo usar aqueles filtros de papel 103. Eles absorvem água da mesma forma e são mais difíceis de rasgar.




Depois de feito isso você pode planta-las diretamente na terra. Eu estou meio que sem vasos para plantar então utilizei uma bacia cheia de furinhos para preparar as mudas. Dá pra colocar varias sementes nela e ganhar espaço.




Eu sempre usei terra vegetal com esse tipo de semente e elas germinam com facilidade. cubra elas com cerca de 2 cm de terra e molhe com frequência, o importante é não deixar a muda exposta à seca por muito tempo. Depois que sua sementes começarem a brotar terão essa aparência:




















Aconselho a separa-las. Antes de coloca-las no seu local definitivo eu costumo deixar elas crescerem um pouco em caixinhas de suco. Ficam assim:



Eu prefiro usar essas embalagens descartáveis pois fica mais fácil de tirar a muda depois. No começo eu usava garrafas pet. Mas quando a raiz engrossa dá um trabalhão pra tirar dali.

Quando elas tiverem cerca de 20 cm de altura já pode plantar no solo. É bom lembrar que o ipê-amarelo começa a dar flores quando atinge cerca de 2m de altura. A partir daí é possível contemplar suas floradas anuais.

Espero que isso ajude vocês

Obrigado...

215 comentários:

  1. geralmente quando vc planta em praças vc precisa de algum tipo de altorização pra isso.. é porque quero plantar minhas mudas pelo bairro e não sei se posso..?

    ResponderExcluir
  2. Olá você teria algumas mudas de Ipê .... eu comprei varias sementes, mas como elas eram de novembro de 2012 não germinaram. Caso possua algumas e queira doar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é : rafael-bezerra2009@hotmail.com

      Excluir
    2. Gente, na minha cidade a prefeitura fez a plantação de ipês e este ano começaram a florir, bem como estão dando várias sementes. Caso precise para semear, só falar que agilizo para vcs. Afinal o mundo foi feito para ser florido. Só não pago o frete. rsrsrs

      Excluir
    3. Você é de onde?
      Eu acabei de colher sementes de ipê roxo

      Excluir
    4. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é:
      antonio.neto@ifma.edu.br

      Excluir
  3. Bom dia Iúri,
    Eu tenho umas 10 mudas para doação. Em que região você está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria muito de ganhar umas semente do Pará

      Excluir
    2. Meu ipê está lindo... Pena que não posso postar fotos aqui.

      Excluir
    3. Gostaria de sementes de ipê como faço pra ter?? Não entendo nada dessas coisas. Aueria plantar pela minha cidade

      Excluir
    4. CEP 39827000
      Cidade: Poté
      Estado: minas gerais
      Rua Antônio Gomes
      Número 389
      Nome: Luiz André Thomaz Colen
      E-mail: luizandrecolen19@gmail.com
      Whats app: 033 988067968

      Excluir
    5. CEP 39827000
      Cidade: Poté
      Estado: minas gerais
      Rua Antônio Gomes
      Número 389
      Nome: Luiz André Thomaz Colen
      E-mail: luizandrecolen19@gmail.com
      Whats app: 033 988067968

      Excluir
    6. Meu sonho como gostaria pra mim plantar minha casa e de esquina pena que moro longe

      Excluir
  4. Boa Noite ゴウケン,
    desculpe a demora para responder, eu nem tinha visitado a parte dos comentário pensando que se obtivesse alguma resposta ela seria encaminha para o meu e-mail.
    Bom, eu moro em Sergipe, e aqui pode-se encontrar ipê-amareo, porém depois que comprei as semente descobrir que poderia procurar por aqui mesmo,mas infelizmente já tinha acabado o tempo de flora...

    Dai precisaria de mudas de ipê, já é muito difícil qualquer sementes germinarem a essa altura...
    ah... meu email: iuribtt@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola... parabens as dicas que você sempre posta em seu blog.. está sendo muito útil... a minha dúvida é se esse mesmo método também serve para sementes de ipês de outras cores.. pois estou interessado em comprar sementes de todas as cores no mercado livre.
    Sucesso para você!

    Grato
    Anderson Meira (andersoncco@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anderson,
      Eu só fiz este processo com as sementes de Ipê Amarelo mesmo. Mas como são árvores com caraterísticas muito parecidas acredito que o mesmo procedimento sirva para germinar as sementes de Ipês de outras cores.

      Obrigado,
      Abraço

      Excluir
    2. Anderson, é bom você pesquisar sobre as características de cada tipo de ipê, pois apesar de serem da mesma espécie, cada planta tem velocidade de crescimento, largura do tronco e profundidade das raízes diferentes umas das outras.

      O ipê amarelo é mais popular em áreas urbanas porquê tem um crescimento lento, tronco não muito grosso e as raízes crescem para baixo, ou seja além da árvore conseguir buscar sua própria água, suas raízes não levantam muros e passeios.

      Portanto cada tipo de ipê deverá ser plantado em um ambiente diferente.

      Excluir
  6. Quero plantar num sítio onde possuo gado. Acho que terei que proteger as plantas até que alcancem um certo tamanho, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza terá que proteger.
      Um cercadinho de 1,00 m² por 1,5 m de altura é o suficiente

      Excluir
  7. Boa tarde; se você ainda tiver algumas mudas para doação moro na zona leste de são paulo e gostaria de obter algumas, eu poderia buscar sem problemas

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica. Vou começar a cultivar minhas sementes do meu lindo ipê amarelo e em breve quero plantar e doar mudinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,

      Aproveite essa época do no pois as sementes estão fresquinhas.

      =D

      Excluir
  9. ola, adorei a dica , vou preparar minhas sementes,
    obrigada

    ResponderExcluir
  10. ola no lugar da terra vegetal posso usar humus de minhoca?, e obrigado pela dicas.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito das dicas. Estou pensando em plantar ipê mas não tenho experiência com isso e gostaria de saber, quanto tempo dura esse processo, desde por as sementes na água até elas brotarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geferson,
      Em até três semanas você obtém os primeiros resultados. Ipês são simples de germinarem, principalmente nesta época do ano. Aproveite para colher as sementes pois ainda estamos na época da floração e produção de sementes. =D

      Abraço!!

      Excluir
    2. Geferson, as minhas sementes, por incrível que pareça, brotaram em três dias e não comprei terra adubada, pois eu moro em um sítio e as próprias folhas das árvores que caem adubaram a terra.

      Excluir
  12. Maravilha.....Colhi muitas sementes de Ipê Rosa, Amarelo e Branco. Vou plantar todas.Estou muito animada. Dicas valiosas....abraço :)

    ResponderExcluir
  13. Por favor , depois de colocar as sementes na terra em caixas de leite , quanto de agua e com que frequencia se molha com agua , pouca agua o muita agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fernando,

      Não precisa molhar muito. Só não deixe a terra secar por completo. Mantenha a superfície sempre úmida.

      Abraço

      Excluir
  14. Tenho inúmeras sementes de Ipe Branco para doação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia doar algumas para mim?
      Att;
      Raquel

      Excluir
    2. eu estou apaixonada pelos Ipes e gostaria de sementes para o plantio, se puder me doar?

      Excluir
    3. Gostaria de ter sementes ou mudas de ipê branco.

      Excluir
  15. Aqui em Macapá temos muitos ipês, recolhi várias sementes em uma praça. Com suas dicas vou por-las para germinar. Valeu.

    ResponderExcluir
  16. Eu queria tanto uma muda de Ipê amarelo!!!!Eu amo essa planta.Se alguém aqui puder me vender uma, eu ficaria muito feliz.

    Selma Honorato

    ResponderExcluir
  17. Eu peguei uma vagem de um Ipê aqui perto de casa ela estava só com um pouco da pontinha aberta ,coloquei pra secar será que nasce?O Ipê que plantei aqui na minha calçada botou uma florzinha a algumas,mas ele não tem nem 1 metro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      Não te dizer se uma vagem que seca e abre fora da árvore produz sementes viáveis para plantio. Eu te aconselho a colher as sementes direto das vagens abertas das árvores.

      O meu ipê que plantei na calçada só deu flores a partir de 2 m de altura mesmo. Será que você não plantou aquele ipê amarelo cascudo?? Ele é mais baixinho, acredito que dê flores quando pequeno mesmo.

      Excluir
  18. Tenho duas mudas de Ipê amarelo com 1,5 metros de altura. Posso planta-las este mês ou existe uma melhor época? Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Quanto tempo ele demora pra atingir uma média de 2 metros de altura?

    ResponderExcluir
  20. My World,

    Tudo vai depender das condições de solo e iluminação.
    O ipê que eu plantei em frente minha casa demorou cerca de um ano e meio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Amei suas informações. Vi tb, nos comentários qu,c tinha mudas de ipê amarelo para doação. Vc ainda tem? Poderia me conseguir uma? Eu moro em São Paulo, na região sul da capital.
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ƹӝʒ,
      Entre em contato comigo pelo email no meu perfil.

      Abraço

      Excluir
  22. Olá meu nome é Tony Villa Nova sou estudante de geografia e quero saber como conseguir mudas ou sementes de Ipê amarelo com vç. meu email é tonyastros@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de parabenizá-la pelas dicas de como germinar o Ipê amarelo, pois como disse anteriormente, tenho verdadeira paixão por ele. Aqui perto de minha casa tem um Ipê e quando o vi todo florido e o chão parecendo um tapete amarelo, fiquei extasiada com tanta beleza. Apesar de não conhecer os donos do Ipê para pedir algumas sementes, eu sabia, através de suas dicas, que tinha que esperar as vagens abrirem e voarem para pegá-las e foi exatamente o que eu fiz. Todos os dias eu passava em frente a essa casa para ver se as vagens já estavam maduras, porém ainda estavam verdes... Até que elas abriram e recolhi algumas sementes que estavam na rua. Fiquei super feliz e novamente, segui suas dicas. Hoje completa três dias que as plantei, e elas já estão brotando com apenas três dias. Eu só quero um para plantar em meu jardim, as outras mudas não jogarei fora, darei pra alguém. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo =D
      Cuide bem do seu Ipê

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá ! Comprei uma muda de ipê amarelo e quando ela tinha 9 meses deu duas florzinhas para minha alegria ... Este ano ela floriu mais , mas ainda está meio tímida ... Converso com a magricela todo dia e deu as sementes que estou tentando germinar como vi aqui ... Torcendo para dar certo que sairei plantando ipês amarelos por todo o meu bairro . Obrigada pela dica !!!

      Excluir
  24. Olá meu amigo! Gostei muito de suas dicas mas queria que me tirasse uma duvida.Fiz o procedimento coloquei água no papel de noite ,no outro dia quando à tarde que fui verificar estava totalmente seco ,coloquei água novamente para completar 48 Hs ,será que vai dar certo amigo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton,
      Vai dar certo sim. As sementes de Ipê tem boa germinação.

      Abraço! =D

      Excluir
  25. Olá, vc ainda tem mudas de Ipê amarelo pars doação? Parabéns pelo trabalho.
    a.lugatto@uol.com.br
    Sou de Guarulhos-SP

    ResponderExcluir
  26. Amigo,

    Nâo tenho mais mudas. Só vou replantar ano que vem

    =/

    ResponderExcluir
  27. Amigo tem como vc doar algumas sementes? sou do piaui!

    ResponderExcluir
  28. Se disser que sim lhe passo meu email!

    ResponderExcluir
  29. Caro ゴウケン,

    Meu nome é Mauricio, falo do Rio de Janeiro.
    Esse ano eu e minha noiva vamos nos casar, o casamento será em julho.
    E eu acabei de ter a ideia de presentear os padrinhos com uma mudinha de planta. E como o Ipê é uma das nossas árvores favoritas eu acabei chegando até o seu blog.

    Saberia me dizer como devo proceder para em julho presentear os padrinhos com uma muda ou com as sementes? Quando é a época de produção das sementes, seria possível até julho conseguir as sementes ou uma mudinha de pequeno porte?

    Obrigado e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio,
      O ipê começa a florescer no final de agosto, e depois de mais alguns meses você começa a colher as sementes. Acho que a melhor opção é tentar achar sementes viáveis em casas de jardinagem ou em sites especializados.
      E assim que receber suas sementes já dar início ao plantio imediatamente. Assim suas mudinhas estarão num tamanho bom para presentear seus padrinhos quando chegar a data do seu casamento.

      Obrigado,
      Abraço

      Excluir
  30. Olá ゴウケン
    Gostaria de saber se existe alguma época específica para plantar o ipê amarelo, caso consiga algumas sementes poderia plantá-los imediatamente??
    Obrigado e muito bom o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William,

      Pode planta-lo imediatamente.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá adorei seu blog. Tenho um Ipê amarelo que ganhei do meu sobrinho, era uma mudinha com 15 cm. Hoje está com quase um metro e ainda plantado em um vaso. É possível que ele fique no vaso e tenha um desenvolvimento viável e que venha a dar flores? Gostaria de mandar uma imagem para você verificar se o desenvolvimento está adequado. Obrigada pelas dicas.

      Excluir
    3. Cris,
      Tem um email no meu perfil do Blogger, pode mandar as fotos pra ele

      Excluir
  31. Adorei suas dicas.
    Vc teria as sementes para vender. Eu moro em Guaçuí-ES.
    Meu e-mail é dricaalcoforado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá, gostaria de plantar ipê e pelo que li nos comentários anteriores, a melhor época para plantar é agosto e setembro, certo? Digamos que eu plante nessa época, este ano, em fevereiro do ano que vem, que tamanho a planta terá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Depende muito. Se vc colocar em um vaso grande e num lugar que toma sol o dia todo, seu Ipê se desenvolverá bem. Mas não consigo prever um tamanho pra ele.

      Excluir
  33. vc deixa as mudas nessas caixas de suco por qto tempo? até chegar a 20cm de altura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gillian,

      Com uns 15 cm eu já planto elas no chão. As raízes se desenvolvem muito rápido.

      Excluir
  34. Olá! Quero fazer as mudinhas com um grupo de crianças com as quais trabalho. Ganhei as sementes, porém não sei quando foram colhidas. Posso me arriscar a fazer agora em maio? Vão germinar igual? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anie,

      Não sei se vão germinar. Não posso garantir, pois ouvi dizer que essas sementes só tem validade por 180 dias.
      Mas vale a pena tentar =D

      Excluir
  35. Boa noite, me chamo João Paulo e meus compraram uma casa próxima ao mar, a mesma tem um bom espaço para o plantio de arvores grandes, e fiquei bastante interessado no ipê amarelo, realmente uma arvore esplendida. Gostaria de saber se é possível cultiva-la nesse tipo de ambiente, sabendo que iria trocar o solo por terra vegetal. Qual o tempo de maturação da planta? e claro, onde posso encontrar as sementes para cultiva-las.

    Parabéns pelo blog, deu pra criar curiosidade kk Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo,

      As raízes do Ipê crescem muito, não sei se ela ia se adaptar ao solo arenoso. Antes de plantar aconselho a deixar uma boa quantidade de terra de vegetal para o ipê. Sei lá, faz um buracão antes de plantar ela e preenche tudo com terra.

      Quanto as sementes, aproveite a época. Estamos perto da florada do ipê e você poderá colher as sementes na própria planta lá pra setembro. Eu colhi as minhas na USP, tem muito Ipê por lá.
      Não sei se agora você encontraria sementes viáveis ao plantio. Aconselho você a esperar a próxima florada mesmo.

      Obrigado, =D
      Abraço!

      Excluir
  36. olá,
    com quanto tempo as sementes estão prontas para colher?
    com quanto tempo ela produz sementes?
    tem uma ipe linda cheio de flores amarela em uma praça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gabi,
      Logo depois da florada ela começa a produzir sementes. Espere a vagem se abrir naturalmente e colha se sementes. Não tem erro.

      Abraço

      Excluir
  37. Olá, moro em Natal/RN e sou mais uma admiradora do ipê-amarelo. Li comentários anteriores e foram muito valiosos! Você teria sementes ou mudas disponíveis para venda? Caso sim, a partir de quando e qual o valor?

    Ana Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      No momento não tenho.
      Talvez tenha algumas lá pra setembro.

      Abraço

      Excluir
  38. olá! gostei muito das dicas que você deu. adimiro trablahos como este. também planto sementinhas e agora vou tentar as de ipê.

    abraços :]

    ResponderExcluir
  39. adorei suas dicas,pois minhas sementes nunca nascem,amo plantas,principalmente as que não tem aqui..em Belém do Pará,pois é muito quente,mas já tive a felicidade de ter uma cerejeira,uva e maçã,que cuido com muito carinho,agora vou tenta fazer nasce a ipê amarela ^^

    ResponderExcluir
  40. Olá meu Nome é Fagundes Rodrigues, adorei as dicas.... Mais hoje recebi do meu tio 3 vagens uma já estava aberta mais as sementes estavam dentro e retirei e agora a noite coloquei pra quebrar a dormencia... Será que essas sementes prestam ? Elas estavam bem pretas e bonitas.. Só algumas meia verdes .. Me ajude, pois quero plantar..

    ResponderExcluir
  41. Fagundes,
    Acho que germinam sim. quando a vagem se abre é por que estão maduras para a germinação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  42. Que bom !! Continuem com o Blog e se possível façam uma página no Facebook. Procurei vocês lá. Mas, Obrigado !! Mais aproveitando, Eu fiz uma sementeira, eu deixo elas no sol ou no local meio sombreado e com sol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fagundes,

      Não tenho página no Facebook. somente o Blog mesmo. Quanto a sementeira, pode deixar em meia sombra mesmo.

      Abraço

      Excluir
  43. Nasceu Uma plantinha, Eva Daninha - Achei que já fosse a muda, elas demoram um pouco pra nascer. Estou tão ansioso pra elas nascerem rsrsrs.. E preocupado se as pessoas irão querer as mudas.

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigado por compatilhar. Agora sei que não devo pegar a vagem diretamente da árvore. Mas será que posso pegar a vagem e deixar secar? Visite o nosso blog http://iliketoplant.blogspot.com.br e envie uma foto plantando uma árvore a cada motivo especial na sua vida, como ao nascer um filho, um neto; ao começar uma nova etapa da sua vida. Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. olá boa tarde! gostaria de plantar algumas sementes, mas não sei a época que as vagens brotam nas arvores. qual o mês que devo procurar por essas sementes?

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de saber se tem como alguém poderia doar, sementes de ipês rosa e/ou roxo, Sou de Goiânia,

    ResponderExcluir
  47. Opa, obg;
    CEP 74766-050, Setor Grande Retiro, Quadra 12, Lote 33, S/N, Goiânia - Goiás,
    Marcos Vinicius M. dos Anjos

    ResponderExcluir
  48. peguei hoje varias sementes do Amarelo vou coloca-las ja para germinaçao... Goiania Goias

    ResponderExcluir
  49. Oi, gostaria de saber se tu podes me dá algumas sementes para planta aqui na minha cidade..caso tu tenhas, me manda um e-mail: simonyczs@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá no momento não tenho,pois trago de são Paulo pelos correios,mas assim que eu tiver mando pra vc

      Excluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Ola, vc quer sementes de ipê verde? colhi 2 vagens, separei as sementes e plantei algumas. Já germinaram, faz 3 semanas, 9 mudas. Ainda tenho algumas sementes. Se quiser, mande email para yaskon@gmail.com. Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Ola, preciso de mudas de ipe amarelo pra trabalho no maximo 1 mes vc tem pra doar? obrigada

    ResponderExcluir
  53. Alguém tem ipê amarelo ou roxo pra doar?
    Também aceito jacaranda mimoso!
    contato com: francisko.rod@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colhi hoje um pouco de sementes de ipê amarelo, ainda está interessado?

      Excluir
    2. se vc poder me doar umas ficaria muito grata Eduardo

      Excluir
    3. Oi Eduardo, quero sim amigo, quero muito sementes de ipe de qualquer cor e também de jacarandá mimoso! Como faço pra lhe mandar meu endereço?
      Abraço!

      Excluir
  54. Gostaria de sementes de ipê amarelo. Se alguém tiver para doar, meu e-mail é: pathycruzado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá amigo!
    Usei sua técnica com algumas sementes compradas no Mercado Livre mas não estão brotando. Após a quebra da dormência, ao tirar da água, observei que estavam estufadas (cheias de água dentro), o que acha?
    Outra coisa, será que elas brotam se colocarmos no algodão embebido em água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver a idade dessas sementes que você comprou. A semente do Ipê duram cerca de 180 dias apenas.

      Germinar com algodão embebedado dá certo também.

      Abraço!

      Excluir
  56. Gostaria de ser informado sobre como consigo sementes de ipê roxo, branco e verde (o mais difícil), quem puder me informar e até doar, favor entrar em contato pelo e-mail: errp_pb@yahoo.com.br, agradeço a quem me fizer esse favor, abç a todos!

    ResponderExcluir
  57. Aquelas sementes que distribui em escola germinam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.A.N.D.,

      Não faço ideia. Acredito que sim, vale a pena tentar.

      Abraço.

      Excluir
  58. Já que ninguém quer doar sementes de Ipê, alguém quer sementes de Manga, Tucumã, Jambo, Castanha do Brasil, Canela da India, Seringueira.

    ResponderExcluir
  59. MAND, depende de três fatores, Época de colheita, Germinação adequada, e Espécie em questão!
    Mas, no geral elas germinam!

    ResponderExcluir
  60. Alguém tem semente de ipê pra doação? Pode ser de qualquer linhagem, sou apaixonada por todos eles.
    Meu email: itanalva15@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda inbox pra página. Acho que tenho algumas ainda

      https://www.facebook.com/Estratificando-a-Frio-511634125667089

      Excluir
  61. Alguém tem semente de ipê pra doação? Pode ser de qualquer linhagem, sou apaixonada por todos eles.
    Meu email: itanalva15@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  62. Alguém tem semente de ipê pra doação? Pode ser de qualquer linhagem, sou apaixonada por todos eles.
    Meu email: itanalva15@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Desejo sementes de todas as cores de ipê. Quem tiver esse ano e puder compartilhar será bem vindo. Moro em Juiz de Fora ao lado de duas áreas de preservação permanente e gostaria de ralizar o plantio dessas árvores para embelezar a paisagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sobre moda e algo mais, já conseguiu as sementes?
      Tenho do ipê lilás. Entre na página do face Ipês de Guarani e região, faça contato por lá e receba as sementes.

      Excluir
  64. Desejo conseguir sementes de ipê e jacarandá para replantio na região do São Francisco.
    Grata

    ResponderExcluir
  65. Desejo conseguir mudas para a Bahia,região do São Francisco,ipê e jacarandá.Quem tiver contatos,favor me passar.

    ResponderExcluir
  66. Ahhh me vende umas sementinhas..please?

    ResponderExcluir
  67. Olá tudo bem? Primeiramente parabéns pelo trabalho !! Gostaria de lhe pedir uma ajuda, tenho um projeto em mente e falta pouco para dar inicio... Pretendo fazer um jardim na laje de casa, e neste espaço quero colocar alguns vasos com mudas de arvores, a principio pretendo plantar mudas de Ipê, porem sei que no vaso elas não atingiram a altura de um ipê plantado no chão mas gostaria que elas florissem em suas épocas, li aqui na pagina que elas geram flores a partir de 2m de altura, minha duvida é a seguinte: é possível que elas atinjam essa altura se plantadas em vasos grandes, se a resposta for sim, qual seria o tamanho ideal deste vaso?
    Agradeço muito se puder me ajudar!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edney,

      Paga uma vaso grandao. Dificil de falar tamanho.. mas nao precisa ser do tamanho de uma caixa dagua tb. Uma dica... planta o ipe no vaso grande. E a cada 2 anos vc tira ele, poda um pouco das raizes e planta denovo. Isso pode ajudar ele a crescer mais.
      Abraço

      Excluir
  68. Olá , como consigo a semente aqui no Rio de Janeiro em Queimados não consigo, amo essas aaaarvores gostaria muito de plantar uma de cada cor pelo menos como consigo. meu Face drika3027@yahoo.com.br
    /

    ResponderExcluir
  69. olá Amigo.
    Na minha cidade não existia nem uma árvore de ipê, um cidadão truxe algumas mudas plantou em alguns locais (isso a sete anos) quando foi este ano começou a florir, fiquei maravilhado e super apaixonada por esta árvore, o problema e que é só da amarela, gostaria de ter todas as cores, colhi grande quantidade de sementes. quem quiser fazer troca estou fazendo. entrar em contato comigo. i.mail. mgaluciobreves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. olá Amigo.
    Na minha cidade não existia nem uma árvore de ipê, um cidadão truxe algumas mudas plantou em alguns locais (isso a sete anos) quando foi este ano começou a florir, fiquei maravilhado e super apaixonada por esta árvore, o problema e que é só da amarela, gostaria de ter todas as cores, colhi grande quantidade de sementes. quem quiser fazer troca estou fazendo. entrar em contato comigo. i.mail. mgaluciobreves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. olá Amigo.
    Na minha cidade não existia nem uma árvore de ipê, um cidadão truxe algumas mudas plantou em alguns locais (isso a sete anos) quando foi este ano começou a florir, fiquei maravilhado e super apaixonada por esta árvore, o problema e que é só da amarela, gostaria de ter todas as cores, colhi grande quantidade de sementes. quem quiser fazer troca estou fazendo. entrar em contato comigo. i.mail. mgaluciobreves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Você tem mudas de Ipê amarelo para doar, e para um projeto da minha escola

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Bom dia, acho que minha primeira mensagem nao foi.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Eu peguei umas vagens com sementes q estavam secas e caídas sobre um pé de ipê amarelo e as plantei aqui em casa, só que minhas mudas são diferentes das que vc postou aqui, elas nao estao com as bordas cerradas e só têm duas folhas. isso é normal?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde,li sua explicacao para plantar semente de Ype amarelo, gostaria de saber se posso mante lo em vaso, aguardo resposta pelo email; baccarin20@gmail.com, obrigado

    ResponderExcluir
  77. se puder responder com uma certa pressa ,pois li sua reportagem sobre o ipê e adorei ,tenho um terreno no condominio villagio valtelina e quero muito estabelecer moradia lá para daqui a alguns anos(2) o ipê aqui da praça estão com as flores roxas e a minha duvida é tem uns galhos que estão com vagem muito pouco ,acho que 5 vagens só,para fazer o plantio,seguindo seus passos como devo proceder para a retirada da vagem?devo arrancar a vagem no pé ,devo deixar a vagem cair,que devo eu fazer?obrigado e passei a gostar de ipê depois entrei no seu blog,tipo sem querer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anselmo... primeiramente muito obrigado pelas palavras de carinho =D
      Bom.. sobre as vagens, o ideal é você pega-las quando elas começarem a abrir para espalhar sementes, é neste momento que elas estão maduras para o plantio. Se você ve ruma vagem meio aberta, pode pega-la. Caso esteja muito alto e não consiga alcançar, procure pelas sementes no chão no entorno dá árvore...

      Abraço!

      Excluir
  78. Tem as sementes do ipê branco há quase um ano será se ainda germina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Markão,
      Acredito que não, mas vale a pena tentar plantar.

      Abraço

      Excluir
  79. Oiii!! Obrigada por compartilhar essas informações! Eu recolhi no meu quintal um monte de sementes de ipe amarelo. Vou plantas do jeitinho que vc falou. Tomara q dê certo. Só gostaria de contribuir com uma coisa: eu tenho duas arvores de ipe amarelo no meu quintal, as duas devem ter mais ou menos dois anos. A primeira com mais ou menos 30 cm ja deu flores e a outra ainda nao. Esta última demorou mto para se adaptar ao solo e apenas no segundo ano que ela conseguiu se desenvolver, agora esta crescendo numa velocidade absurda. Eu tbm tenho duas arvoreszinhas de ipe roxo, a primeira esta chegando na minha cintura e as folhas estão meio doentinhas, a outra ja passa dos 2 m e so cresce. Eh impressionante o seu desenvolvimento.
    Oq quero dizer com isso é que as arvores sao como as pessoas, umas sao mais fraquinhas do que outras. Dependem mto se vão gostar do solo e se tem uma boa genética, se eh um indivíduo saudável e forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Érica.
      De fato, um solo bem adubado melhora e muito o desenvolvimento da planta.

      Excluir
  80. Oiii amiga, você dooa sementes de ipê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Eu tenho algumas sementes mas só posso enviar por correio.

      Excluir
  81. Parabéns pelo blog!

    Comprei algumas sementes de Ipe, mas infelizmente não consegui que germinassem. Teria como você enviar umas para mim? Desde já agradeço! Rua Ibipeba, n 21, Bairro Fundação Bradesco, Irecê-BA. Cep 44900-00

    ResponderExcluir
  82. almir, manda inbox pra página. Acho que tenho algumas ainda

    https://www.facebook.com/Estratificando-a-Frio-511634125667089

    ResponderExcluir
  83. Parabéns por esta postagem, muito boa e esclarecedora.

    ResponderExcluir
  84. Muito meu amigo, todo ano faço o mesmo que você, porém sempre perco muitas sementes por não conhecer o processo de quebra de dormência, agora creio que o aproveitamento será muito maior. Parabéns pelas informações, vou compartilhar o máximo possível. Abç

    ResponderExcluir
  85. Amo ipes, teria algumas sementes para me doar???

    ResponderExcluir
  86. Olá fiz todo o procedimento, cobri as sementes com 2 cm de terra e deixei no vaso, mas não nasceu nenhuma... Errei ao cobrir com terra e era somente para deixar-las sob a terra?

    ResponderExcluir
  87. Ola! Moro no rio de janeiro, na Gavea, e decidi plantar varios Ipes amarelos por aqui pq conheci esta planta ano passado e me apaixonei por ela! Vi varias arvores amarelas cheias de flores e queria que aqui tivesse tb! Comprei sementes no mercado livre e li aqui com vc como plantar! Plantei 150 sementes e espero que de certo! Tem duas coisas q fiz diferente: minha bacia nao tem furinhos embaixo e nao plantei com terra vegetal. Vc acha que dara problema? Elas demoram qto tempo pra germinar? Coloquei aproximadamente 10 cm de terra por baixo... Estou certa? Ou precisa de mais? E tambem nao entendi pq vc deixou as sementes em cima da terra solta? Vc nao afundou elas na terra? Gostaria de sua ajuda! Mto obrigada!!! Nathalia!!!! Meu emAil : nnogueira9@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C' est tout, eu plantei 2 tipos de ipês o amarelo e rosa, e os 2 nasceram fácil. O amrelo tá grande e tá com cacho para dpa flor, o rosa ainda e pequeno plantei cerca 10 sementes e pegou 9. Eu coloquei as sementes e depois jogou um pouquinho de terra e pegou só cobri com uma cama de terra.

      Excluir
  88. Olá plantei 50 mudas de iPê amarelo e Roxo mas qdo atingiu cerca de 8 cm as folhas vão mudando de cor e caem.
    Normal ou morreram.

    ResponderExcluir
  89. Olá..gostaria de informar que arranquei brotos de ipê que estavam no tronco próximo à raiz, porém por eu ter pressa e não ter ferramenta adequada, eu arranquei esses brotos praticamente sem nada de raiz apenas pedaço duro e branco do caule..mergulhei na água por duas semanas.. Sempre trocando e depois s ter sinal nenhum de raiz eu plantei num vasinho com terra preta bem adubada.. Molhei todos os dias.. Resultado: galho secou e outro brotou
    E as folhas estão vindo com uma força enorme..devo esperar o ipê pegar mais força neste vasinho ou imediatamente mudar de vaso? Detalhe eu moro em apto e existe chance dele florir em vaso? Que tamanho de vaso seria necessário? Abcs. Sergio

    ResponderExcluir
  90. olá, comprei uma muda de ipê roxo, mais li que ele cresce muito alto, o que posso fazer para não deixa-lo tão alto assim, sendo que vou planta-lo na calçada de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilvania, não tem como deixa-lo baixo, pois o Ipê é uma árvore que nem se pode podar. O Ipê é realmente grande, assim como todas as árvores, e, é considerado uma das melhores opções para se plantar na calçada, isso porque a rais dele não quebra a calçada. Fique tranquila, pode plantar a vontade, pois mesmo ele sendo "muito grande" não vai trazer problema nenhum. Abraço!!

      Excluir
  91. comprei uma muda de ipê roxo, mais li que ele cresce muito , gostaria de saber se tem algo que posso fazer para evitar esse crescimento todo, sendo que vou palnta-lo na calçada.

    ResponderExcluir
  92. Você ainda tem sementes de Ipe Amarelo pois platei a minha e não nasceu. Estou em Sao Luis no Maranhao vtmmaff@bol.com.br

    ResponderExcluir
  93. Eu gostaria de saber se pode plantar em terra normal no lugar de terra vegetal

    ResponderExcluir
  94. Olá, belo Post...

    Pessoal estou a procura de doações de sementes de ipê Roxo e Branco, se alguém tiver e puder doar fico agradecido E-mail gilberto_765@terra.com.br

    ResponderExcluir
  95. Olá!
    Adorei seu post!
    Vc tem semeste de ipê amarelo? Estou louca para ter um desses em frente de casa....

    ResponderExcluir
  96. boa tarde galera hoje vou fazer o meu plantiu a anos atras plantei um pé de ype rosa e hoje estou colhendo semente dele o meu projeto e refloresta todas a minha cidade q fica no estado do tocantins conhecida como pontão

    ResponderExcluir
  97. Olá boa tarde, estou conhecendo seu blog hoje e achei fantástico, parabéns, meu passatempo é fazer mudas de árvores, estou começando
    Uma dúvida, na hora de tirar as mudas do ipê da "bacia comunitária" é preciso algum cuidado? só puxar as mudas com cuidado causa algum dano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é:
      antonio.neto@ifma.edu.br

      Excluir
  98. Olá boa noite vc tem sementes de ipê que possa me doar, pode ser de qualquer cor.

    ResponderExcluir
  99. Olá, boa noite
    Eu gostaria de saber se vc tinha sementes de ipê q possa me doar pode ser de qualquer cor

    ResponderExcluir
  100. Muito bom, me ajudou muito o blog. Só precisava saber como é a exposição ao sol ideal para minha semente que acabou de germinar.

    ResponderExcluir
  101. Obrigada pela explicação. Tenho algumas sementes e vou tentar germiná-las. Adoro árvores em geral, principalmente o Ipê. Abraços.

    ResponderExcluir
  102. Amei. Obrigada pela explicação. Foi muito útil. Vou plantar mais árvores! 💖😘

    ResponderExcluir
  103. boa tarde, vc tem sementes de ipe amarelo pra doar?

    meu email é roseno@centrolex.com.br
    moro em Barra do Garças MT

    ResponderExcluir
  104. As minhas não germinam :,( O que posso estar fazendo de errado? fiz tudo que vc falou, j´s procurei outras técnicas mas nenhuma fuinciona. Minhas sementes já estão acabando :(

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde! minhas sementes não germinam :/ o que posso estar fazendo de errado? fiz tudo que você falou, procurei outras tecnicas, mas nenhuma funcionou. Minhas sementes já estão acabando :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é:
      antonio.neto@ifma.edu.br

      Excluir
  106. Olá! Alguém aqui pode doar semente de ipê? Quero fazer várias mudas para plantar na minha cidade!

    ResponderExcluir
  107. Olá, sou apaixonada por árvores, eu e meu filho ganhamos umas sementinhas de um projeto de leitura o "Leiturinha" e fiquei radiante!
    Plantei imediatamente porém elas não terminaram, estou muito triste.
    Não vejo árvores de Ipê aqui em minha cidade. Gostaria muito de poder planlá-las.
    Seria possível vocês enviarem algumas sementes para mim?!

    ResponderExcluir
  108. Olá, sou apaixonada por árvores, eu e meu filho ganhamos umas sementinhas de um projeto de leitura o "Leiturinha" e fiquei radiante!
    Plantei imediatamente porém elas não terminaram, estou muito triste.
    Não vejo árvores de Ipê aqui em minha cidade. Gostaria muito de poder planlá-las.
    Seria possível vocês enviarem algumas sementes para mim?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é antonio.neto@ifma.edu.br

      Excluir
  109. Aqui em Brasília estamos na época dos ipês rosas. Lindos! Agora em julho começa a flora dos amarelos. Aqui tem todas as cores. Amarelo, branco, roxo e rosa. Não comprem sementes, venham pegar aqui. Free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dani, manda algumas pra mim?!

      Excluir
    2. Bom dia! Vc poderia doar alguma$ sementes pra mim?!

      Excluir
    3. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é

      Excluir
  110. Olá gostaria de receber sementes de ipê,alguém pode doar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sementes em casa!
      Branco, Amarelo e Roxo!
      Passa o endereço que colocaremos via correio! :)

      Excluir
    2. Temos sementes do Branco, Amarelo e Roxo.
      Podemos enviar!

      Excluir
    3. Quero receber sementes. Pode, por favor, fazer contato por e-mail?
      tanialage@gmail.com

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é

      Excluir
    6. Oi, boa tarde! Procuro sementes de Ypê, quaisquer cor. Se ainda tiver com elas e quiser me mandar... Agradeço de coração. Meu email é

      Excluir
  111. Gostei das informações. Vou plantar algumas mudas num sítio em Rio Pomba MG e em Petrópolis RJ.

    ResponderExcluir
  112. Bom dia! Se tiver mudas para doar. Eu quero muito, amo ipes. Segue meu email.teremarcia@hotmail.com. Grata.

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde. Por favor, poderia me informar como é o processo de poda do ipê amarelo e em qual época deve ser feita? Se possivel poderia me encaminhar está informação no e-mail jeferson.rocha@outlook.com
    Muitíssimo obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  114. Bom Dia.
    Fiz algumas mudas seguindo a orientação. Deu tudo certo, porem, em algumas mudas as pontinhas das folhas estão ficando pretas.(o segundo par de folhas). O que pode estar acontendo).
    Obrigado pelas dicas.
    abs.

    Tude

    ResponderExcluir
  115. Oi poderia entrar em contato comigo queria saber como fazer muda ou semente de ipê mirim. elaineliny123@gmail.com

    ResponderExcluir
  116. Olá, acabei colocando as sementes direto numa bacia, sem quebrar a dormência. Terá algum problema?

    ResponderExcluir
  117. Ola, Eu peguei algumas vagens do ipê amarelo numa praça perto de casa, só coloquei elas na terra e molhei, em cinco dias já germinaram, não precisou deixar de molho nem nada!quero fazer um bonsai

    ResponderExcluir
  118. Precisa de tampar o recipiente depois que deixo as sementes no papel toalha ?

    ResponderExcluir