quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como produzir o húmus de minhoca

Recentemente fiz uma composteira em casa com baldes de 20l, vocês podem conferir todo o processo clicando aqui.

Agora vou mostrar como estou fazendo para produzir o húmus de minhoca. Essas dicas você pode encontrar aos montes na internet. Mas aqui vai o jeitinho com que eu faço.

Primeiro você coloca material orgânico fresco e cobre com material orgânico seco (serragem, palha, etc).
















Cubra bem, tem que ficar bem coberto. Isso evita as moscas e o mau cheiro indesejado.














Uma vez por semana eu abro minha composteira e dou uma "revirada" nela. Como assim?
Como ela está em balde fica ruim de eu ficar revolvendo a matéria em compostagem. então eu pego o balde, despejo numa bacia bem grande e depois dou uma misturada no material e coloco tudo no balde novamente.














Depois de duas semanas observei que o matéria está se decompondo muito bem, até mais rápido do que o esperado, da pra ver que estão ganhando uma cor mais escura e está parecendo terra. Até hoje não apareceu mau cheiro nem excesso de umidade. AS minhocas estão super felizes decompondo a matéria orgânica.

Assim que tiver o húmus pronto atualizo a postagem =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário