terça-feira, 20 de outubro de 2015

Como trocar ou adicionar memória RAM no seu notebook

Ultimamente meu computador tem dado umas travadas feias em aplicativos mais pesados. Também demorado bastante para iniciar. Então decidi adicionar mais memória ram.
Atualmente tenho um Dell Vostro 3450. Ele veio com 4 GB de RAM e a placa mãe suporta até 8GB

Primeiramente, pegue seu notebook, vire ele de cabeça pra baixo e veja onde que fica os parafusinhos da tampa da memória, depois desparafuse e abra.
















Vai ser fácil observar onde estão os chips de memória RAM















Depois você solta as duas travinhas que seguram a placa e ela vai levantar


























Depois você pega pelas laterais e puxa


























Depois é só adicionar a memória nova. Encaixe no slot direitinho depois empurre para prender nas travinhas  e feche seu pc denovo
















Alguns cuidados que você deve tomar antes de começar a abrir seu pc:

- Certifique-se de qual tipo de memória você precisa comprar. Eu usei um programinha chamado CPU-Z. Pode fazer download dele aqui

Uma vez instalado, abra o programa. Na aba 'Memory" você vê quanto de memória seu computador tem e qual o tipo (DDR2, DDR3, etc)
























Na aba SPD você vê a frequência de barramento da memória e suas especificações técnicas:

























- Coloque uma memória de frequência de barramento compatível com a frequência da placa mãe. Para consultar as especificações da placa mãe você deve olhar o manual do seu computador ou o site do fabricante.

- Se for colocar mais de uma memória, coloque aos pares e certifique-se de que elas tem as mesmas especificações e mesmo tempo de acesso para funcionarem em Dual Channel.

- Tome cuidado com a eletricidade estática do seu corpo. ela pode queimar componentes eletrônicos. Encostar em aparelhos que estão aterrados eletricamente, ou qualquer tipo de metal condutor que esteja em contato com o solo vai fazer você se "descarregar". Afinal, você não via querer estragar aquela memória novinha que acabou de comprar.



Caso você queira se aprofundar mais na manutenção de eletrônicos, segue a indicação de bons cursos:





3 comentários:

  1. Olá! Estava pensando em dar um tão merecido "upgrade" na ram do meu vostro 3450, e esbarrei no seu post. Super informativo, por sinal.

    Meu cpu-Z diz que a memória é praticamente a mesma da sua, com 667 mhz de banda, só que da samsung. Se eu comprar uma memória com 667 mhz mas de outra marca (a smart por exemplo) vai dar problema? O vostro 3450 tem 2 slots de memória certo?

    ResponderExcluir
  2. A princípio deveria funcionar normalmente mesmo sendo de macas diferentes, pois a especificação de desempenho da peça é a mesma. Porém, é melhor não arriscar. Vai que dá ruim, né. Caso você não encontre uma memória da mesma marca que você tem é melhor comprar dois pentes novos da mesma marca, por garantia.

    Sim, esse modelo do VOSTRO só tem dois slots para encaixe de memória

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo post, também estou querendo adicionar um pente de 4GB no meu VOSTRO 3450. A minha memória, puxando pelo customer number no site da DELL, diz que é 1333Mhz. Basta eu comprar um pente de 4GB DDR3 com 1333Mhz correto? Vou baixar esse app CPU-Z para confirmar... Latência preciso me preocupar?

    ResponderExcluir