sábado, 31 de outubro de 2015

Como germinar e plantar sementes de Pitanga

Olá pessoal,

Estava andando pelas ruas perto da faculdade quando me deparei com uma pitangueira carregada. Estava bem alta pra eu pegar uma frutinha. Automaticamente olhei para o chão e vi varias pitanguinhas dando sopa. Aí eu peguei algumas pra tentar plantar.














Primeiro você pega as frutinhas, retira toda a carninha dela e lava bem. Vai ficar mais ou menos assim:














Depois você pega esses carocinhos e coloca num vasinho com terra vegetal.
























Cubra com uma camada de mais ou menos 1cm de terra vegetal e regue um pouco.













































Guarde em um lugar onde não bata sol direto pra terra não esturricar.  Lembre de regar periodicamente pra terra ficar sempre úmida. Dentro de poucas semanas (amanha demorou 3 semanas) os primeiros brotinhos vão sair. A partir daí você já pode coloca-las pra tomar sol direto.













































É isso aí.
Agora é só esperar sua pitangueira (é esse o nome?) crescer e dar futuras pitanguinhas.

=D

7 comentários:

  1. Sensacional o prazer de ver a semente germinar e a mudinha crescer... Mas é sufocante descobrir-se sem espaço para tantas mudas, sendo que nenhuma é descartável.

    ResponderExcluir
  2. Fiz minhas "pitangueirinhas" seguindo mais ou menos esse método. Deu certo, estou com 3 mudinhas lindas. Porém elas estão com uns 10-15 cm e não tem crescido mais. Deram uma estacionada, logo agora que é verão e -suponho eu- deveriam crescer melhor. Mas continuam bem bonitas. Alguma ideia? Será que o crescimento estaciona mesmo por uns tempos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, elas estão em vasos?
      Depende também se a terra onde vc plantou tem os nutrientes necessários para crescimento. tente adubar com humus de minhoca.

      Excluir
    2. É importante usar o humus e a terra vegetal

      Excluir
  3. Muito legal. Eu sou aquela velha doida que recolhe tudo qto é semente e planta em caixinhas de leite. Depois das mudas prontas eu faço doações, ou qdo encalham saio plantando por aí. Tudo vale a pena por uma cidade mais verde. Depois de alguns anos vc passa por um local, ou residência e vê aquela sombra,algumas floridas outras com frutos e sabe que por uma iniciativa sua ela está ali, é gratificante demais.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal. Eu sou aquela velha doida que recolhe tudo qto é semente e planta em caixinhas de leite. Depois das mudas prontas eu faço doações, ou qdo encalham saio plantando por aí. Tudo vale a pena por uma cidade mais verde. Depois de alguns anos vc passa por um local, ou residência e vê aquela sombra,algumas floridas outras com frutos e sabe que por uma iniciativa sua ela está ali, é gratificante demais.

    ResponderExcluir