sábado, 31 de outubro de 2015

Como germinar e plantar sementes de Pitanga

Olá pessoal,

Estava andando pelas ruas perto da faculdade quando me deparei com uma pitangueira carregada. Estava bem alta pra eu pegar uma frutinha. Automaticamente olhei para o chão e vi varias pitanguinhas dando sopa. Aí eu peguei algumas pra tentar plantar.














Primeiro você pega as frutinhas, retira toda a carninha dela e lava bem. Vai ficar mais ou menos assim:














Depois você pega esses carocinhos e coloca num vasinho com terra vegetal.
























Cubra com uma camada de mais ou menos 1cm de terra vegetal e regue um pouco.













































Guarde em um lugar onde não bata sol direto pra terra não esturricar.  Lembre de regar periodicamente pra terra ficar sempre úmida. Dentro de poucas semanas (amanha demorou 3 semanas) os primeiros brotinhos vão sair. A partir daí você já pode coloca-las pra tomar sol direto.













































É isso aí.
Agora é só esperar sua pitangueira (é esse o nome?) crescer e dar futuras pitanguinhas.

=D

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como produzir o húmus de minhoca

Recentemente fiz uma composteira em casa com baldes de 20l, vocês podem conferir todo o processo clicando aqui.

Agora vou mostrar como estou fazendo para produzir o húmus de minhoca. Essas dicas você pode encontrar aos montes na internet. Mas aqui vai o jeitinho com que eu faço.

Primeiro você coloca material orgânico fresco e cobre com material orgânico seco (serragem, palha, etc).
















Cubra bem, tem que ficar bem coberto. Isso evita as moscas e o mau cheiro indesejado.














Uma vez por semana eu abro minha composteira e dou uma "revirada" nela. Como assim?
Como ela está em balde fica ruim de eu ficar revolvendo a matéria em compostagem. então eu pego o balde, despejo numa bacia bem grande e depois dou uma misturada no material e coloco tudo no balde novamente.














Depois de duas semanas observei que o matéria está se decompondo muito bem, até mais rápido do que o esperado, da pra ver que estão ganhando uma cor mais escura e está parecendo terra. Até hoje não apareceu mau cheiro nem excesso de umidade. AS minhocas estão super felizes decompondo a matéria orgânica.

Assim que tiver o húmus pronto atualizo a postagem =D

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Como germinar e plantar sementes de Jacarandá-mimoso

Olá.

Estamos na primavera. E junto com a florada do ipê ocorre a florada de diversas outras espécies lindas. Uma delas é o Jacarandá-mimoso, o qual vou ensoná-los a plantar hoje. O Jacarandá é uma árvore decídua (perde as folhas no outono/inverno). Se adapta muito bem ao clima brasileiro. Desta forma, não é preciso estratificar a sementes.
O método de plantio é semelhante ao do ipê:

Procure perto de uma árvore adulta uma dessas vagens:














Ela é bem dura, você pode ter certo trabalho pra conseguir abrir. Mas depois que conseguir abrir vai poder ver as sementes lá dentro.














Pegue um pote vazio e forre com papel toalha umedecido














Depois coloque as sementes no potinho e cubra com mais uma folha de papel toalha umedecida.


























Deixe as sementes no papel umedecido por uns 2 dias. Isso ajuda a quebrar a dormência das sementes. Depois plante elas em erra vegetal. Cubra com uma camada de cerca de 1 cm de terra.















Depois de poucos dias você pode observar os primeiros brotinhos saindo da terra (o meu demorou cerca de uma semana).

























Neste momento deixe o brotinho na sombra e não deixe a terra ressecar. Sempre que ver a superfície seca regue um pouquinho a planta. Mas sem encharcar. Dentro de poucos dias você pode ver as primeiras folhinhas brotarem.



















Neste momento você pode colocar sua planta para tomar sol direto. Espere ela ter cerca de 30 cm de altura para planta-la no chão.
Cultivar Jacarandá é super simples e não tem segredo.
Fique atendo nas ruas da sua cidade, provavelmente você vai achar uma dessas árvores.

=D

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Como trocar ou adicionar memória RAM no seu notebook

Ultimamente meu computador tem dado umas travadas feias em aplicativos mais pesados. Também demorado bastante para iniciar. Então decidi adicionar mais memória ram.
Atualmente tenho um Dell Vostro 3450. Ele veio com 4 GB de RAM e a placa mãe suporta até 8GB

Primeiramente, pegue seu notebook, vire ele de cabeça pra baixo e veja onde que fica os parafusinhos da tampa da memória, depois desparafuse e abra.
















Vai ser fácil observar onde estão os chips de memória RAM















Depois você solta as duas travinhas que seguram a placa e ela vai levantar


























Depois você pega pelas laterais e puxa


























Depois é só adicionar a memória nova. Encaixe no slot direitinho depois empurre para prender nas travinhas  e feche seu pc denovo
















Alguns cuidados que você deve tomar antes de começar a abrir seu pc:

- Certifique-se de qual tipo de memória você precisa comprar. Eu usei um programinha chamado CPU-Z. Pode fazer download dele aqui

Uma vez instalado, abra o programa. Na aba 'Memory" você vê quanto de memória seu computador tem e qual o tipo (DDR2, DDR3, etc)
























Na aba SPD você vê a frequência de barramento da memória e suas especificações técnicas:

























- Coloque uma memória de frequência de barramento compatível com a frequência da placa mãe. Para consultar as especificações da placa mãe você deve olhar o manual do seu computador ou o site do fabricante.

- Se for colocar mais de uma memória, coloque aos pares e certifique-se de que elas tem as mesmas especificações e mesmo tempo de acesso para funcionarem em Dual Channel.

- Tome cuidado com a eletricidade estática do seu corpo. ela pode queimar componentes eletrônicos. Encostar em aparelhos que estão aterrados eletricamente, ou qualquer tipo de metal condutor que esteja em contato com o solo vai fazer você se "descarregar". Afinal, você não via querer estragar aquela memória novinha que acabou de comprar.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Passo a passo - Como fazer uma composteira doméstica com baldes

Visite nossa página no facebook

Há alguns dias precisei adubar minhas plantas. Então pensei em comprar adubo, mas sou péssimo nisso. Os adubos que encontrei em casas de jardinagem são baseados em um teor de Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK). Mas cada tipo de adubo tem uma especificação diferente e eu nunca sei qual o ideal pra comprar.

Então comecei a pesquisar sobre como fazer adubo em casa. Até que chequei na reciclagem do lixo orgânico caseiro pelo método da compostagem. A partir daí decidi fazer minha própria composteira.
Eu vi umas pra vender pela internet. Mas estavam muito caras. Essa que eu fiz não gastei nada =D

Primeiro você precisa de três baldes de 20 litros com tampa.

























Com uma furadeira e uma broquinha fininha, faça alguns furos na lateral do balde. OS furos devem ser pequenos pra evitar entrada de mosquitos consequentemente proliferação de larvas indesejadas.





























No fundo do balde você uma uma broquinha mais grossa e faz uns furos mais largos, para passagem de chorume e das minhocas... sim.. você usará minhocas na sua composteira. Falarei delas jajá. Se não me engano eu usei broca de 1,5 mm nas laterais e de 5,0 mm no fundo.
















Depois você tampa um balde a coloca um sobre o outro. E risca a medida do fundo do balde de cima. Mais ou menos assim:

























Depois você pega uma faquinha e recorta um círculo menor do que este que você marcou. Essa diferença vai servir para apoiar o balde de cima. Você deve fazer isso em duas tampas.

















Não esqueça de apenas furar uma tampa também... Esta vai fica na parte de cima.















Sua composteira basicamente vai consistir em 3 baldes: O de baixo, sem furos, para coletar chorume. O do meio e o decima devem ser furados nas laterais e no fundo. Entre um balde e outro você deve colocar uma tampa recortada para dar passagem de um compartimento a outro:

























Beleza.... Sua composteira está montada. Agora vamos abastece-la. Primeiro pegue um pouco de húmus com minhocas (a minhoca indicada para o processo de compostagem é a Minhoca Californiana ou minhoca vermelha). Coloque no fundo do balde uma camada de 5 cm:

























Depois você coloca a matéria orgânica a ser decomposta. Coloque restos de vegetais crus bem picadinhos e cascas de ovos. Evite coisas ácidas como cascas de limão e cebola. Para toda parte de matéria orgânica fresca você coloca a mesma parte de matéria orgânica seca e morta.















Misture um pouquinho de serragem grossa pra deixar bem arejado.
















Depois cubra tudo com mais serragem grossa. Pode usar grama e folhas secas também.. vale também misturar borra de café no material.
A seguir tampe o balde com a tampa furadinha e coloque na parte de cima. Assim que ele encher troque com o balde vazio que está no meio.. enquanto as minhocas estão decompondo tudo o que foi colocado no balde do meio você vai enchendo o balde de cima novamente.
Dentro de poucas semanas seu balde do meio estará com o húmus totalmente produzido.

É bom revolver a matéria em decomposição com uma pazinha a cada três dias. Isso ajuda a dar uma arejada melhor, as minhocas agradecem

Logo logo vou tirar mais fotos e atualizo a postagem =D

Visite nossa página no facebook