terça-feira, 13 de maio de 2014

Desenvolvimento das Roseiras

Página do facebook

***ANTES DE COMEÇAR A LER A POSTAGEM, PRESTE ATENÇÃO:
      SEMENTES DE ROSAS QUE VENDEM POR AÍ NA MAIORIA DAS VEZES É ENGANAÇÃO, EU MESMO FUI ENGANADO. ENTÃO, EVITEM COMPRAR. EU NÃO VENDO ESSAS SEMENTES. SOU APENAS MAIS UM CONSUMIDOR LESADO ***

Oi =]

Muita gente pediu para que eu postasse novas fotos das roseiras e tal. Minha primeira postagem sobre rosas tá lotada de comentário se eu to ficando completamente perdido na página. Sem falar que muita coisa que tá sendo perguntada ali já foi respondida antes. É só ler todos os comentários (Tipo.. 2 palito né).

A ideia agora é postar as fotos atuais das minhas roseiras. Vou atualizando conforme elas se desenvolvem.

Como vocês podem ver na outra postagem as roseiras brotaram no começo de 2013, ou seja, a roseira mais desenvolvida que tenho aqui tem mais de um ano.

Como podem ver ela ainda está com as folhas pequenas e galhos finos, mas os espinhos estão bem grandinhos.




















A base do tronco dela está engrossando bem. Vou tentar coloca-las num vaso maior para ver se desenvolvem mais.


















Elas crescem formando galhos longos e finos. Eu tentei podar uma para ver se a planta dava uma encorpada diferente mas não tive bons resultados



















...

Hoje é 23/09/2014 estou aqui para atualizar esta postagem. A boa notícia é que a planta deu flor. Mas não foi bem como eu imaginei que seria. Primeiro apareceram estes brotinhos:
















Depois as flores se abriram, mas pra minha surpresa não eram rosas:















Essa florzinha amarela pra mim não tem cara de rosa. Por um lado a ansiedade acabou, e por outro... haha ...

Fui enganado pelo vendedor ='[

Tanta espera e tanto trabalho pra nada. Estava desconfiado desde o começo, mas mesmo assim quis ir até o final. Bom... Fica a dica: não comprem mais sementes de rosas pela internet. É tudo enganação e você estará jogando seu dinheiro no lixo. E para quem está com sementes a germinar, jogue-as fora também. Poupem-se da frustração hahaha...


=D

94 comentários:

  1. Nossa, são estranhas, elas já deveriam ter florido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuri,
      Ainda são muito novas para florir

      Excluir
    2. tb acho, eu tenho uns brotinhos aqui em caso com 10 cm e elas já florecem!

      Excluir
    3. essas roseiras recebem bastante sol? ajuda no crescimento e aparecimento de flores.e podas estar precisando as folhas estão muito espalhadas.

      Excluir
    4. Irma Gomes,
      Eu só germinei e deixei elas nesses vasos provisórios. Esse ano vou podar e colocar em vasos maiores. Elas recebem sol na parte da manhã.

      Excluir
  2. Bem nao sou expert em roseiras, mas tenho umas iguais a essa no jardim e pela aparencia parece muito com rosas trepadeiras.
    Se colocar um arco, e for amarrando ela, em pouco tempo ela ira cobrir p arco. Eu tenho um video no youtube e nele da pra ver que a sua roseira eh igual a minha.
    Procure um video sobre plantando rosas.
    Eu peguei algumas dicas do seu primeiro post, porem acabaram morrendo por falta de agua e outras por estarem no frio e como tenho bastante sementes vou sempre tentando outras formas tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb acho que são rosas trepadeiras, ñ tem nada haver com as roseiras que eu tenho aqui em casa.
      Tenho pesquisado na internet alguns tipos de rosas que eu gostaria de comprar e tenho visto ofertas de rosas azuis, rosas roxas e gostaria de saber se alguém que realmente conhece sabe me dizer se esses tipos realmente existem ou se só são pintadas depois de brotadas, pq ví uma foto de rosa multicolorida linda e um site que estava anunciando a venda das sementes, depois descobri que essas rosas ñ brotam assim e só ficam assim depois de um processo quimico manual; ou seja tem sites que enganam as pessoas prometendo variedades que ñ existem.Gostaria de saber se existe de fato a variedade azul e roxa.Abraços!

      Excluir
    2. Tiago Reformas so hoje vi o comentario, bem boa parte daquelas rosas que vendem no aliexpress nao existem ou ate existem poremmm ( como a rosa negra, pesquisei e ela so da em um determinado lugar na turquia por conta do solo aonde existia um vulcao ) logooo nao é todo o ser humano que tem um vulcao existinto no quintal.
      Rosa azul nao tenho tanta certeza pesquisei e vi que um cara do japao conseguiu mas foto que eh bom ate agora nada ( digo foto REAL ) a mesma coisa com a rosa verde, aquele verde vivido nao existe.
      Eu tenho uma lovely green no quintal , uma rosa inglesa, poremmmmmmmm nao é um verde igual ao que se vende, eh um verde bem clarinho.
      A unica que eu sei que tem eh a raiwbon rose ( rosa arco-iris ) porem ela eh uma rosa branca que consegue absorver muito mais rapido o liquido para a coloracao, cortando em 7 pedacos o caule, colocando em corante alimenticio e ai dando as 7 cores na rosa.
      Mas vale a pena tentar as roseiras por sementes é gratificante ver assim que elas comecam a florir ( qual é a real rosa que vai sair )

      Excluir
    3. Thiago procure na roselandia tem uma vendedora o mercado livre que vende rosas exóticas .

      Excluir
    4. Não ache mais são rosas selvagens... geralmente essas rosas selvagens comtem apenas 5 ou 6 pétalas e isso não é ruim pra vc não amigo as rosas selvagen são rosas muito especias por sua resistencia e facilidade de enraizamento vc tá com ouro nas mão imagino que vc já sabe pq... apartir dela e com a técnica de enxertia vc pode propagar com muita facilidade outras variedades de rosas fazer muitas mudas é só da uma estudada de como fazer isso boa sorte...

      Excluir
    5. Rosa trepadeira de grande valor comercial! São lindas e tem uma grande variedade de cores!

      Excluir
  3. Bom dia.
    Adorei o Blog. Comprei algumas sementes e queria a tua opinião.
    Moro em Porto Alegre, e esta época do ano começa a ficar muito frio, será q há a necessidade de coloca las na geladeira, será que só o clima aqui já não basta?

    ResponderExcluir
  4. Cara, queria ver fotos da flor de lótus, deu certo?
    Eu presenteei um amigo que tem uma grande lagoa no sítio, e enviei o link do seu blog para ele. POr isso pergunto, ela se desenvolveu?

    ResponderExcluir
  5. ola, esse mês é a poda das rosas, vc venderia alguns brotos pra eu tentar enxertar?

    Obrigado e parabéns pelo seu belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar fazer uns galhos dela brotar. Talvez dê pra mandar

      Excluir
  6. como vc fez para lavar as sementes? so joguei agua e coloquei nas geladeira como mostrado mas ja tem 3 meses e nd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wyd-Denon,

      Eu esfrego elas com a buchinha de lavar louça.

      Excluir
  7. Sua rosa deve macho amigo,ela é somente para tirar mudas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá,eu comprei umas sementes dessa rosas exóticas pela internet,vi o seu post anterior e fiz direitinho,mas está desde maio na geladeira e até agora nada d brotar...q será q fiz de errado?Será q existe um outro jeito de fazer essas sementes germinar?Desde já agradeço a atenção...abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pingo,

      Espere até Agosto mais ou menos. rosas demoram para brotar.
      Abraço.

      Excluir
  9. Olá.. eu comprei essas sementes tbm.. que o vendedor disse ser de varias cores.. mas vi em alguns sites dizerem que essas sementes sao apenas de rosas normais.. que não existe rosas que nascem assim... que elas sao coloridas após eles crescerem.. dá uma olhada http://www.hypeness.com.br/2013/03/rosas-de-arco-iris-conheca-o-segredo-delas-e-aprenda-a-fazer-uma-para-voce/ Será que fui enganada tbm??
    :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamara,

      As vezes também penso que fui enganado. É muito cruel essa dúvida, mas só dá pra saber mesmo depois que a roseira der flores. Até lá tenhamos paciência.

      =/

      Excluir
    2. Tamara, eu pretendo ter a mesma rosa que você! ela se chama Rosa Arco-Iros a famosa ´´Rainbow Rose´´ Dizem por aí que cientistas conseguiram mudar a pigmentação de suas pétalas genéticamente. Eu estou atrás dessas sementes, seu eu tiver essa sorte, posto aqui. Entretanto, verdade ou não , poderá ver essa rosa de perto. Veja esse vídeo ´´https://www.youtube.com/watch?v=8JocGICueKI´´ ensina a fazer as Rainbow Roses. Boa noite e Boa sorte !

      Excluir
    3. CARA TAMARA, SINTO DECEPCIONAR MAS VOCÊ FOI ENGANADA POIS O TIPO DE ROSA QUE ESTÁ TENTANDO PLANTAR É AMARELA E ATRAVÉS DE PIGMENTAÇÃO SOU CAPAS DE PRODUZIR ELAS COM ATÉ SEIS CORES MAS ELAS FLORESCEM AMARELAS E APOS CORTAR AI SIM VOCÊ TERÁ ATRAVÉS DE PIGMENTOS A ROSA ( ARCO IRES )..!..!..!..

      Excluir
  10. estou com algumas sementes na geladeira há algumas semanas e agora elas estão meio que embolorando, será que se eu por elas na terra antes de germinar elas nascem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tela,

      Tira elas da geladeira, dê uma lavadinha para tirar todo o bolor e depois coloque na geladeira denovo em substrato novo refazendo todo o processo. É normal aparecer isso pois elas ficam muito tempo na umidade.

      ABraço

      Excluir
  11. infelizmente todas as minhas q germinaram morrerão não sei porq ? vc colocou as suas no sol ou sombra quando germinou as sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irma,

      Eu coloquei em local onde recebe sol pleno até umas 14h. Alguns dos meus brotos morreram também, mas foram poucos.

      Excluir
  12. Ola, acabei de pedir pela internet semente de rosas exoticas.
    Estou mega ansioso para plantar.
    Aqui em casa essa semana plantei 3 mudas de rosas...... logo mais terei fotos para postar.
    Blog mt bom parabéns =D

    ResponderExcluir
  13. Amigo, Boa tarde.

    Gostaria de saber se tem novidades, queria comprar as sementes de rosas coloridas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Não tenho novidades ainda =/

      Excluir
    2. Sementinha dificil de nascer..rsrs
      Mas vou ficar de olho no Blog, vou encomendar as minhas para ver..

      Obrigado pelo retorno

      Excluir
  14. Ola!!! Toda semente tem q ir p geladeira?? Qlqr planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. **Niky**,

      Nem todas. Ipê Amarelo por exemplo não precisa estratificar para germinar.

      Excluir
  15. Gostaria de saber se nasceu mais rosas amarelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio,

      Só nasceram essas da fotos. E acho que não são rosas.

      Excluir
  16. Olá, boa noite. Tudo bem? Você usou ácido giberélico durante o processo?

    ResponderExcluir
  17. Recebi hoje as sementes de rosa preta que comprei através do Mercado Livre, MAS estou já desanimada. Veio uma orientação para colocá-las durante 24h em água
    com temperatura de 40°C para quebrar a dormência da semente e aqui vejo "estratificando o frio"= colocar na geladeira. 40° C não cozinha a semente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariza,

      Talvez esse método de certo. Eu nunca tentei por medo de estragar a semente.

      Excluir
  18. Alguém sabe informar se semente de rosa trepadeira deve ter o mesmo procedimento da rosa comum na germinação e plantio.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! tenho 23 e sou apaixonado por rosas. Gostaria de saber se poderiam me ajudar a começar a plantar. Sou inexperiente e na verdade nunca plantei uma rosa. Encontrei no mercado livre uma saquinho com 60 semente, achei ótimo já que pretendo ´´colecionar´´ , a mais desejada pra mim é a Rosa Azul e tão polêmica Rosa Arco-iris. Se puderem me ajudar fico muito grato, falem tmbm sobre a confiabilidade desses sites e semente. doberman.sktbr@hotmail.com .. Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Olá ! Sim, sua rosa é uma rosa. Bem mais delicada e primitiva, uma rosa selvagem tem uma beleza unica.
    Ab

    ResponderExcluir
  21. chega de tanta enganação quero acreditar que ainda existe pessoas honestas

    ResponderExcluir
  22. Na verdade sao rosas sim mais são mais chamadas de rosas velhas. São as roseiras mais rústicas e mais primarias ..... Claro que depois de mais de seculos de melhoramento hoje temos risas com mais de uma camada de flor ...Outra coisa as roseiras novos. Nao.costumam nascer de semente... Só por enxerto.... Mesmo assim depois de tanta frustração gostei da post ta de parabens''

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bom..? ^^
    Olhe eu estou muito ansioso. Kkkk
    enfim todas as minhas sementes quanto de maçã ou de pessego não germinam de jeito nenhum! :( . faço exatamente o que diz e não consigo. Me ajude
    Desculpa mandar nessa página e pq não consigo mandar no do pessego

    ResponderExcluir
  24. Oi tudo bom..? ^^
    Olhe eu estou muito ansioso. Kkkk
    enfim todas as minhas sementes quanto de maçã ou de pessego não germinam de jeito nenhum! :( . faço exatamente o que diz e não consigo. Me ajude
    Desculpa mandar nessa página e pq não consigo mandar no do pessego

    ResponderExcluir
  25. http://pt.aliexpress.com/store/product/9-popular-bosai-tree-seeds-total-more-than-100-seeds-mini-bonsai-seeds-Premium-Bonsai-Package/1189687_32236254379.html

    ResponderExcluir
  26. querido essas sementes vendidas na internet sao sementes de plantas hibridas, ou seja cruzamento de especies, pelo que acompanhei na foto , essa e uma rosa trepadeira, as mudas hibridas nem sempre dao o resultado aparente pois pode se desenvolver mais a genética de uma ou de outra usada no cruzamento.

    ResponderExcluir
  27. Da uma olhada nesse link essas rosas não parecem com as suas .http://paulbarden.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html

    ResponderExcluir
  28. Pessoal eu quero saber de vcs se realmente existem as rosas negras e rosas arco íris
    Li algumas matérias sobre essas rosas e dizem que são modificadas artificialmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao existem .... nem negras...nem arco iris ...oq existem sao rosas de um tom vermelho bastante forte chamadas de principe negro... ja as arco iris sao feita nergulhando as e corante alimenticio... caso ainda tem duvida procura na internet o topi ...como fazer uma rosa arco iris..

      Excluir
  29. ia comprar no aliexpress, mas ainda bem q li teu post, melhor plantar grama msm kkkk parabéns pelo blog, bjs

    ResponderExcluir
  30. Descobri que suas rosas são silvestre, são boa para fazer enxerto de rosas hibridas.

    ResponderExcluir
  31. As sementes de rosas coloridas q vc vende no ML diz ser de rosas coloridas, elas são coloridas mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu não tenho nenhum anúncio no mercado livre. Alguém deve estar se passando por mim. Poderia por favor me passar o link deste anúncio?

      Excluir
  32. Oi! É rosa sim, porém é uma rosa silvestre. Muito obrigado pelos posts, estou me aventurando na estratificação.. Parabéns.

    ResponderExcluir
  33. Comigo aconteceu a mesma coisa, comprei sementes de varias cores, deixei na geladeira e uma semente só deu certo, plantei mas está pequeno o pé, o desenvolvimento é muito lento, e de acordo com as fotos que postou essa é a mesma coisa, bastante espinhos, mesmo aspecto, triste como as pessoas podem vender algo assim, dizem que a PROPAGANDA É A ALMA DO NEGOCIO, alguns casos pra enganar mesmo.....

    ResponderExcluir
  34. Vou comprar as sementes, mais ja vou avisando, se me mandarem sementes que não nasce as rosas que aparece no site entro na justiça por propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nicelia,
      Eu não vendo sementes. Se alguém te vendeu e usou como referência esta página, então te enganaram. Eu também já fui enganado quando me venderam as sementes que tentei germinar. Por favor me mostre qual site você comprou pois entrarei na justiça junto com você.

      Obrigado

      Excluir
  35. Posso estar enganado mas acho que essas plantas são rosas sim, porém são rosas selvagens e por isso são assim, sem muitas petálas. As rosas com várias petálas são cruzamentos amigo. Mas olha pelo lado bom, com essas rosas ai da pra fazer doces e bebidas e também podem ser usadas em saladas...

    ResponderExcluir
  36. OLÁ, COMO A POSTAGEM DAS FOTOS JÁ FAZEM TEMPO.. ACONTECEU ALGO POSITIVO COM AS ROSAS? CONSEGUIU GERAR OUTRAS FLORES MELHORES?

    ResponderExcluir
  37. Haa que pena! Comprei sementes de rosa preta no aliexpress tentei plantar mas ta difícil, vou seguir suas dicas e ver se nascem, não tem problema se não nascer rosas, só sei que não estou conseguindo germina-las. Uma pergunta se eu conseguir germina será que posso colocalas na terra no chão mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As suas sementes germinaram? e pq eu comprei no aliexpress tbm. mas plantei tem 10 dias

      Excluir
  38. Gente no mercado livre tem inúmeros vendedores de sementes de rosas coloridas,tava até pensando em comprar ainda bem que li este post a respeito.

    ResponderExcluir
  39. As minhas estão na geladeira...comprei de 2 vendedores diferentes e as sementes das mesmas rosas vieram também diferentes.. . Na verdade sei é que fomos enganados pois pelo vídeo vi wue não existe essa arco iris só se fizermos manualmente. .

    ResponderExcluir
  40. Bom, eu comprei algumas sementes de rosas e mesmo sabendo que pode ser enganação vou tentar geminar, não custa nada. De qualquer forma é uma planta bonita a sua.

    ResponderExcluir
  41. que decepção cara, comprei 1600 sementes de varios tipos de rosas por R$ 16,00, pensando que em 2 ou 3 meses estaria com belas flores no meu quintal hahahah, isso q da não pesquisar antes, grande engano meu :)

    ResponderExcluir
  42. Nao sou experience na cousa, Mas confia que e roseira trepadeira sum, primeiro day essay for e depois day umas Rosa's pequeninas muito Linda's e muito perfumadas, Mai's que as Rosas normais... a minha patroa Põe nas casa que aluga e fica um cheirinho tao bom...

    ResponderExcluir
  43. Nao sou experiente em plantio mas acredite q as flores q ai tem sao roseiras trepadeiras, primeiro dao essas flores e depois umas rosas pequenas e muito perfumadas.... a minha patroa põe nas casas que aluga e da um cheirinho maravilhoso.... n deite para o lixo...n se vai arrepender 😃

    ResponderExcluir
  44. Nao sou experience na cousa, Mas confia que e roseira trepadeira sum, primeiro day essay for e depois day umas Rosa's pequeninas muito Linda's e muito perfumadas, Mai's que as Rosas normais... a minha patroa Põe nas casa que aluga e fica um cheirinho tao bom...

    ResponderExcluir
  45. a sua é uma Rosa 'Harison's Yellow' uma rosa que será uma trepadeira.

    ResponderExcluir
  46. a sua é uma linda e maravilhosa Rosa 'Harison's Yellow'
    deixe ela crescer e terá muita satisfação ainda. ela é como um patinho feio.

    ResponderExcluir
  47. Existem rosas nessa variação, principalmente trrepadeiras, o problema ai é o local elas devem serem plantadas em espaços maiores para se desenvolverem.

    ResponderExcluir
  48. Você não foi enganado, são rosas selvagens ou silvestres

    ResponderExcluir
  49. Fiz hoje como comentado no blog. Tentei lavar a bucha de lavar louça, mas não deu certo, coloquei num prato e esfreguei com os dedos na água, fiz duas vezes, trocando a água, aí imediatamente molhei o algodão coloquei elas e o tapei com a outra parte do algodão. Fiz corretamente?

    ResponderExcluir
  50. OI, COMPREI AS SEMENTES PELA INTERNET E ESTOU FAZENDO EXATAMENTE COMO VC ENSINOU. DATEI É PUS NA GELADEIRA. DE QDO EM QDO TENHO QUE UMEDECER O PAPEL?

    ResponderExcluir
  51. Por gentileza, sabe informar algum lugar seguro onde eu possa adquirir mudas de ROSEIRA PRÍNCIPE NEGRO?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  52. Fiz a compra pelo mercado livre
    Estou esperando chegar
    Comprei arco iris, rosas azuis e boca de Leão

    Se não for as que eu pedi eu pesso reembolso.


    Muito boas as suas dicas obg

    ResponderExcluir
  53. Oi tudo bem?
    Como está as mudas de rosas atualmente?
    Comprei as sementes das coloridas e negras tbm.
    Mas ja estou desanimando, ha a moro em Rondonia colocar na temperatura de 40º será fácil é temperatura ambiente aqui rssss
    Belo post amei...quero saber como estão as rosas atualmente...vou plantar memos assim rsss

    Abraços

    ResponderExcluir
  54. Moro em Rondonia comprei as sementes pela internet nao chegou ainda...
    Tô desanimando com tantos comentários achei que ia ter rosas negras, coloridas afss...
    Mas vou plantar assim mesmos sobre os 40º só colocar na água temperatura ambiente bom muito quente aqui principalmente a noite...talvez exceda a temperatura chegando á uns 44º haaha
    Hem como estão as rosas atualmente...?
    Gostei do post...parabéns
    Abraços

    ResponderExcluir
  55. Moro em Rondonia comprei as sementes pela internet nao chegou ainda...
    Tô desanimando com tantos comentários achei que ia ter rosas negras, coloridas afss...
    Mas vou plantar assim mesmos sobre os 40º só colocar na água temperatura ambiente bom muito quente aqui principalmente a noite...talvez exceda a temperatura chegando á uns 44º haaha
    Hem como estão as rosas atualmente...?
    Gostei do post...parabéns
    Abraços

    ResponderExcluir
  56. Olá, tudo bem.
    Estas plantas que germinaram são sim roseiras. Pela quantidade de folíolos (9), pela característica dos espinhos, e pelo porte escandente, pela cor avermelhada, eram sementes da Rosa bracteata (que ja gerou hibrido amarelo, a rosa Mermaid).
    São rosinhas singelas de muito perfume, que crescem como plantas daninhas em muitos países.
    Elas tem vantagens, as trepadeiras dela tem porte muito grande, arbustivo como uma grande moita de flores intensamente perfumadas e de folhas imunes a doenças fúngicas. Precisam de muito espaço, e pode virar um problema, pois é muito espinhenta.

    Infelizmente, suas sementes, como de outras rosas silvestres, tem sido usadas para enganar as pessoas.
    Venho fazendo cruzamentos e germinando minhas próprias sementes, e a dica é usar uma premissa simples, as rosas modernas vem de muitos cruzamentos e a variância de cores e formas é infinita, entao uma semente de uma rosa é uma caixa de surpresas, nunca dará uma planta igual a mãe, pode ser parecida, mas nunca sera possivel vender tais sementes com garantia de características. Nenhum produtor do MUNDO vende semente de rosas.

    Bom cultivo a todos,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  57. comprei 1800 sementes a 4 anos pela internet e semeei varias vezes e nunca consegui uma flor sequer, somente brotos q logo morrem e algumas plantas totalmente diferente de rosas.. ainda tenho muitas sementes... kkkkk

    ResponderExcluir
  58. Uma decepção.Comptei 300 sementes de rosa arco íris pela internet...Só brotaram 7.Esperei os 4 meses com elas na geladeira....fiz estratificação...TD conforme o recomendado...Aí, aconteceu o mesmo que vc...saíram as mesmas folhinhas...espinhos, mas não eram rosas...Não comprem!!!

    ResponderExcluir