quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Como germinar e plantar sementes de Tangerina


A tangerina, mais popularmente conhecida como mexerica, é uma espécie de fácil cultivo. Vou mostrar como germinei em poucos passos. Não coloquei esta semente para estratificar, plantei direto na terra e deu certo.

Em primeiro lugar separe os caroços que deseja germinar e lave bem em água corrente para retirar toda a sujeira. Se você plantar as sementes sujas podem crescer fungos e estragar tudo.

































Depois coloque em um vaso com terra vegetal e cubra as sementes com uma camada de 1,5 cm de terra. Lembrando de não deixar a terra seca até que a semente germine. Fique atento, dê uma olhada uma vez por dia. Quando a terra estiver secando molhe mais um pouquinho. 




















Eu plantei minhas sementes no final do outono. demorou cerca de 3 semanas para brotarem. Mas assim que apareceram os primeiros brotos eles se desenvolveram rápido.



















Podem ver que não tem segredo nenhum. É Igual plantar feijão, só colocar na terra, molhar e esperar brotar.

Segue um vídeo recente onde eu fiz um passo a passo com esse processo. Porém, no vídeo eu não plantei diretamente na terra, primeiro fiz as sementes brotarem:

Parte1:



Parte 2:




Para quem deseja plantar árvores frutíferas e espera colher os resultados com boas podas, indico o e-book abaixo:



=D






53 comentários:

  1. Sempre ouvi falar que para se conseguir um bom exemplar de laranja ou tangerina só através de enxerto. Isso é verdade? Nesse caso que você plantou as sementes da tangerina o futuro pé e os frutos serão iguais os da planta original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila,

      Nunca fiz enxerto. Eu apenas peguei os caroços da fruta e plantei. A planta ainda é nova, não faço ideia de quanto demora a dar frutos para eu conferir.

      Excluir
    2. Através do enxerto o tempo de espera para ter um fruto é menor, pois o galho já ver com o dnd de uma árvore adulta.
      Com o plantio da semente da fruta o tempo que leva até que torne uma árvore adulta é maior. Só uma árvore adulta da frutos.
      Tem árvores que demoram uns 20 anos para chegarem na fase adulta dependendo do solo.

      Excluir
    3. O enxerto de um galho "produtivo" garante que a árvore seja produtiva. Há árvores estéreis... Já imaginou esperar 7 anos para descobrir que, por exemplo, seu abacateiro pode ser estéril?!!
      (É claro que existem outros fatores para gerar frutos, como adubação, polinização...)

      Excluir
    4. Fiquei sabendo ...fonte confiável..vc precisa plantar um limoeiro proximo ao pé de mexerica...assim a fruta fica doce e sem pragas...

      Excluir
    5. A planta enxertada realmente diminui o tempo de frutificação. ..a planta adquirida através de semente tem que esperar seu tempo de maturidade que varia muito de espécie para espécie ..no caso da tangerina... É aproximadamente 8 anos...

      Excluir
    6. Isso mesmo!
      Caso venha a plantar uma semente de uma planta enxertada, a semente será o filho do cavalo, ou seja, a planta em que o enxerto foi colocado, que na maioria das vezes, é um pé de limão, que é mais resistente!

      Excluir
    7. A árvore de mexerica pode começar a produzir frutos a partir dos 2 anos de idade e essa produção deve ir aumentando com o passar dos anos até os 20 anos, mais ou menos.

      Excluir
  2. Ola, gostei muito do seu blog!!! Já peguei muitas informações nele.Queria pedir sua ajuda para fazer mudas de cereja e ameixa vermelha a partir no caroço. Já pesquisei na internet mas não consegui nada.Desde de já obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius...

      Eu não germinei essas plantas ainda. Mas está nos planos, em breve eu posto aqui =D

      Abraço!

      Excluir
  3. Valeu, fico no aguardo. Abçs...

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    eu tenho um pé de tangerina no canteiro da minha casa num bairro urbano no RJ, com aprox. 40cm de altura, nascido naturalmente a partir de uma semente jogada nesse canteiro que possui terra preta. Gostaria de saber se é possível eu transferir essa planta para um terreno com terra de barro vermelho localizado próximo a uma praia e se possível, quais cuidados e procedimento devo executar.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio,
      Quando for transferir a planta, cave um buraco de um tamanho suficiente para acomodar as raizes e plante a muda com a terra preta. A medida que as raizes forem se desenvolvendo vão se adaptando ao novo solo.

      Abraço

      Excluir
  5. Olá ! costumo plantar sementes de tudo, aconteceu de nascerem muitas semelhantes, tangerina ou limao cravo, nao imagino como saber quem é quem. Pode me ajudar ? Masserando a folhinha eu acho o cheiro delas igual, visualmente as folhas sao iguais. Pode ser que sejam todas de limao cravo, pois este eu tenho certesa que plantei. obrigada desde já ! E parabéns pelo blog muito instrutivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa,
      Espere as plantas crescerem um pouco mais, aí você olha a característica da folha de cada uma na internet e verifica de qual vc plantou.

      Excluir
  6. Olá, adorei a ideia, estou tentando fazer muda de limão faz muito tempo, mas nao conseguia, tentarei essa sua ideia tb.
    Uma dúvida, será possível usar uma estufa para a germinação?

    ResponderExcluir
  7. Cara, descobri seu blog procurando por dicas de como germinar sementes de maçã e acabei lendo todo o conteúdo (até os post's em que vc deu dica sobre motos, heheh!!). É muito didático, objetivo e as fotos são ótimas!
    Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  8. A mexerica leva em torno de 3 à 5 anos pra se tornar adulta e produzir frutos

    ResponderExcluir
  9. gosto muito do seu blog, plantei e deu certo agora é so esperar frutificar. parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  10. a muda tem que ser agoado quantas vezes ao dia ?

    ResponderExcluir
  11. Amei seu post <3 . Quando minha plantinha crescer e virar árvore vou da-la de presente pra minha filha...

    ResponderExcluir
  12. Agora q elas brotaram no vasinho,, q faço ?
    Separo uma a uma e ponho no vaso maior ? Ou na tarra ? Obrigada, sou muito leiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora q elas brotaram no vasinho,, q faço ?
      Separo uma a uma e ponho no vaso maior ? Ou na tarra ? Obrigado desde já

      Excluir
    2. Agora q elas brotaram no vasinho,, q faço ?
      Separo uma a uma e ponho no vaso maior ? Ou na tarra ? Obrigado desde já

      Excluir
  13. E so deixarem ctescerem um pouco e planta las individualmente na tetra.

    ResponderExcluir
  14. E so deixarem ctescerem um pouco e planta las individualmente na tetra.

    ResponderExcluir
  15. Opa! Acabei de chupar a tangerina! Vou plantar os caroços!

    ResponderExcluir
  16. mais uma que acabou de chupar tangerina e vai plantar...e essa estava docinha, docinha!

    ResponderExcluir
  17. Posta uma foto do tamanho atual de sua árvore'!

    ResponderExcluir
  18. Voce colocou algum adubo na terra? tipo humus de minhoca, farinha de ossos algo do tipo? Faz meses que estou tentando plantar mexerica apenas na terr anormal misturada com terra vegetal,regando todos os dias, a muda cresce 6 cm o caule fica bem branco e ela começa a cair e morre. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  19. Eu estava chupando uma laranja e plantei a semente depois de muitos anos eu acompanhando o crescimento do pé de laranja, só que quando cresceu o pé deu foi limão pode acontecer isso?

    ResponderExcluir
  20. Peguei uma semente de laranja que estava chupando e plantei, começou a brotar dai fui cultivando até tornar um lindo pé frutífero só que em vez de laranja deu limão...Pode acontecer isso????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poder, quando a pessoa é muito lesada a planta sai lesada também , espero ter ajudado

      Excluir
    2. FERNANDA, estive pesquisando e descobri que o vice-versa também se aplica a esse tipo de caso. Com relação ao chapéu, atualmente estou usando um igualzinho ao seu.

      Excluir
  21. Amo esse blog!Parabéns pelo conteúdo e pela simplicidade.

    ResponderExcluir
  22. Olá, acabei de plantar minhas sementes de mexirica e gostaria de saber de posso deixar no sol? Obrigada
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim
      Você pode,eu fiz isso e deu ceryo mas pra germinar mais rápido é só descascar a casca mas não é toda casca que aparece aquela coisa verde,é só a primeira camada aí planta na terra e demora só uma semana pra germinar

      Excluir
  23. Bbah muito legal essas dicas. Sempre q como uma fruta fico pensando nas sementes. Onde plantar mas agora estou vendo que é possível plantar as sementes de bergamotas. E mação deve ser muito legal.Antigamente na minha cidade nós tínhamos maciera e dava frutos. Nunca mais vi ninguém plantando por aqui. Valeu Muito Obrigado pela dicas.

    ResponderExcluir
  24. Por favor, mostra como está sua mexeriqueira drpois de 2 anos. Vou seguir suas dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Onde conseguir enxerto para a tangerineira dar fruto mais rápido?

    ResponderExcluir
  26. Germinei e plantei a laranja kikan, das várias que tentei germinar apenas duas mostraram vitoriosas, já está com uns 40 centímetros, mas estou com medo de podar, tem alguma dica? Hoje pus para germinar sementes de mixirica, vou aguardar também para selecionar as vitoriosas. Tens alguma dica de poda de laranjas de vários tipos ou da kikan que citei acima? Agradecida pelo compartilhamento de suas informações experientes. Meu e-mail eulinagurgel@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Tenho umas sementes aqui e vou planta-la. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  28. Plantei uma tangerina pokan por semente faz uns 7 anos .A árvore está grande e bonita , tem espinhos.Me disseram que nunca dará frutas .Mais tenho pena de a arrancar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que ela não de frutos, não arranque. Certamente, ela.embelwza.seu terreno e colabora com a qualidade do ar.

      Excluir
  29. Plantei umas sementes de tangerina e hoje vi que brotou👏🏼👏🏼👏🏼🌱 amei!!!

    ResponderExcluir