quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como germinar e plantar sementes de Pau-ferro

Página do facebook:
Hoje vou mostrar como fiz para germinar sementes de pau-ferro. Trata-se de uma árvore bem alta, não faz uma copa muito grande mas é uma árvore muito bonita. Já li alguns comentários de pessoas que fazem remédios caseiro com ela. Parece interessante e bem útil.
Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o porte dela, e os galhos retorcidos nas pontas proporcionam uma beleza sem igual. Se um dia eu tiver um sítio vou encher dessas árvores.


Assim que terminou a florada eu já me preparei para colher as sementes. Ela produz umas vagens que contém as sementes dentro:


Essa casca parece dura mas não é. Com um alicate de corte você rompe ela facilmente e consegue chegar na semente:

Só que essas sementes parece ser impermeáveis. É como se tivesse uma capinha de plástico revestindo ela. Para permitir que a água penetre facilmente para quebrar a dormência da semente é necessário fazer uma escarificação.
É um processo simples, basta pegar alguma coisa afiada como um estilete ou um alicatinho de cutícula e fazer ranhuras na casquinha até chegar na semente. Como eu sou uma pessoa lesada, desequilibrada e um pouco retardada sempre acabo me lascando quando trabalho com instrumentos cortantes:

Mas isso faz parte...
As sementinhas devem ficar mais ou menos assim:


Agora é só plantar num vasinho com terra vegetal. E é bom não esquecer de deixar a terra sempre úmida. As minhas sementes germinaram rápido. O primeiro brotinho apareceu em 4 dias.



Recentemente fiz um passo a passo em vídeo desse processo:
 

 
 
Até..

=D


36 comentários:

  1. Parabéns, amei o blog!!
    Sempre quis plantar arvores frutiferas e agora com suas dicas está facil!!
    Já fiz o processo da maçã, o proximo será da jabuticaba que já estou com elas aqui, agora tmbm vou plantar manga, o caroço já tirei ontem, sabe dizer qual o procedimento???
    Obrigada e parabéns!
    Seguindo o blog!

    Aline - www.bomboneca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Nunca plantei manga, mas está na lista de próximas tarefas. No momento estou germinando pera e uva.

      Obrigado,
      Abraço

      Excluir
  2. bom dia ,admiro muito seu blog gosto de germinar bastante sementes.pois tenho uma pergunta posso plantar as sementes em terra adubada?

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Já tentou ao invés de arrancar um pedaço da casca, lixar as sementes de leguminosas de casca dura até expor o cotilédone? É o que eu costumo fazer. Funciona com jatobá, guapuruvu, faveiro, Sesbania, etc.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a explicação. Quebrei várias vagens e não via nenhuma semente. Com suas fotos passo a passo, estou encorajada a fazer a plantação. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Você deixou as sementes na sombra ou elas pegavam sol?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado me ajudou muito achei um pe de pau ferro que estava com as sementes maduras no chao peguei agora ja sei como plantar estava a muito tempo procurando esta arvore pau ferro quero plantar na frente de casa acho muito bonita

    ResponderExcluir
  7. Onde eu acho essa semente, urgente.
    natyzorzan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia, de onde você é? Aqui em São Paulo te muitas dessas árvores pela cidade. Você encontra as sementes facilmente.

      Excluir
    2. Próximo ao hospital Albert Einstein Morumbi está cheio de semente

      Excluir
  8. Recentemente, colhi as vagens desta árvore. Aqui na minha região, semiárido nordestino, ela não alcança essa dimensão. Ela é também chamada aqui de Jucá. Pretendo fazer mudas dela para reflorestamento do bioma caatinga. Também tenho feito mudas de Craibeiras, que parecem Ipês amarelo quando floram, mudas de Mulungu entre outras que ainda estou colhendo as sementes. Sempre pesquiso como plantá-las, pois não tenho muito intimidade com botânica. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Recentemente coletei algumas sementes dessa árvore. Aqui na minha região, semiárido, ela tem um porte menor e também é conhecida como Jucá. Eu tenho feito mudas de outras árvores nativas da caatinga e sempre pesquiso como semear suas sementes. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  10. parabéns ..vc é um real planteiro..rssr muito útil..gostei

    ResponderExcluir
  11. olá
    foi bom achar este blog trouxe tres vagens que catei de pau ferro, lá em Sta Catarina,so não sabia como plantar,pronto já sei ,depois te conto se germinou.
    obrigado

    ResponderExcluir
  12. Convido a todos a fazerem parte do nosso grupo de trocas e doações de mudas e sementes. Lá temos doadores, inclusive, de pau-ferro:

    https://m.facebook.com/profile.php?id=422967081396608&ref=content_filter

    ResponderExcluir
  13. Parabéns ! Muito obrigado me ajudou bastante não tinha ideia como fazer as mudas de Pau Ferro . Em breve terei muitas mudas .

    ResponderExcluir
  14. Legal perto da minha casa tem uma árvore de pau ferro eu não conhecia uma amiga q falou peguei as sementes abri ,fui pesquisar como plantar achei vc .
    Obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  15. Perto da minha casa tem uma árvore de pau ferro eu não conhecia uma amiga me falou peguei as sementes fui pesquisar como plantar achei vc .
    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber comi germinar jucá

    ResponderExcluir
  17. Achei muito boa a dica para semear pau-ferro. Lixando a semente também da resultado. Abraço

    ResponderExcluir
  18. Adorei tentei varias vez não. Comsegui

    ResponderExcluir
  19. gostei das informações, tenho várias vargens de pau ferro e farei as mudas!!!

    ResponderExcluir
  20. A vagem do pau ferro também germina?

    ResponderExcluir
  21. A vagem do pau ferro também germina?

    ResponderExcluir
  22. vou fazer uma plantaçao de pau ferro

    ResponderExcluir
  23. Adorei.... tem sementes no meu condomínio....vou plantar

    ResponderExcluir
  24. Vc é muito engraçada, obrigado pela dica, por gentileza uma dúvida, deixo no Sol ou a meia sombra? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir