segunda-feira, 20 de maio de 2013

Preparação de vasos

Página oficial do facebook:

Hoje vou falar um pouquinho sobre reutilização. Sempre que preciso de vasos ou regadores dificilmente eu saio para comprar. Sempre tento utilizar garrafas velhas que normalmente iriam para o lixo. Minha mãe costuma dizer que eu junto tralhas. Mas nem ligo, pois a finalidade é sempre o que interessa.

Quando preciso de vasos sempre vou atrás de garrafas. Dou preferência para as garrafas largas, principalmente aquelas de 6l:





















Utilizando uma tesoura corto a parte de cima da garrafa, onde ela começa a afunilar:


























Depois de cortado faço alguns furos no fundo. É bom utilizar uma tesoura com ponta para fazer isso:


























Agora o vaso já está pronto. Mas antes de plantar é aconselhável colocar uma camada de pedriscos no fundo do vaso, pode ser areia grossa também. Essa camada tem como função drenar o excesso de água. Mais ou menos assim:


























Agora a próxima etapa é colocar o substrato e a planta. Lembrando que que você pode utilizar praticamente qualquer garrafa plástica para fazer isso. Tudo vai depender do porte da planta que deseja cultivar, da sua criatividade e dos materiais que possui em casa.

=D

9 comentários:

  1. Achei que só eu colocava pedra no fundo do vaso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramatis,
      É a melhor maneira de impedir a "lavagem" da terra.
      Tem gente que usa carvão também

      Excluir
  2. Olá, bom dia! Gostaria de saber se você usa algum fungicida no preparo do substrato. Estou adorando seu blog e tem me ajudado muito com as sementes Acer Palmatum e Pistache Chines. Obrigada! ( Lídia )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lídia,

      Nunca usei fungicidas. Nem sei como usa-los.

      Obrigado =D

      Abraço

      Excluir
  3. Oi! Obrigada pelo retorno! Eu plantei algumas sementes de pistache chinês, e tenho grande dúvida sobre o substrato pois usei areia normal de jardim. Não sei se fiz certo e sinto um grande receio. Você pode dar dicas para um bom substrato para uma iniciante como eu? rs!

    Abraços! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...
      Desde quando eu comecei a mexer com plantas até hoje, o substrato que eu mais utilizo é a terra vegetal adubada. Pode conferir que em todas as postagens eu utilizo ela. É realmente muito bom e a maioria das plantas se adapta bema ela. Recomendo. ;)

      Abraços!

      Excluir
  4. Obrigada!! Vou seguir sua forma. =D

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Amei seu blog, acabei de fazer a germinação de pêssego, me ensina fazer de manga, e tenho vasos com hortaliças tipo cebolinha, manjericão, e hortelã, ah, vc já fez com limão siciliano, se já, poste também um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danyely,
      Ainda não germinei manda nem limão siciliano, mas estão na minha lista de projetos.

      Abrços!

      Excluir