sexta-feira, 26 de abril de 2013

Como germinar e plantar sementes de Jabuticaba

Página oficial do facebook


Essa planta aqui não tem muito segredo. Jabuticabas se adaptam muito bem no clima brasileiro, dessa forma acredito que grande parte das sementes colhidas irão germinar.
Como eu tenho um pé de Jabuticaba nos fundos da minha casa resolvi colher a fruta e separar a semente Não é necessário encomendar esse tipo de semente uma vez que achamos ela facilmente. Pode-se comprar um pouquinho da fruta na feira por exemplo.
Primeiramente eu selecionei os frutinhos dos quais ia extrair as sementes:















Depois retire o fruto de dentro da casca, e aqui não tem jeito, você vai se melecar um pouco. Mas é gostoso de fazer =D














Agora lave bem as sementes pra tirar toda essa "carninha" da fruta que recobre ela. É uma parte meio trabalhosa. eu utilizei uma escova de plástico dura e bastante água. Ficou assim:

Você não vai precisar fazer nenhum tipo de tratamento especial com essas sementes. Basta pega-las e plantar diretamente no substrato. Pegue um vaso não muito pequeno ( eu utilizei uma daquelas garrafas de 6,5l de água mineral.) e coloque terra vegetal como substrato. Depois coloque as sementes e cubra com uma camada de cerca de 1cm de terra:
Agora não tem muito o que fazer. É só não deixar a terra secar completamente. Regue com um pouco de água assim que perceber que a superfície está começando a ressecar. Dentro de poucos dias os brotinhos vão começar a nascer. Os meus começaram a crescer firmes depois de uns 10 dias. Não tenho certeza, me perdi na contagem do tempo dessas sementes. Mas não demoram muito não. Os brotinhos vão ficar mais ou menos assim:Eu tenho uma mudinha que plantei já faz um tempo. Pretendo fazer um bonsai com ela. Essas árvores são muito boas pra fazer bonsai. A minha está assim, deve ter uns 2 anos:Mas se você pretende plantar um pé de jabuticaba para colher os frutos, é melhor desistir desse processo. Essas árvores demoram anos para dar frutos. É mais aconselhável comprar uma muda mais adulta numa loja de jardinagem. Algumas já vendem mudas que estão produzindo. eu plantei simplesmente pelo prazer de plantar, e pra ter um bonsai a mais. Para quem gosta de fazer as coisas germinarem vale bastante a pena.

=D




41 comentários:

  1. Respostas
    1. Emilly,

      Não sei te responder isso. As minhas ainda são muito jovens.

      Excluir
    2. Dá sim, eu tenho uma ainda pequena, com 6 anos.

      Excluir
    3. Ela produz sim como bons aí leva cerca de 5 ou mais anos

      Excluir
    4. Ela reproduz com cerca de 5 6 anos ou mais

      Excluir
    5. Tem espécie de jabuticaba que demoram anos para produzir mas a híbrida da frutos mesmo quando sao mudas bem jovens!

      Excluir
  2. Adorei!
    Você sabe se o pé de jabuticaba sobrevive em climas nórdicos, tipo na Suécia?
    Quero importar sementes e plantar em um vaso em casa mas tbm no quintal de casa de verão e vai ficar exposta à neve no inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polly,
      A Jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica e gosta de sol pleno a moderado. Acho que o Inverno da sua região vai matar a planta rapidinho. Mas vale a pena tentar né...

      =/

      Excluir
    2. Estou pensando em fazer uma estufa e plantar coisas que eu adoro e nao encontro facilmente, como mandioca, maracujá, algumas hortaliças e até jabuticaba. Vamos ver se eu consigo reproduzir o clima tropical na Suécia kkkk. Mas acho lindo demais o pé de jabuticaba, queria muito um dentro de casa. Nao custa nada tentar já que agora tenho a informacao de como obter a semente :)
      Ah, nao pode chupar a jabuticaba e tirar a semente? Imagino que a saliva deva estragar a semente, mas nao custa perguntar.
      Obrigada pela resposta!

      Excluir
    3. Polly,
      Pode chupar e tirar a semente sim. É só vc lavar ela depois de chupar. E cuidado para não morder e estragar ela.

      Abraço.

      Excluir
  3. faça as mudas da semente e use como cavalo em enxertia de ramos de uma árvore adulta, é o que vou tentar fazer este ano, já plantei 20 sementes agora é esperar ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho em casa um pá bem pequeno, é muito bonito, tem 6 anos, ainda é bem pequena, faz sombra para as outras plantas. E o melhor é que da pra fazer bonsai.

    ResponderExcluir
  5. <3 Amei, a muito tempo tava querendo fazer mudas...

    ResponderExcluir
  6. Tenho 2 vizinhos que tem os pés, sendo que numa das chuvas aqui em Canoas uma delas caiu totalmente e foi removida. Mas adoro e acho muito linda a fruta e a árvore. Comi e joguei no meu jardim e agora me perdi entre jabuticaba e pitanga pois as duas são muito parecidas em suas folhas.Doei dois pés não sei de que kkkkk jabuticaba ou pitanga. Jabuticaba dá frutas mais rápidas e saberemos se doei a certa. Sorte que foi pra minha irmã e posso comer assim que começarem a nascerem os frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te indico já que tem acesso a árvore, que já dá frutos, em fazer inxertia assim que as suas sementes dar um caule mais grosso, pesquisa tenho certeza que vai gostar entre 6 meses a 1 ano já estará colhendo ótimos frutos.

      Excluir
  7. Adorei a dica! Pena que demora tanto a dar frutos... Porém é bacana ver a semente dar a vida a uma árvore nova!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica. Estou querendo fazer um bonsai de jabuticaba faz tempo...vou correr pra comprar a fruta. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. Comprei uma jabuticabeira produzindo, colhi e plantei as sementes e vou fazer um bonsai e, tentar fazer a enxertia do pé adulto nas mudinhas. É, simplesmente maravilhoso ver o processo de produção dessa fruta. Vale muito a pena tê-la.

    ResponderExcluir
  10. Buenas recomendaciones gracias .voi a intentar plantar unas semillas que traje durante mis vacaciones en santa catarina. Soy del tucuman al norte de argentina aqui el verano es muy caluroso a veces baja bajo 0 en invierno espero que si salen no mueran y se adapten.

    ResponderExcluir
  11. Alguém pode me conseguir sementes? Vivo em Portugal sou apaixonada por jabuticaba mas aqui não há, gostaria de ter em casa.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sementes de jabuticabeira. São fresquíssimas, desta estação. Posso com gosto oferecer-lhe algumas. Moro em Lisboa.

      Excluir
    2. pode me enviar o seu contacto?..estou interessado em sementes de jabuticaba. Obrigado, vivo em Portugal

      Excluir
    3. Olá, gostaria de plantar jabuticaba, sou do algarve, ainda tem sementes?

      Excluir
  12. vc disse que é melhor desistir se qzr que ela produza mas tenho uma q plantei a 10 anos e ja ta produzindo e plantei a semente.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada, me ajudou muito, estava muito interessada em saber como plantar, ja que na cidade que eu moro nunca tinha achado a fruta, viajei p casa de minha vó e trouxe umas sementes, vamos ver se elas vao nascer. Estou ansiosa.

    ResponderExcluir
  14. Quanto tempo posso guardar a semente? Sera que posso plantar daqui 3 meses?

    ResponderExcluir
  15. Hola yo viaje a Foz Iguazu y en la calle compre Jabuticaba. No sabia como era el gusto de la fruta, pero me gusto mucho. Me traje semillas y las tengo en la heladera para plantarlas. Vivo en Mar del Plata ciudad de costa Alantica Argentina. Si alguien me dice como sembrarla. Tengo invernadero de orquídeas con calefacción. Gracias a quien me guié en el sembrado. Ester

    ResponderExcluir
  16. Onde posso encontrar plantas de jabutuicaba ou sementes, em Porugal, Sintra?

    ResponderExcluir
  17. Onde posso encontrar plantas ou sementes de jabuticaba em Porugal, Sintra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma pessoa nos comentários, em Lisboa, que tem um pé. Ele forneceu sementes para outra pessoa aqui, vê com ele.

      Excluir
  18. Pessoal bom dia , tenho 30 pés de jabuticabas Sabará plantadas em balde de 20 litros , estão com 7 anos e muito grandes e bonitas , caso alguém tenha interesse posso vender umas mudas baratinho ok , garanto que os frutos saem doces pois são da roça aqui de São Thomé das letras e a planta mãe da frutos muito doces e deve ter mais de 130 anos segundo a dona , qualquer coisa trectur@gmail.com , tenho mudas em Três Corações MG E São Vicente litoral de São Paulo .

    ResponderExcluir
  19. e como está essa jabuticabeira agora? posta fotos

    ResponderExcluir
  20. Olá, vivo em Portugal e gostaria de ter um pé de jabuticaba, provei o fruto e fiquei fã, mas em Portugal não vendem os frutos e é difícil encontrar a árvore. Vi que o senhor António de Lisboa consegui com êxito ter uma árvore gostaria de entrar em contacto para saber a hipótese de arranjar sementes deixo o meu contacto dina.viana@hotmail.com
    Obrigada, adorei o blog

    ResponderExcluir
  21. Provei o fruto e fiquei fã. Mas vivo em Portugal e não consigo encontrar a planta. Vi nos comentários que o sr António de Lisboa tem uma árvore e gostaria de adquirir sementes. Deixo o meu contacto para possível troca de sementes dina.viana@hotmail.com
    Adorei o blog

    ResponderExcluir
  22. Mudas de semente jabuticabeira pode produzir com dez anos ou até menos depende muito do solo e cuidados com a planta vale muito a pena produzir novas mudas nunca é de mais planta uma árvore, afinal a maioria das jabuticabas que consumimos não foram nós q plantamos :) !!

    ResponderExcluir