sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como Germinar e plantar sementes de Bordo Vermelho (Acer rubrum)

Página oficial do facebook

Logo quando eu comece a trabalhar com bonsai ficava procurando várias imagens no Google. Comecei trabalhando com espécies mais simples como o Ficus. Mas minha vontade mesmo era plantar, dentre outras espécies, uma dessas aqui. Essas folhinhas vermelhas são mesmo uma graça, sempre me imaginei com um bonsai desses sobre um balcão  =D
 Esperei alguns anos para ganhar mais experiência e jeito de manusear as plantas. Sempre ficava mal quando uma delas não se desenvolvia bem ou morria. Então decidi esperar para cuidar de algo que precise de cuidados mais delicados. Então a hora de plantar o Bordo é agora.
Não tenho muito tempo de ficar em lojas de jardinagem procurando sementes. Então encomendei essas pela internet. Se alguém quiser indicação de algum vendedor de sementes confiável pode entrar em contato comigo que eu passo.
Quando minhas sementes chegaram eu fiquei meio sismado. Elas tinham um aspecto estranho, meio ressecado. Como nunca tinha visto uma semente dessas antes prossegui com o processo mesmo assim, sem me questionar muito. As minhas sementinhas chegaram assim:
Primeiramente lave bem essas sementes. Depois coloque-as num saquinho do tipo ZipLock enroladas em papel toalha bem umedecido. Vai ficar mais ou menos assim:













Coloque o saquinho na geladeira, bem ali na gaveta dos legumes e deixe lá por cerca de 30 dias. A partir desse período você já pode observar os primeiros brotos nascendo. Vai começar  nascer uma raiz na parte pontudinha da semente. Mais ou menos assim:
Deixe as sementes na geladeira por mais uns 5 dias. Pois assim a raiz estará maior, mais forte e mais preparada para se adaptar ao substrato. Eu plantei a minha somente com terra vegetal e parece que ela está indo bem. Estamos no outono e a intensidade solar começa a ficar mais fraca, por isso não espero que ela tenha um desenvolvimento rápido. Nos primeiros dias estava assim:

Ela está se desenvolvendo aos poucos. Postarei mais fotos assim que observar mais progresso =D

108 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Também achei o Bordo uma árvore excelente para bonsai. Comecei minhas experiências com o pé de Jabuticaba e logo espero começar a moldá-lo. Queria saber o contato do vendedor confiável.. Também queria fotos mais recentes da sua árvore!!
    Só ma dúvida: nesse mês que ela passa na geladeira, não mechemos em NADA no saquinho?!
    Desde já obrigado =D. Se possível responda-me pelo email: Adriano.mikami@yahoo.com.br. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia temos sementes de Red Maple em nossa loja!

      http://www.nlsementes.com.br/sementes/arbustivas/semente-de-arvore-japonesa-red-maple

      Excluir
  2. Olá =D
    Enquanto as sementes ficam na geladeira você pode mexer sim. Caso crie fungos, ou a semente solte sujeira você pode limpa-la com água e trocar o substrato.
    Eu comprei as sementes aqui ó:
    http://gardenmania.com.br/products/sementes-de-bordo-vermelho-%23-acer-rubrum-%23.html

    Eu adoraria postar fotos novas dela, mas meus gatos destruíram minhas mudas. Futuramente vou replanta-las e atualizar a postagem

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eai amigão! Comprei as sementes hoje! Paguei o boleto e estou esperando elas chegarem..
    Agora queria saber: quantas vezes por semana você dava água pra semente e.. Olha, eu moro numa região com o clima quente, será que vai prejudicar a árvore? Qual o clima da sua região? =(
    Obrigado, de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu não molhava a semente com frequência. Eu sempre observava, só molhava caso o substrato estivesse secando.
      Aqui na minha região não faz frio e nem calor excessivo, mas não se preocupe, depois que ela germinar dificilmente o clima vai prejudica-la.

      Abraço!!!

      Excluir
  4. acabei de plantar as minhas sementes comprei do site http://www.paradoxum.com.br/produto/1282738/Sementes_de_Bonsai_Japones_Acer_Vermelho.html

    chegou hoje, utilizei o filtro de café recortei em tiras coloquei agua, e as sementes tdo dentro de sacos bem fechados e deixei na geladeira, para garantir, tbm coloquei alguns dentro de um copo com agua, outro teste deixei sementes no algodão, em uma estufa com umidade de 80% e outro direto em terra organica com pó de fibra de coco. Uma delas tem que dar certo IoI agora esperar uns 30 dias e ver o resultado hehe

    ResponderExcluir
  5. Boas!! parabens pelo blog, muito bacana.

    Entrei no site que voce indicou e comprei as sementes. Aproveitei a oportunidade e compreis outros tipos de Acer tambem.

    Acer Rubrum = Bordo Vermelho
    Acer Palmatum = Bordo do Japao
    Acer buergerinun = Bordo Tridente
    Metasequoia Glyptostroboides = Sequoia
    Acer Saccharum = Bordo Acucareiro

    Pode me ajudar com a seguinte informação? Essas outras sementes germinam com a mesma tecnica que voce ensina com o Bordo Vermelho?

    Desde ja agradeço e torço para continuar com as postagens!!

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,
      tem que ver direitinho o habitat natural dessas plantas. Para fazer as sementes germinarem eu teento simular o clima nativo delas com a estratificação. Mas no caso dessas que você citou eu acho que dá certo sim.

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Lucas udo bem?Temos um Projeto Social em Uberaba - Projeto dos Meninos & Meninas. Estamos fazendo um trabalho sobre bonsai. Vc pode enviar o endereço de onde vc compra as sementes?
      Conheça nosso trabalho https://www.facebook.com/ProjetoDosMeninosEMeninas?ref=hl

      Obrigado, Marco Cury - marcocury1@gmail.com

      Excluir
  6. Boas.

    Muito bom o blog! Parabens.

    Entrei no site que voce nos forneceu e comprei as sementes do acer robrum ´´bordo vermelho´´. Alem deste comprei outras especies de Acer e gostaria de saber se o processo para germinar é o mesmo?

    Muito obrigado e se possivel continue com as postagens pois são muito boas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Nesse site eles geralmente manda junto com as sementes um guia explicativo de germinação. Mas acho que dá certo sim


      Abraço,

      =D

      Excluir
  7. Blz.

    Eles mandaram mesmo, mas é diferente do seu método. Fiz conforme sua explicação, agora bora esperar ^^

    Geladeira ta lotada de sementes kkkkk. A esposa ta doida comigo e a culpa é sua.

    Quando brotar eu mando as fotos.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Germinar muita coisa de uma vez dá nisso mesmo haha

      Abraço

      Excluir
  8. Muitíssimo obrigado, cara!!!
    Eu lembro q fui eu que pedi pra vc fazer esse post hehehe
    Agora posso fazer a minha germinação corretamente! *-*
    Um Abração!
    Filipe Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, hoje estou plantando sementes de sugar maple e red maple. Vamos ver o que acontece né! Sorte para nós!

      Excluir
    2. Sim, Alberto. Muitíssima sorte para nós. Eu importei algumas sementes, estou esperando chegar, pois no GardenMania está em falta... ai quando voltar à venda eu compro lá tbm...

      Só acho uma fortuna o frete daquele site... n custa nada enviar por carta registrada num envelope grosso...baratearia em R$20,00 o frete, ai eu compraria sementes frequentemente lá. Assim, só vale a pena comprar no GardenMania se for em quantidade, se for gastar mais do que o valor do frete...

      Enfim, acabei de comprar lá sementes de Sugar Maple, Trident Maple e Amur Maple...

      Mas então Alberto, algum sucesso até este momento?
      Abraços

      Excluir
    3. OI FILIPE, ATE AGORA NADA, ESTÃO NA GELADEIRA, RSSS. EAÍ, ALGUMA NOVIDADE?

      Excluir
    4. Oi Alberto, as sementes importadas chegaram, o estado delas excelente, pareciam ser muito frescas, as importadas foram de Acer rubrum, Acer Saccharum, Acer Saccharinum, Liquidambar Styraciflua, e Pistacia chinensis.
      Com três primeiros espécimes estou fazendo o processo descrito pelo nosso amigo dono do blog, mas ao invés de usar o papel, estou usando vermiculita fina. Pois fiz uma pesquisa anterior e vi muitas pessoas recomendarem a vermiculita.
      Meti-as em água por 24h, depois as lavei bem, coloquei em vermiculita umidecida num tapperware grande e coloquei na geladeira.
      Os liquidambares são o mesmo processo, mas preciso comprar mais taperwares. Já os pistaches chineses pelo manual q veio com eles parece ser algo mais complicado, por isso, vou fazer mais pesquisas antes.
      Não curto muito o saco ziplock pra estratificação pq qqr sinal de apodrecimento de qualquer uma delas, rapidamente se espalha pras outras... No tapperware observo mais facilmente e corrijo qualquer problema que venha a ocorrer. Faço dessa forma pois sempre tive sucesso fazendo assim, aprendi com o nosso amigo, ゴウケン, num dos primeiros posts dele sobre germinação de maçãs onde ele usa tapperwares. Observo que, as vezes, ao germinar maçãs ou peras pode se iniciar proliferação de fungos após certo tempo de estratificação, e interromper esse processo para fazer manutenção é algo muito delicado pq acaba-se desnaturando enzimas necessárias para a germinação.

      Com as sementes do GardenMania estou iniciando hoje a estratificação dos Amur Maple(Acer ginnala) as outras como disse, assim q tiver mais tapperwares eu faço.

      Deseje-me sorte, amigo!
      E as suas, como estão? alguma boa notícia?
      Abçs

      Excluir
  9. E então, ゴウケン , Algum progresso com os teus rubruns? estou curioso! Posta Fotos! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe,
      Não tenho mais os rubruns. Meus gatos fizeram o favor de destruir a planta. Mas tenho planos para replanta-los =D

      Excluir
    2. Que bom, ゴウケン, eu também semearei assim que as sementes estiverem novamente disponíveis no GardenMania...
      Comprei há poucos dias, sementes de Acer saccharum, Acer buergeranium e Acer ginnala... só que eles estão demorando pra fazer o envio... demoraram assim com vc tbm?
      Abçs

      Excluir
    3. Filipe,
      É normal demorar uns dias mesmo. Mas eles enviam, fique tranquilo.

      Abç.

      Excluir
  10. Oi ゴウケン,
    Qual o tipo de papel que você indica para fazer essas estratificações, papel de filtro de café, papel toalha?
    Obrigado,
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu utilizo o filtro de café, ele é mais resistente.

      Abraço

      Excluir
  11. Eu planto ele na terra vegetal ou faço a estratificação e depois coloco na terra vegetal.Quando ele estiver com o tronco grossinho posso aplicar a técnica bonsai né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor,
      Estratifique e depois plante na terra. Pode fazer dele um bonsai sem problemas.
      Abraço!

      Excluir
  12. BOM DIA!

    ESTOU PRECISANDO DA SUA AJUDA PARA IDENTIFICAR UM ACER RUBRUM. LHE ENVIEI UM E-MAIL PARA O ENDEREÇO DE E-MAIL CADASTRADO AQUI NO SITE.
    VOCÊ PODE ME AJUDAR NISSO?

    ABRAÇO,

    ALBERTO

    albertolteixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. e o resultado cara ? como estão hoje ? Sera que esse mesmo precesso funcione com o Acer Palmatum ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus,
      Não tenho mais meu Acer... meus gatos destruíram a planta ='[

      Excluir
    2. sera que o mesmo procedimento serve pra acer palmatum ?

      Excluir
    3. Mateus funciona sim, já fiz e obtive sucesso,
      porem depois de germinadas nao as deixe no sol do meio dia, pois sao delicadas e queimam podendo morrer facilmente.

      Excluir
  14. Oi, gostaria de saber onde comprou as sementes, e se elas servem para árvore normal, sem ser o bonsai. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maisa,
      comprei nesse site
      http://www.adeniumecia.com/30-10-sementes-acer-rubrum-bordo-vermelho-red-mapple-bonsai.html

      Servem para árvore normal tb

      Excluir
  15. olá gostaria de saber o acer rubrum ele e so de bonsai ou pode ser plántado no jardim como uma arvore normal? (Moro no sul no brasil mais especificado Paraná)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Pode ser plantado no jardim normalmente.

      Excluir
    2. obrigado! curto muito essa planta ela e muito bonita!

      Excluir
  16. só mais uma pergunta antes de eu comprar, as folhas ficaram vermelha mesmo que não seja frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Não sei cara... Minha planta morreu antes de dar folhas. Só fiz brotar msm, meus gatos destruíram.

      Excluir
  17. cara olha uma materia que eu achei da uma olhada!

    O Acer Rubrum necessita de umas 700 horas de frio abaixo de zero graus para entrar em dormência.
    A dormência é uma necessidade própria de plantas de clima temperado.
    Dois ou três anos seguidos sem o processo de dormência a planta irá morrer, pois ela necessita de queimar todo om açúcar armazenado em seus ramos e tronco.
    Assim, você pode simular esta condição colocando o vaso de Acer dentro da geladeira ou freezer por pelo menos um mês ou dois.
    Vá baixando a temperatura gradativamente em torno de 0,25º C por dia até atingir -2º C ou -3º C e mantenha por um dias. Depois vá subindo até atingir temperatura ambiente.

    Se a planta estiver plantada no chá no início do inverno faça a desfolha manual. Retire manualmente todas as folhas. Pare de regar. Faça uma poda severa. Depois cubra a com uma lona plástica preta para simular a luz do inverno. Ela vai entrar em dormência. Deixe assim por uns 20/30 dias. Depois descubra. Ela voltará a vida novamente... Faça este processo por uns 5 anos... Se ela sobreviver 5 anos assim ela já estará climatizado e não irá morrer mais. Já estará adulta.

    é verdade?

    ResponderExcluir
  18. como estão as mudas hj??? Tem como ver????, qualquer coisa tem como me mandar o link de onde estão estas fotos, ou se não for pedir muito, me mande por email, segue o meu end. trecos_@hotmail.com... Desde ja agradeço.....

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo. Parabéns pelo post. Ele esta me ajudando muito mas ainda tenho dúvidas. Comprei sementes pelo mercado livre de um viveiro em viçosa no ceara. Porém na hora de plantar percebi que tinham uma espécie de capa. Essa capa era crespa e bem dura no início. Mantive algumas sementes em agua e depois percebi que de dentro dela saiam as sementes com aspecto liso e escuro. Eram bem pequenas. Para seguir seu procedimento devo retira-las dessa proteção (natural)? Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Kal,

    Eu plantei as sementes do jeito que vieram, aconselho você a fazer o mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Comprei as sementes da China (link abaixo), sementes em perfeitas condições, frete grátis e rápido envio!
    http://pt.aliexpress.com/item/100-pcs-seeds-imported-high-quality-North-American-Maple-Maple-Acer-rubrum-seeds-free-shipping/1721343086.html

    ResponderExcluir
  23. Já vi que essas arvores são naturais de clima frio.
    Em regiões quentes , elas sobrevivem? Será que as folhas ficam menos vermelhas? ou ficam outra cor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane.
      Acho que elas sobrevivem sim, mas podem não se desenvolver muito bem. Quanto as folhas eu não sei =/

      Excluir
  24. OLÁ, TUDO BEM?
    COMPREI UMAS SEMENTES DE ROSAS NEGRAS E COLOQUEI-AS NA GELADEIRAS ASSIM COMO PEDE NA INTRUÇÃO DE PLANTIO QUE ACOMPANHA AS SEMENTES. MAS JÁ TEM DOIS MESES QUE ESTÃO LÁ E ATÉ AGORA NÃO GERMINOU NENHUMA. O QUE DEVO FAZER? POR FAVOR ME AJUDE.
    OBRIGADA,
    SARAH

    ResponderExcluir
  25. ola! eu comprei varias sementes de acer e plantei diretamente na terra úmida será que nasce?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio,

      Não sei te responder. Mas se não brotarem em um mês acho que podem não brotar mais.

      Excluir
  26. [img]https://imageshack.com/i/ezR2hMbTj[/img]

    ResponderExcluir
  27. Não sei se postei a imagem corretamente, mas é uma acer rubrum germinando. Segui suas dicas, mas não esperei elas começarem a germinar na geladeira, taquei logo na terra (terra vegetal + substrato). Muito bom seu blog, continue postando.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo blog.
    Fiz como você, mas o papel está ficando "sujo" como se a semente estivesse "derretendo" rs, você trocou o papel ou deixou até a hora de plantar ?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus,

      Eu troquei o papel para não juntar fungos e estragar a semente.

      Excluir
    2. Seguem fotos, troquei o "substrato" rs das sementes.
      Acho que estão começando a brotar.
      Abs

      Excluir
  29. Entendi, vou fazer isso.
    Muito obrigado.
    Depois vou postar umas fotos de como estão.

    Abs

    ResponderExcluir
  30. Olá amigo blz.
    por favor gostaria de saber qual o fornecedor das sementes obgado.
    Abco adorei a explicação sucinta e direta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivo,

      Eu comprei as sementes nesta loja http://www.adeniumecia.com/

      Excluir
  31. Olá Boa Noite!!
    Hoje recebi minhas sementes de acer rubrum e iniciei o processo de extratificação.
    Esclhi o metodo do nosso amigo aqui usei papel toaha umido e agua no ziplock e coloquei na gaveta de legumes da geladeira.
    vamos esperar os trinta dias acompanhando qqr novidade informe por aqui, ok !!!

    Abços a todos até breve!!

    ResponderExcluir
  32. Olá Boa Noite comprei essas sementes ...

    http://www.aliexpress.com/snapshot/6491396629.html?orderId=65780838706248

    Gostaria de saber se o procedimento é o mesmo ?

    Agradeço desde já e parabéns pelo ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ewerton,

      Acredito que o procedimento será o mesmo.

      Abraço

      Excluir
  33. Eu comprei sementes de Acer vermelho e japonês no mercado livre. Recebi ontem e estou estudando um método de começar os trabalhos. Como já veio em saquinhos de ziplock, pretendo testar o papel toalha úmido para as duas espécies. Seria uma boa trocar esse papel toalha úmido cada semana pra evitar fungos?

    ResponderExcluir
  34. Ola Diego e amigos.
    Eu comprei sementes de acer rubrum no fim do ano passado e em dez fiz o plantio. Recebi 10 sementes e coloquei 07 na geladeira as outras 03 coloquei direto na terra e para minha surpresa as da terra germinaram e as da geladeira não.
    Tenho ate fotos delas lendas e grandinhas.
    Então acho q vale a pena tentar dividir e verificar qual é vo melhor para cada caso.
    Abço e qqr duvida estou a disposição

    ResponderExcluir
  35. Completou um mês de plantio na geladeira e em vaso normal à temperatura ambiente...e até agora nenhuma das sementes de ambas espécies brotou.

    ResponderExcluir
  36. ola gostaria de saber da dona do blog se apos 2 anos, as mudas realmente vingaram e estão grandes e qual tamanho após dois anos deste post. Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. O processo de plantio sera o mesmo ??

    ResponderExcluir
  38. As minhas sementes já estão há 3 meses na geladeira dessa maneira e até agora nenhuma vingou...em compensação fui fazer a mesma metodologia com sementes de maçã há 2 semanas atrás e elas já estão germinando...

    ResponderExcluir
  39. Oi, esse processo que você fez serve para qualquer planta?
    Qual site você comprou as sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tantos anos que não lembro onde comprei as sementes.... Este processo de estratificação serve apenas para plantas que são nativas de regiões frias. Você tem que simular o clima nativo delas para a semente germinar.

      Excluir
  40. oi bom dia gastaria de saber o site q vc compra as semente de Acer Rubrum poferia me enviar pata meu email kellbezjaison#gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site que eu compre está em manutenção

      http://www.adeniumecia.com/

      Excluir
  41. Qual o índice de germinação do Bordô com essa técnica da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marconi,
      80% das sementes que coloquei na geladeira brotaram

      Excluir
  42. Fique impressionado com a beleza da planta. Moro no norte do ES, conseguiria cultivar por aqui, ja que parece ser de clima frio. Quanto leva para atingir 1m?

    ResponderExcluir
  43. Alguém sabe como fazer a germinação das sementes da palmeira Rabo de raposa?

    ResponderExcluir
  44. Queria saber como plantar umas sementes de rosa que comprei no aliexpress e bem pequena.

    ResponderExcluir
  45. Gostaria que fizesse um post de como estão as mudas que já devem ser pré-bonsai... Obrigado

    ResponderExcluir
  46. Após as sementes brotarem e tal,para plantala no substrato,é enterado somente a raiz ou toda a somente?

    ResponderExcluir
  47. Bom dia!
    Gostaria de saber se depois das sementes brotadas, enterrar só a raiz ou o grão também?

    ResponderExcluir
  48. Após as sementes brotarem e tal,para plantala no substrato,é enterado somente a raiz ou toda a somente?

    ResponderExcluir
  49. Só para alivio de consciência... Abaixo da 4ª foto a recomendação é deixar as sementes por cerca de 30 dias. Seguindo mais para baixo a indicação é aguardar 5 dias. Estes 5 dias é após constatar a germinação da semente? Imagino que não deva ser nada rigoroso, se considerarmos que pode acontecer de não termos certeza do exato momento da germinação...

    ResponderExcluir
  50. Boa noite, gostaria de saber se a espécie Acer Maple Bordo existe, ou se é apenas uma HUEragem

    ResponderExcluir
  51. Olá... Como que faz pra plantar em potes rasos? Tem que cortar alguma raiz?

    ResponderExcluir
  52. Show de bola! De todas as pastagens que observei a sua foi a mais completa! As imagens e as explicações. Muito legais! Parabéns! Agora estou bastante curiosa para saber o resultado final.

    ResponderExcluir
  53. Perfeito! As imagens e as explicações! Você está de parabéns. A melhor que já visualizei. Agora estou muitíssimo curiosa em saber se as flores surgiram!

    ResponderExcluir
  54. Fiz do geito que vc explicou, as minhas sementes sao de acer palmatum veemelho, ja tem tres meses esta na geladeira e ate agora nada. Ja me falaram que eu deveria ter feito a quebra de dormencia primeiro depois ponhado na geladeira. E agora nao sei mais

    ResponderExcluir
  55. Comprei minhas sementes e estoi louca pra receber só que vai ser as minhas primeiras mudas, tenho pesquizado a forma mais simples de germinar e vou fazer assim, espero ter um bom começo pra nao desanimar.

    ResponderExcluir
  56. Olá, fiz o processo de acordo como foi explicado e até agora nada. Coloquei 5 sementes na geladeira (gaveta das verduras) e elas estão lá desde o dia 11/07, infelizmente até agora não existe sinal de broto. Dias atrás retirei uma semente e abri para verificar se ela não estava morta, mas para minha surpresa ela estava verde e com sinal de brotação. Será que devo deixar ela mais algum tempo na geladeira ou arrisco plantar desta forma?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você plantou ela assim mesmo é funcionou

      Excluir
    2. Olá Otávio sem você tiver online ainda me responde por favor funcionou planta assim mesmo

      Excluir
  57. boa noite, Parabéns pelas informações, por acaso vc conhece ou já ouviu falar de acido giberélico GA3 para geminação de sementes?

    ResponderExcluir
  58. boa tarde, poist muito bom tambem gosta de platas, eu comprei muitas sementes no ali express muito barrato e não cobra frete, so demora um pouco para chegar. acho que comprei cerca de uma 150 cementes variadas e paguei um 10 reais

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde amigo gostaria do contato desse vendedor pra que eu possa comprar umas sementes ok amigo

    ResponderExcluir
  60. Amigo boa tarde gostaria do contato do vendedor das sementes para que eu possa comprar algumas sementes ok amigo.

    ResponderExcluir
  61. Eu gostaria muito de germinar e plantar sementes de Sugar Maple ou Red Maple, mas sou leigo na arte da germinação e moro no Estado de Goiás. Gostaria que os amigos me tirassem uma dúvida: mudas de Maple conseguem sobreviver no clima do sul de Goiás? Adianta plantar?

    ResponderExcluir
  62. Eu fiz exatamente o que vc falou,já plantei na terra a mais de 10 dias e até hoje não brotaram nem uma das 10 sementes que plantei.
    devo desistir ou ainda tem esperança?

    ResponderExcluir
  63. Não vi ninguém postar uma "mudinha" sequer. Comprei 10 mudas do Acer-azul fiz toda a sequência e não brotou coisa alguma. Não acredito em vocês. Que o eminente esteja contigo...

    ResponderExcluir
  64. E ai cara!!
    Comprei umas sementes e coloquei e fiz o procedimento que vc indicou. Mas estou com uma dúvida. Qual a temperatura que as sementes devem ficar?? Tipo, a geladeira deve estar no máximo, médio ou mínimo de sua potência??

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde.

    Esse bordô é o mesmo Red Maple do Vietnã?
    Comprei estas sementes importadas, e não sei se é a mesma, e como fazer para germina las corretamente.
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  66. Teria alguma dica para Bôrdo Japones?
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812365870-15-sementes-brdo-vermelho-japons-folheto-como-plantar-_JM

    ResponderExcluir
  67. Esse pequeno broto que nasce, deve ser plantado para baixo ou ficar fora da terra?

    ResponderExcluir
  68. Alguém sabe onde consigo encontrar sementes confiáveis ou muda de acer saccharum (sugar maple) não consigo encontrar em nenhum site

    ResponderExcluir
  69. Alguém sabe onde consigo encontrar sementes confiáveis ou muda de acer saccharum (sugar maple) não consigo encontrar em nenhum site

    ResponderExcluir