quarta-feira, 20 de março de 2013

Como germinar e plantar sementes de rosas


Página Oficial do Facebook

***ANTES DE COMEÇAR A LER A POSTAGEM, PRESTE ATENÇÃO:
      SEMENTES DE ROSAS QUE VENDEM POR AÍ NA MAIORIA DAS VEZES É ENGANAÇÃO, EU MESMO FUI ENGANADO. ENTÃO, EVITEM COMPRAR. EU NÃO VENDO ESSAS SEMENTES. SOU APENAS MAIS UM CONSUMIDOR LESADO ***

Acho que de todas as sementes que plantei até hoje essas foram as que mais me deram trabalho. É chato começar o post reclamando, e talvez trabalho nem seja a palavra certa. Acho que "paciência" define melhor. Mas vamos lá...

As sementes que utilizei foram compradas pela internet. Não tive paciência de procura-las em casas de jardinagem, tanto é que nem sei se são vendidas nesses lugares. Você encontra elas facilmente no mercado Livre o no Ebay. Elas são bem pequenas e possuem uma caquinha bem dura. Algumas até parecem pedrinhas.













Primeiramente lave bem essas sementes e prepare um recipiente para estratifica-las. Como elas vão permanecer um bom tempo na geladeira, cerca de 12 semanas, aconselho a utilizar aqueles saquinhos ziplock. Utilize algodão ou guardanapo umedecido para envolver as sementes. Coloque-as dentro do saquinho e guarde na gaveta dos legumes.
















Agora você pode esquecer delas por um tempo. Essas sementes demoraram tanto que eu até perdi a noção do tempo, esqueci completamente quando coloquei elas na geladeira. Mas uma vez por semana ia observando para ver se alguma mudança aparecia.
Você vai notar a germinação dessas sementes quando a pontinha da semente se romper e começar a sair a raiz dela. Vai ser mais ou menos assim:
















Agora que você já tem seu primeiro broto, é hora de preparar o substrato no vaso em que ele será plantado. faça uma mistura de 50% areia e 50% terra vegetal e esterilize a mistura. Para esterilizar, você pode colocar no microondas por alguns minutos, ou então ferver a mistura num panelão durante uns 10 minutos. Eu optei pela fervura. Fez uma meleca mas deu certo! No final de tudo o substrato ficou assim:













Agora faça um buraquinho, coloque o broto e cubra com pouca terra. Eu deixei a pontinha da semente pra fora. Ela cresceu meio que rápido:













Esses brotos de rosas tem desenvolvimento um pouco lento, mas em poucos dias as primeiras folhas começam a aparecer:













E depois de algum tempo começam  aparecer os primeiros espinhos no caule:




















































Fiz uma nova postagem para acompanhar o desenvolvimento delas. Podem conferir aqui

=]

240 comentários:

  1. Otima postagem adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma duvida, devo deixar meu vaso que esta plantado a semente dentro ou fora de casa ?? Eu deixei dentro do meu quarto.

      Excluir
    2. Coloque onde possa pegar um leve sol ou quentura da manhã.Assim não corre o risco de fungos.Eu coloco na minha varanda e sempre deu certo.

      Excluir
  2. ai cara desanimei, comprei tres pacotes afff

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou pensando em comprar essas sementes de rosas cloridas, arco-iris, negra, azul, verde.... Será que pega mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosy,
      Essas sementes que eu germinei são coloridas também. Não lembro ao certo as cores pois comprei tudo misturado. Mas germinam sim, talvez não todas, mas algumas com certeza sim. Assim que saírem os primeiros botões postarei novas fotos.

      Excluir
  4. Olá. comprei uma grande quantidade. vou tentar reproduzir para revendas. Sera que germinar em espuma fenólica seria uma boa ? pois fiz alguns teste com outras sementes e deu certo. E essas cores será que são verídicas mesmo ? Já pensou, vender sonho pros outros kkkk.... estou acompanhando o blog também. aguardo fotos das flores. T+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudeir,
      Nunca utilizei esta espuma. Mas acredito que germine sim. O importante é deixar as sementes na geladeira o tempo necessário para estratificar e mante-la úmida.

      Obrigado,
      Abraço!

      Excluir
  5. Vou fazer um teste, plantar umas 200 sementes na espuma umas 200 no guardanapo dentro geladeira. Pois esta espuma segura agua até 4 dias nelas, mantém humidas, pensei que fosse até ruim p/ sementes.
    Ate mesmo já plantei na espuma e na terra orgânica esterilizada. (media de 30 dias, estou aguardando resultados)
    Assim que eu tiver alguma novidade estarei postando também. T+ Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que elas germinarem por favor poste sim. Fiquei curioso com o processo.

      Obrigado,
      Abraço

      Excluir
  6. Ai credo agora fiquei triste, sempre compro já as roseiras grandes mais esta semana estou com 3 delas dando sementes.
    Não sei quando devo as retirar para colocar na geladeira.
    Mais só de ler seu post já fiquei com uma preguiça...

    O que devo fazer, deixar elas caírem no solo será que vai nascer alguma coisa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,

      Não sei se deixa-las caírem no solo naturalmente vai ajudar na germinação por causado nosso clima. Acredito que o melhor jeito de faze-las brotarem é colocando na geladeira mesmo.
      Com sementes de rosas não tem como fugir, é preciso paciência mesmo =/

      Excluir
  7. Gosto muito de bonsai, e estava pensando em comprar algumas sementes, agora vou adiar um pouco, rsrsrs já tenho muitas cementes estratificando na minha geladeira (carvalho, acer palmatum e ameixa suzana), ma´s não desisti apenas adiei, a e belo post parabéns muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Allyson.
      AS mudinhas já estão bem maiores do que nessas fotos,
      Espero que na próxima atualização do post eu já tenha fotos com flores para colocar.

      Abraço!

      Excluir
  8. Olá!
    Depois de ver as fotos de suas sementes de rosas brotando e as plantinhas crescendo, me animei e comprei sementes de várias cores. Vou seguir as instruções do seu blog e aguardar o resultado. Obrigada por postar essas informações.
    Leonice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonice,
      Espero que tudo dê certo =D
      Qualquer dúvida no processo não hesite em entrar em contato.

      Obrigado!

      Excluir
  9. olá, eu andei pesquisando seobre estas sementes e falam que tem que deixar na água a 40 graus por 24 horas, vc fez ese procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a ler algo sobre isso em algum lugar. Mas eu não tinha tempo disponível de ficar mantendo a temperatura da água a 40 ºC por 24 horas. Então coloquei pra estratificar direto. E funcionou, muitas sementes brotaram.

      Excluir
  10. ola, boa noite, comprei tbm umas sementes dessas que dizem ser exoticas, tipo preta, verde, colorida, vc já conseguiu germinar e principalmente dar flores, esse tipo de rosas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,
      Essas sementes que eu germinei são das exóticas sim. Mas ainda não deram flores. Assim que os primeiros botões aparecerem atualizo o post com fotos novas.

      Abraço!

      Excluir
  11. Você me ajudou muito com este post! Estou tão feliz, comprei as sementes e não sabia o que fazer, já coloquei as minhas na geladeira, quando aparecer os botões das suas por favor, post!! :D
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Muito bom o post. Comprei sementes pela internet e acabei de coloca-las na geladeira (depois de lavar e guardar dentro de saco com papel umedecido). Nao coloquei todas, só 10. Guardei as demais e queria testar outro método. Como é essa técnica que mencionaram aqui no post, de aquecer previamente (40 graus por 24h)? Onde vocês leram isso? Dá pa fazer isso de forma automática, usando um termostato e resistencia para aquecer água, não é muito difícil... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto,
      Eu li isso em algum lugar, mas nem me lembro onde. Essa técnica consiste em quebrar a dormência da semente. Mas assim, é complicado ficar monitorando a temperatura da água por 24h.
      Se você tiver os aparelhos pra fazer isso tente e me fala os resultados =D
      Eu não fiz isso, nem todas as sementes germinaram, consegui um aproveitamento de uns 60%.
      Talvez se você fizer esse processo de quebra de dormência consiga um aproveitamento melhor.

      Abraço

      Excluir
    2. Olá! Obrigado pela atenção. Na verdade eu estou tentando germinar 90 sementes com esta técnica que você ensinou. Vamos ver no que vai dar! Com as sementes que sobraram vou fazer esse teste de colocar na água aquecida. Manter essa temperatura da água constante não é muito difícil. Basta comprar um termostato digital (o mais comum no mercado livre é um da marca COEL e custa por volta de R$80 com sensor para água, IP67, no ebay pode achar mais barato ainda), e ligar na saída uma resistência para aquecer água (aqui no sul chamamos, carinhosamente, de "rabo quente", 10 pilas no mercado livre). Configura o termostato na temperatura desejada e pronto. Vai manter a água em 40 graus pro resto da vida! As ligações elétricas são bem simples, se alguém quiser ajuda é só entrar em contato. Assim que tiver resultados, posto aqui! Abraços.

      Excluir
    3. É isso aí cara, posta sim =D

      Obrigado,

      Abraço!

      Excluir
  13. Oi, tb comprei e fiz o processo q vc fez, estou na espera de um milagre...rsrsrs..então mais como esta a sua rosa? Poste mais fotos por favor...Um abraço, e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora,
      Minhas mudinhas estão crescendo devagar, mas estão indo. Quando começarem a desabrochar os primeiros botões postarei novas fotos.

      Abraço!

      Excluir
  14. Oi! Deixa eu te perguntar uma coisa... Faz duas semanas que as minhas sementes estão na geladeira e ontem dei uma olhada nelas e vi que algumas estão ficando com uma cor escura. Você sabe o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana,
      Pode ser fungo, ou a casca da semente está soltando sujeira no substrato úmido. As minhas também ficaram assim... tira e dá uma lavadinha. Troque o substrato também e depois coloque na geladeira novamente. É bom fazer essa checagem sempre.


      Abraço!

      Excluir
  15. Olá ... Belissimo post, sou vendedora dessas e outras sementes e estou passando seu blog para meus clientes acompanharem pois é o unico merecedor de credibilidade que encontrei.

    Muito obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  16. Olá Adorei suas dicas, mas fiquei com uma dúvida, na geladeira basta colocar as sementes no guardanapo e no saquinho não precisa de colocar terra? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comprecroche,
      Não precisa de terra não. Só o guardanapo molhado mesmo, ele serve para manter a umidade da semente. Você só vai tirar da geladeira e colocar na terra quando começar a brotar a raiz.

      =D

      Excluir
  17. opa amigo boa noite
    cara ja tem quase 2 meses que as minhas estão na geladeira ate agora nda
    é normal?

    tem outra que ta naqueles negocinho de germinar comprei
    uns negocios que coloca na agua ele crece
    as minhas sementes comprei no ebay

    estou ancioso pra ver as minhas germinar.
    to quase dessitindo rrss

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MDJ,
      As minhas demoraram bastante pra germinar, acho que é normal. A primeira leva de sementes não brotou, eu comprei com uns 3 fornecedores diferentes pra ter certeza que viriam sementes férteis.
      Espera mais um pouquinho pra ver no que vai dar.
      =D

      Excluir
  18. OBRIGADO AMIGO

    umas estão na geladeiras a quase 2 meses
    ontem como vc falou na sua resposta acima
    eu tirei lavei e troquei o plastico e o papel toalha
    pq elas esta pretas, fiz certo?

    tenho outras que ta naquelas celulas que usa pra germinar sabe?
    só que não ta na geladeira ta fora num recipiente de plastico tampado
    vc acha que essas vão germinar ainda pois j atem mais de 4 meses que ta la e nada

    vc não tem semente germinando ou muda para me vender??
    meu contato
    https://www.facebook.com/AUDIOIMPORT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,

      Você fez certo sim, tem que deixar elas limpas mesmo. Faz assim, pega essas que estão há vários meses e planta na terra assim mesmo. Ela pode germinar direto na terra também. Se mesmo assim não rolar você vai ter que comprar outras sementes de outro fornecedor. A pessoa que te vendeu pode ter te dado um lote de sementes vencidas ou estéreis.

      Eu tenho umas 7 mudinhas que estão crescendo firmes e fortes. Eu comprei sementes de várias cores e misturei, fiz uma bagunça. Só estou esperando elas crescerem mais até britarem as primeiras flores para eu definir as cores que tenho. Depois pretendo fazer reprodução por estacas e distribuir mudas, pois fazer essas sementes germinarem é tenso! Tando que essas que eu postei aqui foram as sementes da minha segunda tentativa, a primeira falhou =/

      Abraço!

      Excluir
  19. obrigado amigo,qual seu nome?
    vc não pode me passar o fornecedor que vc pegou essas que germinou?
    comprei de um cara na china as minhas

    então vc acha melhor eu plantar elas direto na terra?
    as que estão no recipiente de plastico,elas estão naquelas CELUAS DE GERMINAR comrei no ML
    mas ate agora nada, tem uns 4 meses ou mais
    as semente que chegou pra mim,são todas firmes,tem umas é igual pedra,como vc mesmo falou acima, e as sementes é igual as suas da fotos acima
    só que não germinou
    vc pode me dar uma dica como planto elas na terra?
    e adubação.

    vc falou encima de 50%,seria essa areia de construção ou de rua?
    amigo tenho mais umas 60 semente guardadas ainda, vc acha, que seria bom eu colocar todas pra germinar ou esperar essas?
    as que estão na CELULAS tem umas que ta com tipo um negocinho branco em volta delas,sera que é normal?
    me add no facebook

    Amigo,muito obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não informo o nome pois gosto de permanecer anônimo =D
      E nem tenho facebook tb...

      Uma leva de sementes eu comprei desse site:
      http://www.adeniumecia.com/

      Outras eu comprei no mercado livre, não lembro ao certo o nome do fornecedor. Não precisa adubar, só coloque na terra mesmo. Eu usei areia de construção, aquela areia media usada pra alvenaria e reboco. Só que eu penerei e esterelizei.

      Esse negocinho branco em volta delas deve ser fungos, nao sei, nunca usei essas celulas. Eu gosto de deixar no guardanapo mesmo pq é mais fácil de limpar ela.

      Não é bom deixar as sementes guardadas por muito tempo pois elas podem perder a validade, sempre que recebe-las já é bom plantar.

      Para plantar elas na terra não tem muito segredo. Faz um furinho com o dedo de mais ou menos 1cm de profundidade. Coloque a semente e cubra com terra. É importante não deixar a terra secar. Depois de plantar molhe a terra com frequencia.

      Acho que vai dar certo..

      Abraço!

      Excluir
  20. OBRIGADO AMIGO,
    então para esterelizar,como faz?
    coloca 50% areai 50% terra vegetal né,
    mas ai como faz o procedimento
    coloca numa panela e vai mexendo com agua
    ou apenas a terra e a areia?

    to anciosso pra ver minhas semente igual as suas rss
    então amigo vou plantar as outras que estão guardadas
    antes de colocar no guardanapo vc lava elas com agua?
    vi fala rque tem que colocar num copo
    amigo desculpe tantas perguntas,
    é que vou tentar de todas as formas pra germinar elas

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esterilizar eu fui mexendo com água e deixei ferver pro 10 min, foi simples, mas fez sujeira.
      sim, eu lavo elas antes, mas lavo só com água corrente. O fato de deixar elas em um copo com água serve para ajudar a quebrar a dormência da semente.

      Abraço!

      Excluir
  21. amigo, acabei de plantar as semente na terra
    plantei com CELULAS e tudo como tava,pois
    essas celulas dizem que quando as semente germinar dentro delas vc pode só colocar na terra,ela tem uma substencia la que ajuda nas raizes
    dai plantei com tudo,agora esperar anciosamente rss
    e as outra lavei e ta num copo com agua a noite vou colocar no guardanapo e levar na geledeira

    seria isso né?

    vc tem mais algum outro tipo de flor,ou só rosa mesmo
    gosto muito de flores
    sou FOTOGRAFO e quero fazer um jardim pra fazer lindas fotos


    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê certo o seu plantio.
      Se não der quando eu fizer reprodução por estacas separo umas mudas pra vc.

      Eu não cultivo muito flores, planto mais árvores mesmo. Mas de flores eu tenho essas rosas, lótus e orquídeas do gênero phaleanopsis.

      Excluir
    2. Escrevi errado, o nome certo é Phalaenopsis

      =D

      Excluir
  22. opa obrigado amigo,vamos mantendo contato por favor
    qualquer coisa,quando vc for tirar muda separa pra mim
    compro de vc

    coloquei hoje na agua uma semente de lótus que peguei la na china
    vamos ver como vai ser

    ResponderExcluir
  23. ok amigo, qualquer novidade tbm posta aqui
    quando poder tirar as mudas pra mim me fala aqui
    meu nome MDJ

    se não tiver germinado minhas sementes vou querer sim
    mas eu tendo novidade posto aqui

    quando poder tbm me expliquei como fazer reprodução por estaca ok

    OBRIGADO

    MDJ

    ResponderExcluir
  24. OPA BOM DIA AMIGO,

    quero tirar uma duvida
    não sei se vc intende de enxerto
    mas seba se é posivel
    eu enxertar pessego e caqui num pé de goiaba?
    eu desconfio que o pessego sim
    mas o caqui não sei

    tenho aqui no fundo da minha casa um pomal
    onde planto tudo de enxerto,gosto muito disso
    e tenho um pé de goiaba aqui não se se é goiaba boa
    ai num galho vou enxertar uma goiaba que tenho em outro terreno muito boa
    e no outro galho queria enxertar pessego e caqui
    agora não sei se é posivel
    pode me ajudar

    fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu inda não manjo de enxerto.
      Por enquanto só germino as sementes mesmo.

      =/

      Excluir
  25. amigo minha mãe tem umas rosas,e esse mes e tempo de podar pelo que sei
    ai tava pensando assim
    poder ela a plantar aqui num espaço que tenho
    e depois que minhas sementes germinar,posso enxertar nesses pés né?

    sobre o bulbo amigo
    depois que germinar cmo faço me expliquei por favor

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o enxerto eu não manjo.

      Não entendi a pergunta do bulbo

      Excluir
  26. Olá amigo

    Muito obrigado pelas dicas.
    Eu já tinha desistido pois as minhas sementes teimavam em não nascer.
    Vou repetir a experiência, tendo em atenção estas dicas preciosas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. bom dia. Posso plantar direto no vaso? Preciso colocar algum substrato ou adubo? Rosa gosta de sol o dia todo, meio sol ou sombra? Obrigado. Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,
      Não sei se plantar elas direito no vaso vai funcionar. Acho que estratificar as sementes primeiro é o melhor caminho. Não precisa adubar, basta colocar terra vegetal, as rosas se adaptam bem, e gostam de sol o dia todo.

      Abraço!

      Excluir
  28. as suas plantas crescerão ?
    poderia posta uma foto ?

    vc ja plantou de forma diferente ou ainda continua germinando na geladeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jordeles,

      Eu só geminei na geladeira mesmo.
      Elas não cresceram muito, mas postarei uma foto sim.

      Excluir
  29. Como vao suas rosas?
    Quanto tempo demora para ter flor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio,

      Elas estão crescendo devagar. Não faço ideia de quanto tempo demora até a primeira floração

      Excluir
  30. Boa noite, gostaria de saber se essa tecnica da geladeira é valida para outros tipos de sementes e se tem que molhar o algodão todo dia ou só a primeira vez que colocar na geladeira, desde já Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda,
      vale para outros tipos de sementes de plantas nativas de clima frio. Não precisa molhar todos os dias, só nao deixe ele ficar seco.

      Excluir
  31. As sementes que você comprou foram de rosas coloridas? Elas são realmente coloridas? Estou pesquisando para comprar sementes para cultivo de rosas coloridas, arco-iris, azul, black, verde,roxa, mas tenho medo que seja mentira. Você sabe de alguém que comprou e eram coloridas mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sirlaine,
      eu comprei sementes de rosas coloridas sim. Não lembro bem quais cores brotaram pois as sementes acabaram se misturando. Assim que elas britarem terei certeza.
      Infelizmente não conheci ninguém que comprou essas sementes e teve sucesso. =/

      Abraço

      Excluir
  32. Ola, vi essas sementes e achei interessantes, não sabia bem como iria fazer para germiná-las, encontrei o seu blog e achei muito bom, fiz o processo que vc falou, já tem dois meses e até o momento nada, demora esse tempo todo? As suas mudas da deram flores? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alexandre,

      As minhas demoraram bastante. 2 meses é um tempo bom. Espera mais um mês e depois plante direto na terra.
      As minhas não deram flores ainda, assim que derem eu posto as fotos.

      Abraço!!

      Excluir
  33. Adorei seu relatório, parabéns!!!
    Gosto de desafios e com certeza esse é um grande desafio.
    Comprei essas sementes no mercado livre e estou na expectativa para recebe-las e animada para começar o processo.

    No caso da semeadura de orquídeas, precisa obter o fungo micorriza, será que existe alguma coisa que possamos molhar o algodão para acelerar o processo? E se congelar as sementes será que tem algum resultado?

    Agora gostaria de saber se tem uma temperatura certa da geladeira?

    ResponderExcluir
  34. Mila,

    Já ouvi falar de uns produtos que aceleram a germinação. São alguns hormônios que não lembro o nome agora. Em relação a congelar as sementes eu não sei nada sobre isso =/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Minhas sementes Chegaram, e no manual não diz nada de estratificar a frio, apenas pede para deixa-las de molho por 36 horas e planta-las em um composto de terras misturadas, dessa maneira diz que elas germinam por cerca de 40 dias.

    Vou compartilhar com vc essa minha experiencia, fazendo de sua maneira e da maneira dele.

    Abs Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila,
      eu também já vi essas instruções. Mas preferi estratificar primeiro pois tive medo deixar as sementes muito tempo na terra e acabarem apodrecendo.

      Vou tentar plantar desse jeito também =D

      Obrigado pela dica.

      Excluir
  36. Olá, vi em outros lugares na internet que precisa colocar as sementes na agua oxigenada para o soltar a casca e nascer o broto, isso é mesmo necessário ou é somente para acelerar o crescimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Não sei se isso procede, mas faz sentido. Acho que vale a pena fazer o teste com algumas sementes.

      Abraço!

      Excluir
  37. fis o plantio na terra ja fás quase 3 meses e nada saiu, agora vamos ver essa sua estrategia botei na geladeira fás mais de 1 mês

    coloquei uma camada com 5 papeis toalha botei as sementes e depois cobri com 3 papeis molhei e passei o plastico por cima

    postei uma imagem como fis sera q da certo ?

    http://uploaddeimagens.com.br/images/000/085/796/original/WP_000110.jpg?1379716298

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jordeles,

      Você fez certo sim, tomara que esse tempo todo direto na terra não tenha estragado as sementes, agora é só esperar.

      Abraço!!

      Excluir
  38. Que legal. Eu comprei as sementes de grama e de rosas também. Como estão suas mudinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bella,
      As minhas mudinhas estão bem. Com a chegada da primavera estão apresentando um desenvolvimento mais rápido.

      Excluir
  39. Ola... Não sei o que está acontecendo, coloquei minhas sementes na geladeira dia 27/08 e até hoje não aconteceu nada.
    O que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,
      É cedo para elas germinarem ainda. As minhas germinaram num média de 3 meses. Espere mais um pouco. Se mesmo assim não ver resultados tente um lote diferente de sementes.

      Abraço!

      Excluir
    2. Mesmo assim aguarde mais um pouco. Lembre-se de manter a semente sempre úmida. Se você comprou um lote de sementes viáveis logo elas germinarão.

      Chega uma hora que a demora dá desespero, eu sei disso. Mas tenha paciência, é fundamental.

      Abraço.

      Excluir
  40. Olá estou prestes a comprar um lote destas sementes e li em vários lugares que estão enganando a todos, que elas não nascem coloridas como em vários anuncios na internet... Suas rosas já nasceram para você me tirar esta dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maryelle,
      As minhas flores não nasceram ainda. Estou com esse medo de ter sido enganado também =/
      Só esperando pra saber mesmo. Assim que brotarem as primeiras flores atualizarei o post com notícias.

      Abraço.

      Excluir
    2. COM CERTEZA ESTAS SEMENTE JAMAIS PRODUZEM FLORES MULTICOLORIDAS. ESTES ANUNCIOS SAO FARSA.

      Excluir
  41. As suas semnetes ainda não cololocaram o botão desde março deste ano.?

    ResponderExcluir
  42. No youtube mostra a verdade sobre as rosas raibow "arco-iris" no wikipédia também... essas fotos que vemos na net e nos anúncios no mercado livre são tudo de rosas preparadas, algumas já em buques e outras para montar os buques... são tudo tingidas pelo caule com um corante especial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproposito, eu também caí nessa e comprei, mas fazer o que, não pesquisei antes né... acredita que até no reclame aqui tem queixa a respeito disso rsrs!

      Deixando o chororo de lado, eu já fiz germinar sementes de maçã usando o mesmo método que vc fez, em 3 semanas germinam, pena que as de rosas demoram tanto, talvez se der uma lixadinha na casca ou se cortar uma pontinha com um corta unhas ela venha a germinar mais rápido, eu já fiz isso em sementes de baobá, arvore do dragão e com as de cerejeiras sakura e deu certo!

      Excluir
    2. Eu também não pesquisei antes de comprar, fui na empolgação. Estou esperando os primeiros brotos pra saber se realmente as rosas coloridas são fake haha

      Excluir
  43. Anem, agora desanimei porque comprei 9 cores diferentes. Sei que já comprei da azul e por sinal eram lindas. Se era tingida eu não sei... :/

    ResponderExcluir
  44. Será que esta certo todo esse tempo para florar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,
      Não sei quanto tempo demora a primeira florada das rosas. Nunca vi nenhuma muda florir direto da semente, sempre via mudas feitas a parir do caule de uma planta adulta.
      Minha roseira está bem mais desenvolvida, o caule está engrossando e as folhas estão ficando maiores. Acho que não vai demorar muito para eu postar mais fotos.

      Abraço,

      Excluir
  45. Fiquei curiosa, pois estou querendo comprar as sementes, paciência eu tenho só tenho dúvidas se elas virão nas cores compradas como você já falou em alguns comentários. Fico no aguardo dos botões. Bem explicativa sua postagem, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acredito que não falta muito par os primeiros botões. Vale a pena esperar um pouco.

      Obrigado.

      Excluir
  46. Boa tarde,gostei muito do seu post ,fiz a compra de 200 sementes pelo Mercado livre,com vendedores diferentes,e fiquei com dúvida de quanto de água colocar na mistura de areia e terra vegetal e no caso desta terra ela seria como um esterco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elieni,
      Esta terra não é como um esterco. É uma terra preta com boa quantidade de nutrientes, você encontra em qualquer casa para jardinagem.
      Não precisa ser muita água, só não deixe ficar uma lama e nem deixe totalmente seca. As minhas sementes brotaram mantendo a terra sempre úmida.

      Abraço

      Excluir
  47. Tem uma orientação no site abaixo de colocar antes na água oxigenada...será que realmente funciona ?
    http://tantascoisasmeinteressam.blogspot.com.br/2011/04/semear-rosas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ajuda a escarificar a semente. A água entraria com maior facilidade e faria germinar mais rápido.
      Acho que vale a pena tentar
      =D

      Excluir
  48. Olá,

    Comprei essas sementes e agora estou com várias dúvidas..
    Não entendi com que frequencia devo molhar mais o guardanapo, ou até mesmo trocá-lo..
    Uma vez por semana, nunca, todos os dias? rsrsrs
    Desculpe a ignorância, será minha primeira experiência com sementes.

    Obrigada e parabéns pela postagem! Att, Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cmadv,
      Troque o guardanapo se ele começar a ficar sujo, meio amarelado. Juntar sujeira pode proliferar fungos e matar sua semente. E molhe apenas para manter úmido. Não precisa ser todos os dias. Depende da necessidade.

      Abraço

      Excluir
  49. gostaria de saber o que fazer depois que a semente sair da geladeira? colocar na área de serviço ou no pátio?

    ResponderExcluir
  50. Olá... Gostaria de saber se nestas primeiras 12 semanas devo abrir o plástico e umedecer o algodão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,
      É sempre bom verificar uma vez por semana se o algodão não está seco., e molha-lo sempre que necessário para mante a umidade;.

      Excluir
  51. Agradeço as dicas. Hoje, completo as 12 semanas e, não romperam as pontinhas das sementes. Será que eu fiz alguma coisa errada? Posso continuar com elas ou tenho de comprar novas? Ganhei 12 tipos de sementes diferentes, quero ajuda, sou amante de flores e, é um presente muito importante para mim: presente de aniversário de namoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere mais um pouquinho, elas podem germinar ainda.
      Pode tentar escarificar um pouco a semente para a água penetrar. Ou mesmo planta-las direto na terra.
      A minha primeira leva de sementes praticamente não brotou. Esperei bastante.
      Estou com minhas mudas há meses e até agora nada de flores. Acho que as rosas demoram para amadurecer =/

      Excluir
    2. Qual maneira você acha melhor para eu escarificar: criando uma rachadura através de um alfinete/alicate de unhas, ou raspando com palha-de-aço?

      Excluir
    3. Tente usar o alicate de unhas, mas cuidado para não destruir a semente. Uma lixa de unha também é ótima para fazer isso.

      Excluir
    4. usarei a dica da lixa de unhas então. Daqui um tempo lhe informo das novidades. Obrigada

      Excluir
  52. eu comprei sementes de rosas exóticas dia 28/11/2013 e hoje e 18/12/2013 e ainda não recebi as sementes gostaria de saber qual e o problema da demora obrigado meu nome Noemi.

    ResponderExcluir
  53. muito boa a dica, adorei...eu comprei as minhas sementes de rosas pelo site, e nao demorou do jeito que a Noemi esta falando, eu até indico o site para voces, segue logo abaixo:
    www.sementesraras.com
    Ótimo site de sementes e atendimento nota 10000000000000...

    ResponderExcluir
  54. eu também comprei e estou no aguardo, se foi num desses sites da china demora mesmo mas chega. tem q ter paciência... assim como teremos q ter com a germinação das sementes. kkk mas vai valer a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel,
      As minhas brotaram mas não floriram ainda. Ouvi dizer que rosas demoram até a primeira florada. Espero que o esforço valha a pena.

      =D

      Excluir
  55. Tudo bem amigo? Fiz uma pesquisa sobre rosas na internet e a rosa tem ciclos de 6 a 8 semanas para dar rosas. Mas quando você planta a partir da semente, ela pode iniciar a dar rosas a partir de 2 a 3 anos. Você chegou ler algo a respeito se essa informação é verdadeira? Pois eu e minha esposa queremos muito comprar essas rosas coloridas da China, mas é um tempo muito longo para descobrir se realmente são coloridas. Nunca plantei nada a não ser feijão no laboratório da escola. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,
      Não li a respeito desses períodos, mas acho que é verdade. Em breve minhas mudas completarão 1 ano e nada de flores ainda.

      Excluir
  56. Olá...Sabe me dizer se posso iniciar o cultivo em qualquer época do ano ou tem um período especifico?

    wilcilenekowal@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Eu comprei sementes do Mercado livre e de um Site da China.
    É impressionante as diferenças de valores, Impressionante mesmo!!!
    O único problema do Site da chona é que demora de 30 a 60 dias para chegarem, mais tosas as sementes que comprei chegaram, com boa aparência, bem embalada e demoraram por volta de 28 dias.
    Estou com cerca de 2000 sementes, de 10 qualidade de rosas e paguei baratinho.

    Vai ai a dica:
    http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=seeds+rosas&catId=0&initiative_id=SB_20140112161750

    ResponderExcluir
  58. Coloquei minhas semente na geladeira .Elas iam ficar na geladeira até o dia 26 de janeiro. Fui vê-las ontem e não germinou nenhuma . posso plantá-las já em um recipiente com terra preparada? Me respode meu E:mail é angellinagpasqueta@hotmail.com fico aguardando sua respostas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelina,
      Tente deixa-las mais uma mês na geladeira, se mesmo assim não der certo plante direto na terra e espere. Mesmo plantadas na terra ainda pode demorar um tempão ainda.

      Abraço

      Excluir
  59. Olá!
    Gostei muito das dicas, mas tenho uma dúvida: o saquinho ziploc deve ser completamente fechado? Não irá faltar oxigênio pra semente? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edimar,
      A semente só vai precisar de oxigênio depois que brotar.

      Abraço

      Excluir
  60. Ola tudo bem?...faz 12 semanas que minhas sementes estão na geladeira...ainda ñ tem raiz...mas percebi um pequeno racho ... como se estivesse rompendo algo ....será isso um sinal???? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose,

      Deve ser um sinal sim. Aguenta mais um tempinho =D

      Excluir
    2. Suas rosas estao progredindo ? Tem como postar fotos ? ゴウケン

      Excluir
    3. Estão progredindo aos poucos.
      As folhas estão aumentando de tamanho e o caule está engrossando. Postarei fotos logo =D

      Excluir
  61. Ola tudo bem?
    as minhas sementes so foram gemiar depois de 6 meses, depois desse tempo as outras nao parou de gemiar ! Demora demais mesmo!
    Agora eu to ansiosa para ver ser realmente vai ficar coloridas!!!
    Adoreiii suas digas, realmente boas!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laiz,

      Que bom que germinaram. Agora espere mais uns 2 anos para ver as flores =D

      Excluir
  62. a minhas sementes já tem mais de 12 semanas e nada...me ajuda!

    ResponderExcluir
  63. Olá! Moro em apartamento e gostaria de saber se não consigo comprar essa mistura de terra e areia esterelizadas já pronta! E se os vasos devem pegar sol depois de plantados!

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lora.,

      Não sei se vende. Eu esterelizei pq as sementes poderiam ficar um BOM tempo nessa terra. Mas na impossibilidade de fazer isso use apenas terra vegetal comum mesmo. Não precisa ser adubada.

      Excluir
  64. OLÁ!
    COLOQUEI MINHAS SEMENTES NA GELADEIRA.
    OBRIGADA PELA DICA.
    E SUAS ROSEIRAS ALGUM BOTÃO ABRINDO?
    SANDRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      ainda não saiu nenhum botão. As rosas demoram muito até florir. Mas a esperança ainda está viva!!

      =D

      Excluir
  65. Também acho que fui enganado, nenhum post em toda a internet fala sobre as rosas e as fotos da internet são todas iguais, de processos de coloração. Coloquei as minhas em 40º C por 24h, até agora nada de crescer. fiz toda a mistura e nada... vamos esperar mais. Tenho mais algumas sementes, vou fazer o método da geladeira! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dh3k0,

      Também sou super desconfiado com essas rosas da internet. Não vejo a hora das minhas flores brotarem para tirar a prova e postar aqui.

      Excluir
  66. Adorei as dicas... Também comprei estas sementes e segui todas as instruções do fornecedor: na água por 24horas a 40º e depois na areia úmida até brotarem (mais ou menos 40 dias), mas ainda não brotou nenhuma... Se tivesse visto estas dicas antes... Mas aida não desanimei... acho que uma hora elas vão brotar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane,
      Com as rosas o importante é não desistir. Elas demoram muito mesmo.

      Excluir
  67. Olá!
    Minhas sementes já estão na geladeira com algodão e o plástico a um tempo, quando dui ver o algodão mofou,acho que umedeci demais, devo deixar ou fazer com algodão novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADMIN,
      Lave bem a semente e coloque em um algodão novo mesmo.
      Abraço

      Excluir
  68. ola boa noite,gostei muito de ver os comentarios postados,me eclareu algumas duvidas.minhas sementes de rosas trepadeira estao ha mais ou menos 3 meses,e nada ainda.na expectativa tambem.boa noite

    ResponderExcluir
  69. Ola,tudo bem? eu fiz todo o processo e coloquei na geladeira,ja deve ter um mes e nada de aparecer uma raiz que seja rs rs mas eu tenho paciencia,acho que si vc usar aquele fertilizante para rosas vai acelerar o botoes rs rs o nome aqui na minha cidade e vita flor,tem pra orquideas ,rosas e tal custa 10,00 e borrifa com agua nos galhos,talves ajude ,eu comprei minhas sementes no site da china o aliexpress vamos ver si na nasce mesmo ou o choines me deu un no rs rs Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      Se der certo essa técnica com o fertilizante poste fotos pra gente. =D

      Excluir
  70. oi eu também quero comprar as suas mudas de rosas , quando tiver me avise . um abraço.

    ResponderExcluir
  71. OLÁ PESSOAL!
    EU COMPREI NO ALIEXPRESS SEMENTES DE ROSA. VIERAM UMAS SEMENTES MARRONZINHAS E ALGUMAS BRANCAS.
    AS BRANCAS EM MENOS DE TRÊS SEMANAS GERMINARAM, VOU PLANTÁ-LAS SEXTA-FEIRA.

    ResponderExcluir
  72. OLÁ PESSOAL!
    EU ME ENGANEI NA POSTAGEM, AS SEMENTES BRANQUINHAS SÃO DE CARDAMO.
    OBRIGADA
    SANDRA

    ResponderExcluir
  73. Ei. Você poderia postar uma nova foto da sua roseira pra podermos acompanhar o desenvolvimento? Acabei de receber um pacote da china com minhas sementes de rosas coloridas. Beijo

    ResponderExcluir
  74. Olá, eu comprei um kit com várias sementes de rosas (colorida, preta, azul, verde e por ai vai :P)... Estou ansiosa para que elas cheguem para começar a plantar!! E com suas dicas acredito que devo ter sucesso!! Queria saber como vai sua roseirinha? Nada de flores ainda?

    Abraço

    Erica Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica,
      Nada de flores ainda. acho que vai demorar um pouco pois o desenvolvimento está bem lento.

      Também estou ansioso por isso haha

      Abraços.

      Excluir
  75. Olá...
    Muito bom seu post....
    Gostaria de saber se vc tem alguma experiência na estratificação com ácido giberelico e alguma dica para dar...

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XAMPU,
      nunca utilizei esse ácido gerbélico =/
      Vou ficar te devendo essa

      Excluir
  76. Olá,adorei a sua postagem,não sabia o que fazer com minhas sementes,agora já iniciei a primeira fase. Você saberia me dizer em que época posso podar a ARVORE DA FELICIDADE e como fazer para que seu caule engrosse e não necessite de cabo de vassoura para firma-la? Se não souber e puder me indicar alguém agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maga,

      Não sei a época exata, mas eu podo as minhas plantas no final do inverno.
      Para o tronco engrossar coloque ela num vaso grande. As raízes vão se desenvolver bem e automaticamente o tronco vai engrossar.

      Excluir
  77. Olá adorei suas dicas,as minhas sementes,ja estão na geladeira a 6 meses hoje fui ver.para minha surpresa ,uma semente com raiz,plantei agora só expectativa,as sementes são do aliexpress. Odete 2 de Abril de 2014

    ResponderExcluir
  78. Olá, as minhas sementes chegaram hoje! E gostaria de parabenizar voce pela perseverança, pois um (01) ano já se passou! e voce continua ai firme e forte inspirando a galera! Começarei meu processo amanhã os fornecedores das minhas sementes são da Suécia. Quando germinar as minhas na geladeira assim como em seu processo, vou passalas para copinhos de café assim cuidarei de cada uma da forma que precisar, depois transplanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Tire fotos de todo o processo e posta pra gente ver tb =D

      Excluir
  79. Bom dia. Comprei algumas sementes da rosa arco-íris a quase dois meses. Como não tenho experiência, plantei como se fossem sementes "comuns". É isso aí, não nasceu! Muito obrigado pela sua dica. Ainda bem que tenho algumas ainda. Vou fazer como disse. Valeu!

    ResponderExcluir
  80. Ola, comprei as sementes da china, tentei coloca-las no meio do algodão úmido e até hoje não vi resultados. Coloquei algumas sementes também em um vaso pequeno com terra vegetal e tbm nada de brotar. Mantive sempre o algodão úmido e já fazem uns 2 meses. desisti. Gostaria de saber porque tem que ser colocada na geladeira para brotar as sementes? Existe outra maneira de brotar estas sementes? obrigado
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto,
      Tem que colocar na geladeira pq as sementes brotam no clima frio. 2 meses ainda é pouco, elas demora muito mais que isso pra brotar. A espera é a parte mais triste do processo. =/

      Excluir
  81. Olá,
    Desculpe se vou perguntar as mesma coisa, é que não tive paciência para ler tudo, estou prestes a comprar 100 sementes da tal rosa arco-iris, achei na internet a forma de colorir a rosa branca com corante comestível, mais imagino q a forma natural (nascer colorida) é muito melhor pra plantinha... Vamos as perguntas, as suas não floresceram ainda? quantas sementes você plantou em cada vaso? você da água todos os dias pra elas? deixa no sol? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela,
      Vamos as respostas:
      Elas não floresceram, até a planta amadurecer leva um tempo. Eu plantei uma broto em cada vaso para que se desenvolva bem. Eu deixo no sol e molho uma vez a cada três dias, depende muito do clima.

      Excluir
  82. Oiii, comprei as sementes de rosas exóticas e estou esperando chegar, já estava desanimada de tanto ouvir que o plantio não dá certo...porém teu blog me deu novas esperanças, muito bom mesmo!!! Mas me conta, nada de florzinhas coloridas ainda? rsrsrsrs... abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de florzinhas ainda...
      As vezes eu penso que fui enganado e me venderam capim kkkkk

      Excluir
  83. Ola... Minha sementinha começou a germinar, já plantei ela no substrato, mas a observando percebi q a raizinha branca que estava saindo da semente, não esta mais branquinha. Ela esta fininha tipo seca. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  84. oi cade o poste com as rosas maiores estou curioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David,
      Vou tentar fazer esse post logo,
      Mas estou completamente sem tempo.

      Excluir
  85. Fiquei encantada com sua postagem!Recebi minhas sementes hoje,não sabia como fazer.Você salvou minhas sementes...rsrsrs.E me fez um bem danado!!Pois estava super ansiosa para plantar.Agradecida por sua paciência e pelo carinho em que compartilhou seu aprendizado conosco.

    ResponderExcluir
  86. Olá, Recebi minha mudas 2 dias atras, ainda não plantei pois não tinha instruções de como fazer, vou seguir suas dicas e ver se da certo.
    Gostaria de saber como anda as suas rosas, já nasceu alguma, como esta a roseira? Você ainda tira foto? Teria como por o progresso delas após as mudinhas?
    Desde já, Obrigado e Boa sorte!!! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica,
      Não brotou nenhuma rosa ainda, mas as plantas estão se desenvolvendo num ritmo moderado.
      Estou mega sem tempo mas farei um outro post sobre o desenvolvimento delas.

      Excluir
  87. Bom agora fiquei feliz por ter achado esse blog, pq eu comprei as sementes pela internet e achei que nao iriam germinar, mas pelo visto da certo sim, valeu pela postagem. bjos

    ResponderExcluir
  88. Primeiramente te parabenizar pelo seu blog, que está muito bem explicado.
    Quando ví as rosas me apaixonei e quero tbm ..... quando coloco algo na cabeça não tem jeito, mesmo com esse processo todo não irei desanimar, na verdade desanima, mas nada que eh fácil eh prazeroso sabia rs.
    Fiz a pergunta para o vendedor no mercado livre e ele disse que o tempo média do primeiro floreio varia de 8 a 10 meses.
    A sua pelo que pude perceber ela passou desse prazo já. Pelo que pude perceber vc não usou o Kit de germinação, será que tem diferença?
    Posta fotos da roseira atual, irei te acompanhar...... abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Timm,

      eu não usei o kit de germinação. Achei que não precisava, sei lá.. mas tive que esperar um tempão para que as sementes brotassem.
      No fim da postagem tem um link com as fotos atuais.

      Obrigado,
      Abraço.

      Excluir
  89. Olá gostei do seu blog, só não gostei de ter que esterilizar a areia rsrsrs, será que posso usar a areia adubada que já se vende pronta em saco?? Moro em apto e é muito mais comodo assim ;)

    ResponderExcluir
  90. No site em que comprei as sementes (de rosas coloridas), diz para deixar as sementes em um recipiente com água a 40° por 24hs. Achei melhor o método que você postou. Poderia usá-lo ou esse tipo de semente tem que ser a quente? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia,
      eu nao utilizei esse método de colocar as sementes em água quente e deu certo. Tanto que é difícil controlar a temperatura da água por tanto tempo. Não sei te dizer se esse método da temperatura é o mais indicado.

      Abraço!

      Excluir
  91. Gooken,

    Tenho sementes que obtive de uma roseira selvagem do jardim da minha vizinha. Enfim, coloquei elas na geladeira ANO PASSADO e como passo muito tempo fora acabei esquecendo das sementes lá. Porém fui limpar a geladeira hoje e tem umas 3 germinando, uma inclusive com uma folhinha já. O que você acha? Coloco elas num "vasinho" com terra, deixo crescer mais na geladeira? Levaram tanto tempo pra germinar que agora tenho dó de perder as sementes....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine,

      Pode colocar num vasinho com terra vegetal fora da geladeira que deve desenvolver normalmente.

      Abraço!

      Excluir
  92. Desculpe parecer repetitiva ,mas e as rosas?

    ResponderExcluir
  93. amigo, minhas semente estão germinando,inclusive uma ja plantei e terra vegetal
    qual os cuidado que devo ter agora com ela: esta na area da minha casa por favor me explique devo colocar ao sol ou não fico no aguardo

    ResponderExcluir
  94. Pode deixar ao sol. E regue constanemente para que a terra não seque muito

    Abraço

    ResponderExcluir
  95. ola eu coloquei na geladeira para estratificar. mas depois de duas semanas começou a criar umas manchas rosa no papel toalha.. oque fazer? é normal isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon,
      É normal sim, provavelmente é sujeira.
      Apenas lave a semente e troque de papel.

      Excluir