terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como germinar e plantar sementes de maçã


Hoje vou ensinar vocês como plantar sementes de maçã.
Tudo o que eu disser aqui vem das páginas que li Internet afora sobre germinação, técnicas e afins. Mas vou dar uma resumida em tudo com base na minha experiência com as sementes.

Primeiro recolha as sementes da fruta. Aconselho a pegar pelo menos umas 5, pois nem todas germinarão. Coloque elas em um copo com água. As sementes que flutuarem você deve jogar fora, pois não estão boas para a germinação. Pegue as que estão no fundo do copo e prepare-se para a próxima etapa. Neste caso eu joguei fora somente uma que flutuou.





Agora você precisará de um recipiente fechado. Pode ser uma daqueles Tupperware, pote de maionese, ou até mesmo aqueles saquinhos ziplock (estes eu uso para germinação de sementes de rosas. Será um futuro post). O importante é que o recipiente seja bem transparente para que você possa acompanhar o processo de germinação da semente. Precisará também de algodão ou papel toalha para servir de substrato inicial para o embrião. Eu aconselho o papel toalha, pois fica bem mais fácil de tirar a semente dele sem correr risco de danificar a raiz que ainda é nova e frágil..

Certifique-se de que o recipiente esteja bem limpo, pois o processo de germinação vai demorar alguns dias e não queremos correr o risco de ver fungos e bactérias se proliferando e acabando com nosso trabalho. Depois coloque a semente no papel ou algodão. Se quiser pode colocar uma outra camada de substrato em cima dela também. Coloque tudo dentro do seu recipiente e umedeça bem antes de fecha-lo. 




A maçã é uma planta nativa de climas frios. Então para fazer com que ela germine precisamos simular seu ambiente natural. Para fazer isso pegue o pote com a semente e coloque na geladeira. Coloque na parte de baixo, na gaveta dos legumes de preferência, pois a temperatura ali é menos fria. Esse processo de germinar sementes a alta umidade e temperaturas baixas, é o que alguns chamam de Estratificação a Frio

Depois de feito começa o que eu chamo de “teste-de-paciência”. Que é o período de germinação. dependendo da planta pode demorar muito. No caso das maçãs os resultados podem ser observados a partir de 15 dias em média. Mas lembre-se de abrir seu recipiente a cada 3 ou 4 dias pra conferir a umidade. Nunca deixe o substrato secar completamente, senão o processo será interrompido. E também não encharque demais senão o embrião pode morrer.

Quando as raízes medirem cerca de 2 cm significa que nosso embrião já está pronto para ser plantado em solo, elas vão ter esse aspecto da foto abaixo.


















Recomendo que seja plantado em um vaso com terra vegetal. Faça um  buraquinho na terra e cobra o embrião com 1 cm de terra. Seguindo esses passos aposto que você ficará feliz com sua nova plantinha \o/
Nos primeiros dias a plantinha terá esse aspecto:

































Quando a planta atingir cerca de 10 cm de altura você pode deixa-la em sol pleno. Quando crescer ela vai ter essa aparência. Pessoalmente, eu acho as folhas da macieira uma das mais bonitas =D





















Recentemente fiz um passo a passo em vídeo do processo de uma forma muito mais simples. Assistam, curtam e se inscrevam no meu canal para dar aquela força.





153 comentários:

  1. Adorei!

    Meu filho de 7 anos só fala em plantar , e a maçã foi sua primeira eleita para iniciarmos o pomar...
    Portanto esta postagem foi de grande valia!!
    Espero que continue escrevendo , pois seu trabalho foi feito com muito esmero . Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eai deu certo sua macieira?
      Acho que vou cultivar um pé de maçã tmb. :)

      Excluir
    2. Olá
      Deu certo a sua macieira?
      Estou pensando em cultivar um pezinho tmb

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog. Também adoro dar uma "forcinha" pra Mãe Natureza...e encontrei dicas preciosas aqui.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito ! eu precisava germinar uma maçã pq a líder da minha igreja pediu ! isso me ajudou bastante ! *.*

    ResponderExcluir
  4. Nossa, a melhor explicação que eu ja vi, vou começar a germinar minhas sementes, e seguir tudo o que voce escreveu, Seu blog é incrivel, estou começando a ter um interesse muito grande em plantar, obrigado por compartilhar ;)

    ResponderExcluir
  5. Coloquei a semente em um pano umido e dentro de um saco plastico dentro da geladeira depois de alguns dias a semente começou a sair a raiz e queria saber se ao colocar ela em direto contato com a terra a semente nao vai estranhar o clima de temperatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maxwell,

      Pode plantar direto na terra sem medo. Só nao cubra a semente com muita terra. ! cm tá ótimo.

      Abraço

      Excluir
  6. Respostas
    1. Leandro,
      Substrato é o meio em que você coloca sua semente. Quando coloco para estratificar, o substrato é o papel toalha úmido. Quando planto o substrato é a terra, areia ou seja lá o que for.

      Abraço.

      Excluir
    2. Amigo e como fica a polinização?
      Corre o risco de meu pé da maça crescer e não dar frutos?

      Excluir
    3. Leandro,

      Sobre a polinização eu já não sei te dizer. Acredito que esse ponto já não dependa mais tanto da nossa ação, acho que os agentes naturais se encarregam disso, não conheço técnicas de polinização e tal. Sua planta vai dar frutos quando estiver madura o suficiente.

      Abraço.

      Excluir
    4. Leandro
      O problema é que em clima quente as frutas não irão se desenvolver mesmo com técnicas de polinização (normalmente você tem de plantar espécies polinizadoras perto das suas plantas, nem todas as espécies de maçãs polinizam). Então se você não mora em um dos estados do sul, não espere colher maçãs saborosas.
      Se seu interesse é produzir frutos e não apenas ter a árvore seria melhor você utilizar uma alporquia de um galho que já produza e não a semente.

      ゴウケン
      Ótimo artigo, muito util.

      Excluir
    5. Eu estou pesquisando o cultivo e descobri que elas não se polinizam sozinhas, plante duas uma ao lado da outra com distancia de dois metros entre elas

      Excluir
  7. As minhas germinaram com as raizes tortinhas tem algum problema elas vao ficar normais

    ResponderExcluir
  8. O problema é que moro no Rio de Janeiro e a maça só floresce em clima frio he he, mas mesmo assim vou tentar plantar. Obrigado pela explicação do seu blog!

    ResponderExcluir
  9. se eu deixar ela so na sombra ela da frutos ?

    ResponderExcluir
  10. Muito legal...acabei de passar a minha para um vasinho . Agora é só aguardar seu crescimento! Obrigado pelas dicas !!!

    ResponderExcluir
  11. ola boa tarde gostei muito da sua explicação, me ajudou muito gostaria por favor que me ajudasse, como faço um adubo orgânico bom para plantar a macieira e outas frutas tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geisla,
      Nunca fiz adubo orgânico, sempre utilizei terra vegetal adubada mesmo. tem que tomar cuidado na mistura para não deixar a terra tóxica.
      Acho que misturar esterco na terra já deixa ela bem nutritiva.

      Abraço

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog! As minhas germinaram só que as coloquei em pequenos vasos (dois) dentro da geladeira com terra vegetal até ficarem mais fortes para irem para o ambiente natural. Moro na Bahia e talvez consigam vingar desse jeito. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Fiz isto tudo, Mas quando planto na terra as plantinhas (já com até 5 cm) apodrecem na haste que está em contato com a terra e morrem. Já morreram dezenas de plantinhas. Até agora nenhuma vingou. já troquei até a terra. O que será isto? Gilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho isso. Que tipo de terra você está usando? E em que tipo de local está deixando a planta (bem iluminado, sol pleno, sombra) ??
      Está regando a planta devidamente??

      Todos esses fatores influenciam, conte-me mais.

      Abraço

      Excluir
    2. Esta acontecendo a mesma coisa comigo :-(

      Excluir
  14. ola tudo bem?
    gostaria de saber o tempo que demorou ate sua planta chegar a esse estagio final na qual vc postou e se sua planta ja deu frutos??

    ResponderExcluir
  15. Bruno,
    se você colocar num vaso grande demora uns 6 meses.

    ResponderExcluir
  16. Muito top seu blog, estou fazendo minhas mudas para logo logo plantar no meu sitio!! Abraço e continue
    Postando! Vc está ajudando nós e o meio ambiente :)
    Obs: na maioria dos plantios vc só coloca terra vegetal ou mistura alguma coisa? Gostaria de saber como vc separa os brotinhos q estao tdos juntos no vaso ( crie um post do procedimento ) obrigado e parabens !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio,
      Eu uso terra vegetal na maioria das vezes e dá certo. Não tem segredo em separar os brotinhos, plante eles com distâncias de 5 cm entre um e outro e assim não terá problemas na hora de replanta-los.

      Obrigado,
      Abraço!

      Excluir
  17. Quanto tempo demora desde a plantação da semente no vaso até à plantinha sair da terra? Plantei uma das minhas sementes no vaso a uma semana e até agora nada. As restantes deixei na geladeira para não estragar tudo de uma vez ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo,
      Não demora muito em sair da terra não. Seu broto deve ter morrido =/
      Tente plantar o outro com a pontinha para fora da terra

      Excluir
  18. bom dia,eu me chamo adriano e moro em alagoas mais precisamente na cidade de Arapiraca al, sei que o clima aqui não é bom para se plantar maçã, mais mesmo assim plantei um pezinho de maça e ele nasceu e já está com 4 meses, não sei se ele poderá crescer e dá frutos, mesmo assim gostaria que ele crescesse, e a minha dúvida é se é possível que ele cresça e se for o caso o que eu devo fazer, qual o tipo de adubo eu devo usar e com quanto tempo devo mudar ele do vazo, aguardo resposta, e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano,

      Se for deixar no vaso use apenas terra vegetal. Caso você plante no chão, não faço ideia de que tipo de adubo utilizar.
      também não sei se a planta se desenvolverá bem na sua região. Vale a pena fazer a tentativa.


      Abraço

      Excluir
  19. Vou ir plantar a minha agora mesmo. Eu estou com uma muda de Rosa, só que o sol queimou as florzinhas, ela morreu?
    Blog muito útil, vou seguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quevelyn,

      Só a florzinha morreu. Sua roseira aguenta muito bem o sol =D

      Excluir
  20. Estou apaixonada pelo seu blog e a maneira como expõe os processos, a clareza e facilidade como coloca os assuntos, fazem com que entendamos perfeitamente o que fazer. :)

    ResponderExcluir
  21. Oie! Moro no interior de Minas Gerais, aqui é bem quente e ás vezes faz frio... comi uma maçã e coloquei a semente em uma vasilha de isopor pequena que eu havia tomado sorvete no dia anterior... isso foi em outubro do ano passado.. ela brotou, cresceu um pouquinho, hoje está com vinte centímetros...acho que tive sorte por que ela foi contra todos os princípios de plantação...rs
    Gostaria de saber... para atingir mais ou menos um metro demora uns três anos (se ela continuar)??
    Abraços
    Flávia
    Quero contato com quem tiver pés de maçã plantados pra gente ir trocando ideias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      Se a planta estiver plantada no chão ou em um vaso grande ela atinge 1 metro de altura rapidinho.

      Excluir
  22. Como geralmente 2 maçãs por dia no escritório, e aki é muito frio, coloquei as sementes em um algodão úmido em cima da mesa, vamos torcer para que de certo, pois quando germinar levarei para casa...mandarei fotos...obrigado pela matéria...

    ResponderExcluir
  23. Ótima esta dica, é quase o que estou fazendo, como eu consumo duas maçãs pro dia no trabalho, resolvi colocar as sementes em um copinho com algodão úmido, o ar aki é muito gelado, se caso der certo mandarei fotos....espero ter uma macieira no trabalho, ia ser show....

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas!!
    Claras e objetivas!!

    Muito bom, obrigada!

    ResponderExcluir
  26. bom dia eu gostaria de saber se tem algum problema se eu plantar as sementes diretamente no solo, se vai germinar ou não. essa é minha dúvida pois plantei na terra e até agora nada, pois testei em um copo de agua e nenhuma boiou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaique,
      Acho que dificilmente brota se plantar direto. A maçã precisa do frio pra brotar. Aconselho você a pegar outras sementes e repetir o processo.

      Abraço

      Excluir
  27. Olá, acabei de chegar no estágio do plantio no vaso. Eu gostaria de saber se precisa ser um vaso grande e como deve ser o cuidado? Devo colocar no sol ou na sombra nesse estágio inicial? E também, devo molhar todo dia? Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Não precisa ser um vaso muito grande não. Deixe em algum lugar onde a planta receba o sol na parte da manha e. Molhe apenas quando a terra estiver seca. Geralmente o broto sai rápido, coisa de uma semana no máximo. Você pode por exemplo plantar com a pontinha do broto pra fora, assim da pra acompanhar melhor o desenvolvimento.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Continua Postando Como Germinar Frutas , Blog Otimo !

    ResponderExcluir
  30. Tenho muitas sementes de maçã, mas elas estão em um pote a meses. Será que ainda germinam?

    ResponderExcluir
  31. Bom dia!
    Segui sua dica passo a passo e consegui que as sementes brotassem, agora já plantei num vaso e vou esperar que cresçam até uns 80cm para transplanta-las no local definitivo, Obrigada e parabéns pela iniciativa de mostrar como fazer as mudas!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá! Minhas sementes germinaram mas ainda não atingiram 2 cm e estão aparentemente secando. O substrato está sempre úmido e o pote dentro da gaveta de legumes. O que pode estar deixando a parte germinada seca ( marrom)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akumu,

      Tente tirar ela da geladeira e plantar na terra.
      Abraço

      Excluir
    2. eu plantei sementes de macieira no vaso pequeno e já está com um centímetro de altura, estou muito feliz ☺

      Excluir
  33. segui as dicas e demorou um pouco para germinarem.. mas faz apenas tres dias que as mudinhas foram passadas para a terra vegetal e ja consigo ver uma próspera plantacao de maçã-verde pela frente *--*
    nao sei como postar fotos aqui, entao vou deixar o link de uma das mudinhas num potinho, tirada hj :)
    Muito obrigada pelas dicas, foram muito uteis :D

    https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t1.0-9/10672058_945841385442291_6031252098292163674_n.jpg

    ResponderExcluir
  34. minhas sementes ficaram com a ponta marrom vc acha que vão morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Espere mais um pouco pra ver se elas germinam

      Excluir
  35. Boa Tarde!
    Seu blog e muito bacana, acabei de colocar as sementes de maças na geladeira quando elas germinarem posto aki...

    ResponderExcluir
  36. boa noite, morro em uma região quente 30 a 40 graus, a minha germinou ciloquei em um vaso dentro da geladeira, esta a uma semana la já saiu até a primeira folha,
    eu mantenho na geladeira ou tiro e coloco o vaso na sobra.

    ResponderExcluir
  37. gosteistei do seu blog fiz o teste e as minhas mudinhas estão crescendo muito rápido

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito deste blog em especial esta postagem, pois fiz o teste e as sementes germinaram, e acabei de plantar, estou muito feliz ☺

    ResponderExcluir
  39. ais minhas estão 10 dias na geladera e não vejo progresso mi ajuda :´(

    ResponderExcluir
  40. Gostei das muito das dicas, só gostaria de saber ser posso começar todo esse processo em qualquer época do ano. Moro no Rio Grande do Sul e como estamos no outono acredito que não terei maiores problemas, é isso?

    ResponderExcluir
  41. Eu já coloquei na geladeira e também em um vaso e não nasceram. O que faço?

    ResponderExcluir
  42. A terra que vai no pote precisa de um preparo específico, tipo adubo ou outra coisa?

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Sou de São Paulo também. elas estão em casos e estabilizara mo desenvolvimento. Não acredito que irão dar frutos.

      Excluir
  44. Eu devo enrola-las ou deixa-las em cima do papel toalha?

    ResponderExcluir
  45. Olá!!! Muito obrigada pela sua dica! Tava cortando uma maçã e tive uma intuição de plantar as sementes, então pesquisei como se faz e logo de cara achei seu blog. Há, e vi que hoje é um ótimo dia pra se plantar sementes de acordo com o calendário biodinâmico, fiquei super feliz e esperançosa ao ver isso! Vc conhece a biodinâmica?? Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Parabéns pelo blog, estava procurando algo sobre como germinar sementes de maça, o seu é o melhor para explicar.

    Depois que começar a crescer a raiz, posso plantar diretamente no solo com quantos centímetros? ou é melhor plantar no vaso e depois no solo?

    Moro no sul, acho que aqui o clima é bom para essa planta, meu foco é colher frutos futuramente. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ela tiver uns 15 cm de altura pode plantar no solo. O clima da sua região vai ajudar bastante.
      Abraço.

      Excluir
  47. muito bom mesmo vou fazer agora. obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Ouvi dizer, ou melhor, li, que é a jataí que polinização a maçã

    ResponderExcluir
  49. adorei suas dicas amiga tenho uma semana de geminaçao com sementes de pessego e maça estao lindas ja daqui mais umas semanas irei plantar.

    ResponderExcluir
  50. Muito bem explicado,adorei vou fazer o meu aqui.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, meu pé de maçã está com uns 40cm, quero que ele comece a ter galhos para poder modelá-lo, posso fazer uma poda para forçar os galhos aparecerem ou quando posso fazer a primeira poda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, já pode fazer a primeira poda. Mas espere para fazer no final do inverno.

      Excluir
    2. Posso fazer o corte com quantos cm contando a partir da base da macieira? Para ela dar frutos no futuro preciso fazer alguma técnica ou somente esperar? obrigado!

      Excluir
  52. Parabens pelo Blog. Procurei tanto pela internet várias coisas sobre '' como germinar sementes '' e encontrei o seu. Segui todas as dicas e estou esperançoso que dê certo. comprei algumas sementes pelo mercado livre e Aliexpress. Ainda não chegaram, mas sempre que tenho tempo livre, vou na ceagesp de sp para comprar algumas.

    Parabens mesmo.

    ResponderExcluir
  53. Parabéns pelo blog. procurei muito em ''como germinar maça '' e seu blog me ajudou muito. as imagens e o passo-a-passo está bem explicado. fiz conforme você fez e estou esperançoso que vai dar certo. Aproveitei e também coloquei semente de cereja fazendo o mesmo processo que você utilizou com a maça.
    Comprei trilhões de sementes no aliexpress e mercado livre. estão pra chegar e algumas delas é necessario fazer a estratificação e é claro que vou acompanhar pelo seu blog. Parabens mesmo!!!

    Só uma pergunta: já tentou cultivar pinheiro? sabe me dizer se também é o mesmo processo?

    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tallisson,

      Nunca germinei pinheiro a partir de sementes. Eu tenho somente um pinheiro que estou fazendo um bonsai. Os cuidados são bem simples, não tem muito segredo.

      Excluir
  54. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog.

    Gostaria de saber se o processo descrito serviria para tangerina e uva? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wal,
      eu criei uma psotagem ensinando a plantar tangerinas

      http://estratificandoafrio.blogspot.com/2014/01/como-germinar-e-plantar-sementes-de.html

      Quanto as uvas, não consegui germinar ainda. Não sei se esse processo dá certo.

      Excluir
  55. plantei um pé de maça tbem ,, já esta bem grande mas n ta dando

    ResponderExcluir
  56. Vcs vão ter só a árvore pq não vai frutificar no clima quente

    ResponderExcluir
  57. Gente eu e minha filha plantamos a semente da maçãe nasceu a rama parecemdo de batata.

    ResponderExcluir
  58. BOA NOITE..EU AMEI AS DICAS,,AMO PLANTAÇÕES EM GERAL...EU MORO NA CAPITA DE SP E TENHO UM PÉ DE UVA VERMELHAS E MUITO DOCE...MUITOS PROVAM E SE APAIXONAM ...MAS EU AMO MAÇAS ENTÃO EU NÃO CONHECIA ESSE JEITO TODO ESPECIAL DE PLANTIO ..VOU FAZER O SEGUIMENTO P/MAIS ESSA VIDINHA..MUITO LEGAL O SEU BLOG PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  59. Boa noite meu pé de maçã tem um ano está no vaso e mede quase 30 cm posso deixá-la lá ou tenho q mudar ela de lugar? Gostaria de uma árvore pequena pois não tenho quintal

    ResponderExcluir
  60. Oi. Vc pode ensinar a germinar o caroço de acerola

    ResponderExcluir
  61. Estou encantado com seus posts, parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de ver o resultado atual de todo esse trabalho. Um abraço e bom cultivo =)

    ResponderExcluir
  62. minhas sementes germinaram; como deve ser a terra, muito úmida ou natural?

    ResponderExcluir
  63. As minhas mudinhas nunca vão pra frente o que fazer ? sol? agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas eu a deixei na agua por uns 15 dias trocando a agua todo dia e depois a levei direto pra terra e ela ja esta com 15 cm...

      Excluir
  64. Eu deixei a minha na agua por 15 dias e trocando a agua todo dia e a levei logo pra terra o broto ja esta com uns 10 cm...

    ResponderExcluir
  65. Qto a polinizaçaõ, plante dois pezinhos juntos,gARANTE QUE DÁ CERTO.

    ResponderExcluir
  66. Adorei as dicas vou fazer aamanha,um grande abraço

    ResponderExcluir
  67. Ola consegui germinar a semente de maçã e minha planta esta com uns 10cm , mas fiquei sabendo que ela so dará fruto se for feito uma estaquia ou enchertia isso e verdade??

    ResponderExcluir
  68. Ola consegui germinar a semente de maçã e minha planta esta com uns 10cm , mas fiquei sabendo que ela so dará fruto se for feito uma estaquia ou enchertia isso e verdade??

    ResponderExcluir
  69. Ola eu germinei a semente de maçã mas fiquei sabendo que ela nao dará fruto a menos que faça estaquia ou enxertia isso e verdade?

    ResponderExcluir
  70. Ola eu germinei a semente de maçã mas fiquei sabendo que ela nao dará fruto a menos que faça estaquia ou enxertia isso e verdade?

    ResponderExcluir
  71. Ola eu germinei a semente de maçã mas fiquei sabendo que ela nao dará fruto a menos que faça estaquia ou enxertia isso e verdade?

    ResponderExcluir
  72. Olá adorei sua explicação, agora me diga depois de quanto tempo a macieira dará fruto.

    ResponderExcluir
  73. Olá há mais de 1 ano fiz em minha casa uma geminação de semente de maça, feito em geladeira, ou seja peguei um recipiente de plastico , papel toalha, coloquei as sementes sobre o papel toalha e umideci com um pouco de água e tampei o recipiente. Observei por alguns dias e logo tive a surpresa do nascimento do embrião. Logo após transportei por uns copos de plástico com terra preta e na medida que foi crescendo a muda transportava para um vaso maior e quando a muda atingiu mais ou menos 1 metro coloquei no local definitivo. Moro em Pirenópolis-GO, num local úmido mas a temperatura no calor é seco. Peço ajuda pois tenho observado que a árvore já está com mais ou menos 2,5 mts de altura mas está com poucas folhas e amarelada, o que faço? Será que vai morrer minha macieira ou não vai dar frutos, como a população de minha cidade diz que não tem como dá macieira no serrado? Peço ajuda pois vi em algumas reportagens que a Embrapa criou projetos de macieiras no Ceara e em Pernambuco.











    ResponderExcluir
  74. semeei as minhas dia 26 e hoje, fui conferir, ja germinaram 4 das 8!!!
    agora estou esperando as sementes de uva!

    ResponderExcluir
  75. materia muito ilustrativa e esclarecedora, valeu! parabéns.

    ResponderExcluir
  76. Muito bacana, gostei bastante, obg pela informação e imagens vc n só falou como também fez meus parabéns.

    ResponderExcluir
  77. Plantar é viciante hehehe
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  78. quando ela já for para o vaso como devo pôr ela? A parte marrom pra terra ou a parte da raiz? fiquei um pouco confusa com a foto. tipo pôr a raiz na terra e a marrom pra cima?

    ResponderExcluir
  79. Fiz isto tudo, Mas quando planto na terra as plantinhas (já com até 5 cm) apodrecem na haste que está em contato com a terra e morrem. Já morreram dezenas de plantinhas. Até agora nenhuma vingou. já troquei até a terra. O que será isto?
    Isso foi copiado de uma mensagem acima, mas é o que está acontecendo comigo. Alguém me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  80. a macieira ainda existe? como está? seria legal vc postar fotos!!!

    ResponderExcluir
  81. Volte a fazer mais posts, são ótimos!!De verdade muito úteis.abç.

    ResponderExcluir
  82. Volte a fazer seus post!!!
    São muito úteis de verdade.Sao ótimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara..
      Eu adoraria voltar a postar. Mas estou sem projetos de germinação em andamento. A vida anda muito corrida. Não tenho previsão para novas postagens =/

      Excluir
  83. Quantos anos demora pra elas frutificarem?
    vc saberia informar?

    ResponderExcluir
  84. Eu abri o recipiente para ver se estava úmido o papel toalha e eu acabei deixando cair umas duas sementes no chão e eu peguei as sementes no chão e coloquei de volta no recipiente,será que aconteceu alguma coisa com a semente ? "Isso aconteceu no terceiro dia".Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Olá, eu abri o recipiente para ver se estava úmido o papel toalha e eu acabei deixando cair algumas sementes no chão e eu peguei as sementes que estava no chão e coloquei de volta no recipiente, será que aconteceu alguma coisa com as sementes ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  86. bom dia as folhas da maça sao lisas ou com pelinhos

    ResponderExcluir
  87. Quem já tem macieira com mais de 1 metro me chama no Zap pra mim ver quero saber se esta igual a minha 31 973047826

    ResponderExcluir
  88. Olá, antes de encobtrar o seu blog, eu ja tinha iniciado, resolvi entao plantar em um vaso e deixei em uma estufa de vidro, pois aqui tem umas pragas, pois bem, passou tres dias e morreu, apodreceu e a terra deixei somente úmida, o que pode ter ocorrido? o embriao ao plantar deixei para fora e enterrei somente a raiz, é isso mesmo? obrigado

    ResponderExcluir
  89. interessante as etapas da planta,eu estou começando um cultivo minhas plantinhas já estão com 8 folhas,gostaria de saber qual o momento de fazer a inchertia?

    ResponderExcluir
  90. Muito bom. Ameeei! Já tenho pé de laranja, manga, pimenta-de-cheiro, goiaba e agora partir pra maçã. 😃😃😃

    ResponderExcluir
  91. Gostaria que vc ensinasse o passo-a-passo da estratificação a frio de sementes de cereja.

    ResponderExcluir
  92. eu nao sabia desse processo e joguei a semente no vaso nasceu um pezinho igual a esse eu so nao sei se vai dar fruto bela planta parabens

    ResponderExcluir
  93. Ola. Amei as dicas e o passo a passo.
    Minha filha de 7 anos comeubuma maca e disse que iria plantar, deixei mas sem fazer idéia de qual seria o procedimento, no mesmo dia (a noite) foi ver como estava e não soube responder quanto tempo duraria a germinação. Vou mostrar sua matéria para ela, acredito que vai amar esta experiência. Parabens pelo capricho e dedicacao, ate minha crianca vai conseguir seguindo seu "passo a passo". Muito obrigada

    ResponderExcluir
  94. No caso quando as raízes estiverem com dois centímetros, enterro tudo? Ou deixo alguma parte fora da terra?

    ResponderExcluir
  95. No caso quando as raízes estiverem com dois centímetros, enterro tudo? Ou deixo alguma parte fora da terra?

    ResponderExcluir
  96. A MINHA TÁ INDO MUITO BEM! https://papiandopapo.blogspot.com/2019/04/desenvolvimento-da-macieira.html

    ResponderExcluir
  97. Quanto tempo deixo as sementes na água antes de colocar no papel toalha?

    ResponderExcluir
  98. Qual o clima ideal para plantar maça?

    ResponderExcluir
  99. acabei de fazer uma aqui, com 5 sementes

    ResponderExcluir
  100. no decorre do processo vou avisando aqui

    ResponderExcluir
  101. Lucre mais e dê um UP! nas suas vendas e captação de clientes com um link de Whatsapp!!

    https://whats.link

    ResponderExcluir
  102. Na minha opinião plantar maçã além de ser uma terapia ainda é uma forma de ganhar uma renda extra com a produção tanto no mercado interno como também para o exterior.

    é muito importante Saber Como fazer o plantio de forma inteligente e de forma Correta para que sua produção seja realmente um sucesso.


    Alguns detalhes importantes sobre o plantio de maçãs incluem o uso de boa qualidade de sementes, solo bem preparado, adubação adequada, irrigação controlada, controle de pragas e doenças, e colheita na época certa. O uso de boas sementes é essencial, pois elas contêm as características que resultam em maçãs de boa qualidade. O solo deve ser bem preparado para garantir uma boa absorção de nutrientes. A adubação adequada inclui adicionar matéria orgânica ao solo para melhorar sua estrutura e fornecer nutrientes. A irrigação controlada é importante para garantir que as maçãs tenham a quantidade certa de água. O controle de pragas e doenças é necessário para garantir que as maçãs sejam saudáveis. A colheita é vital para garantir que as maçãs sejam colhidas na época certa.

    ResponderExcluir