terça-feira, 17 de setembro de 2013

Como germinar e plantar sementes de Maracujá

Página do facebook

Estava eu em um almoço de domingo em casa, com a família toda reunida. Até que minha irmã teve a ideia de fazer suco natural de maracujá. Eu nem pensei no suco, a primeira coisa que veio na cabeça foi: "... não jogue as sementes fora, tenho planos para elas ...". E assim foi, peguei minhas sementinhas de teste:
















A semente é coberta por uma espécie de bolsa. Primeiro temos que tirar ela dessa bolsa. É fácil, mas é meio escorregadio tem que ser delicado nessas horas para não estragar a sementes. Colocar ela em baixo da água corrente da torneira ajuda a tirar essa bolsa:
















A medida que eu ia limpando as sementes colocava elas dentro de um potinho com água. Elas ficaram ali por mais ou menos 4 horas. Depois que eu as limpei acabei fazendo outras coisas e esqueci delas na água:
















A seguir eu preparei um vasinho com terra vegetal e cobri as sementes com cerca de 1cm de terra:
















Eu fiz todo esse processo na época do frio. Não sei a temperatura afetou o processo de germinação, mas as minhas sementes demorar uma média de 3 semanas para brotarem. Eu também não molhava com frequência. Quando me dava conta o vasinho já estava co ma terra seca. Fui muito relaxado com essas sementes. Acredito que com melhores cuidados essas sementes brotem até duas semanas.
Até que então aparecem os primeiros brotinhos:








































Como podem ver, plantar sementes de maracujá é simples e fácil. Basicamente é só limpar ela, colocar na terra e regar constantemente para a terra não ficar seca.

Até a próxima

=D