segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como germinar e plantar sementes de Ipê-Amarelo

Página Oficial do Facebook


De todos os tipos de planta que eu tenho experiência essa é sem dúvidas a que mais me cativou. Não tem muita explicação, o Ipê-amarelo simplesmente é perfeito em todos os aspectos. Da mesma forma não consigo explicar a alegria de ver a florada dessas árvores no final do inverno.

Quem me conhece sabe que todos os anos sempre faço a colheita dessa sementes e saio plantando praças a fora pela cidade. Mas hoje vou compartilhar minha experiência no modo de como fazer essas sementes germinarem e brotarem com maior facilidade.

Aqui não é necessário escolher as sementes. Apenas espere as vagens começarem a secar e abrir. As sementes vão começar a se espalhar com o vento e esta é a hora de fazer sua colheita. Se você pega aquelas vagens que ainda estão fechadas e abri-las, vai perceber que as sementes ainda estão verdes e úmidas.

Estas ainda estão em estágio de maturação e não estão próprias para o plantio. No máximo, o que você vai conseguir é estragar uma vagem sadia.  O Ipê tem uma taxa de germinação muito boa, acho que é na média de 80%. Depois de colhidas você tem em média 180 dias para plantar, uma vez que as reservas nutricionais dessa semente se esgotam muito rápido.




Primeiro aconselho a deixar as sementes submersas em água por no máximo 48 horas. Esse processo ajuda muito a quebrar a dormência delas. Só que essas sementes são aladas e muito leves. Elas tem uma película semi-impermeável cobrindo sua superfície, então fica difícil afundar e encharcar elas com água. Portanto aconselho a embrulha-las em papel toalha e depois afundar no pote com água, assim o processo de quebra de dormência terá mais sucesso. Eu sempre prefiro colocar as sementes entre duas camadas de papel toalha e encharcar bem com água como nas fotos abaixo. Quando não tem papel toalha em casa eu costumo usar aqueles filtros de papel 103. Eles absorvem água da mesma forma e são mais difíceis de rasgar.




Depois de feito isso você pode planta-las diretamente na terra. Eu estou meio que sem vasos para plantar então utilizei uma bacia cheia de furinhos para preparar as mudas. Dá pra colocar varias sementes nela e ganhar espaço.




Eu sempre usei terra vegetal com esse tipo de semente e elas germinam com facilidade. cubra elas com cerca de 2 cm de terra e molhe com frequência, o importante é não deixar a muda exposta à seca por muito tempo. Depois que sua sementes começarem a brotar terão essa aparência:




















Aconselho a separa-las. Antes de coloca-las no seu local definitivo eu costumo deixar elas crescerem um pouco em caixinhas de suco. Ficam assim:



Eu prefiro usar essas embalagens descartáveis pois fica mais fácil de tirar a muda depois. No começo eu usava garrafas pet. Mas quando a raiz engrossa dá um trabalhão pra tirar dali.

Quando elas tiverem cerca de 20 cm de altura já pode plantar no solo. É bom lembrar que o ipê-amarelo começa a dar flores quando atinge cerca de 2m de altura. A partir daí é possível contemplar suas floradas anuais.

Espero que isso ajude vocês

Obrigado...

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como germinar e plantar sementes de maçã


Hoje vou ensinar vocês como plantar sementes de maçã.
Tudo o que eu disser aqui vem das páginas que li Internet afora sobre germinação, técnicas e afins. Mas vou dar uma resumida em tudo com base na minha experiência com as sementes.

Primeiro recolha as sementes da fruta. Aconselho a pegar pelo menos umas 5, pois nem todas germinarão. Coloque elas em um copo com água. As sementes que flutuarem você deve jogar fora, pois não estão boas para a germinação. Pegue as que estão no fundo do copo e prepare-se para a próxima etapa. Neste caso eu joguei fora somente uma que flutuou.





Agora você precisará de um recipiente fechado. Pode ser uma daqueles Tupperware, pote de maionese, ou até mesmo aqueles saquinhos ziplock (estes eu uso para germinação de sementes de rosas. Será um futuro post). O importante é que o recipiente seja bem transparente para que você possa acompanhar o processo de germinação da semente. Precisará também de algodão ou papel toalha para servir de substrato inicial para o embrião. Eu aconselho o papel toalha, pois fica bem mais fácil de tirar a semente dele sem correr risco de danificar a raiz que ainda é nova e frágil..

Certifique-se de que o recipiente esteja bem limpo, pois o processo de germinação vai demorar alguns dias e não queremos correr o risco de ver fungos e bactérias se proliferando e acabando com nosso trabalho. Depois coloque a semente no papel ou algodão. Se quiser pode colocar uma outra camada de substrato em cima dela também. Coloque tudo dentro do seu recipiente e umedeça bem antes de fecha-lo. 




A maçã é uma planta nativa de climas frios. Então para fazer com que ela germine precisamos simular seu ambiente natural. Para fazer isso pegue o pote com a semente e coloque na geladeira. Coloque na parte de baixo, na gaveta dos legumes de preferência, pois a temperatura ali é menos fria. Esse processo de germinar sementes a alta umidade e temperaturas baixas, é o que alguns chamam de Estratificação a Frio

Depois de feito começa o que eu chamo de “teste-de-paciência”. Que é o período de germinação. dependendo da planta pode demorar muito. No caso das maçãs os resultados podem ser observados a partir de 15 dias em média. Mas lembre-se de abrir seu recipiente a cada 3 ou 4 dias pra conferir a umidade. Nunca deixe o substrato secar completamente, senão o processo será interrompido. E também não encharque demais senão o embrião pode morrer.

Quando as raízes medirem cerca de 2 cm significa que nosso embrião já está pronto para ser plantado em solo, elas vão ter esse aspecto da foto abaixo.


















Recomendo que seja plantado em um vaso com terra vegetal. Faça um  buraquinho na terra e cobra o embrião com 1 cm de terra. Seguindo esses passos aposto que você ficará feliz com sua nova plantinha \o/
Nos primeiros dias a plantinha terá esse aspecto:

































Quando a planta atingir cerca de 10 cm de altura você pode deixa-la em sol pleno. Quando crescer ela vai ter essa aparência. Pessoalmente, eu acho as folhas da macieira uma das mais bonitas =D





















Recentemente fiz um passo a passo em vídeo do processo de uma forma muito mais simples. Assistam, curtam e se inscrevam no meu canal para dar aquela força.